Guarujá (SP) - Neste ano, o Iate Clube de Santos traz uma novidade na largada da 73ª Santos-Rio nesta sexta-feira (27/10). Além do já tradicional desfile de barcos em frente ao Deck do Pescador, no estuário, a Comissão de Regatas organizará uma regata barla-sota de duas pernas, entre boias a serem fundeadas na Ponta da Praia e no Itararé para que a flotilha percorra toda a orla de Santos, reforçando a interação com o público, antes de romper o Atlântico Sul em 200 milhas (360 km).
O desfile das embarcações começa às 10h30 com as presenças da banda de fuzileiros navais e o navio veleiro Cisne Branco, ambos da Marinha do Brasil. A Esquadrilha da Fumaça vai sobrevoar os barcos durante o desfile, antes da largada prevista para ao meio-dia, provavelmente próxima à Divisa (Santos-São Vicente). Nos três últimos anos, o público lotou o Deck do Pescador e vibrou com as atrações de terra, mar e ar.
“A largada terá uma regata inédita, no formato “in port race”, que definirá seus vencedores com pontuação exclusiva, à parte, sem interferir no resultado da Santos-Rio. "A interação é importante para os velejadores, que, com certeza terão seus familiares, amigos e moradores da cidade no deck para uma saudação. Depois, as tripulações devem seguir para o Rio com vento leste, de médio para forte e sem muita ondulação. Será uma regata dura”, prevê o diretor da Comissão de Regatas, Cuca Sodré.
Munidas da previsão de ventos mais fortes e contrários ao percurso, as tripulações se preparam com mais rigor, como, por exemplo, a do Crioula, Fita Azul (primeiro a cruzar a linha de chegada) em 2022 com 27h03. “Estamos fazendo uma montagem das velas, uma revisão geral de todo o enxoval porque a previsão é de um leste forte, condição que exige um ajuste fino para que o barco supere as adversidades. O Crioula é muito rápido e uma segunda Fita Azul seria muito bem-vinda, mas será preciso conquistá-la”, adverte o timoneiro do barco de 52 pés, Guilherme Roth.
Bandeira Azul na Santos-Rio - Há dois anos o Iate Clube de Santos (ICS) conquistou a Bandeira Azul, relevante certificado internacional de sustentabilidade, nas sedes do Guarujá e de Angra dos Reis. O cuidado ambiental e social, uma característica do ICS, também está presente na 73ª Regata Santos-Rio.
“Disponibilizamos às tripulações, as informações necessárias sobre o descarte adequado de recicláveis, orgânicos e oleosos nos locais apropriados do clube. No kit entregue a cada embarcação, há sacos verdes para os recicláveis a serem coletados na regata e corretamente descartados na chegada ao Iate Clube do Rio de Janeiro”, afirma Odoardo Lantieri, diretor de Meio-Ambiente do ICS.
Inscrições até às 10h desta sexta: A Santos-Rio é aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.
As inscrições podem ser feitas no Iate Clube de Santos - fone: (13) 3348-4112, e-mail: nautica@icsantos.com.br , Web Site: http://icsantos.com.br e no Iate Clube do Rio de Janeiro - fone: (21) 3223-7214, e-mail: vela@icrj.com.br , Web Site: https://www.icrj.com.br .
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044