Guarujá (SP) - Neste ano, o Iate Clube de Santos traz uma novidade na largada da 73ª Santos-Rio nesta sexta-feira (27/10). Além do já tradicional desfile de barcos em frente ao Deck do Pescador, no estuário, a Comissão de Regatas organizará uma regata barla-sota de duas pernas, entre boias a serem fundeadas na Ponta da Praia e no Itararé para que a flotilha percorra toda a orla de Santos, reforçando a interação com o público, antes de romper o Atlântico Sul em 200 milhas (360 km).
O desfile das embarcações começa às 10h30 com as presenças da banda de fuzileiros navais e o navio veleiro Cisne Branco, ambos da Marinha do Brasil. A Esquadrilha da Fumaça vai sobrevoar os barcos durante o desfile, antes da largada prevista para ao meio-dia, provavelmente próxima à Divisa (Santos-São Vicente). Nos três últimos anos, o público lotou o Deck do Pescador e vibrou com as atrações de terra, mar e ar.
“A largada terá uma regata inédita, no formato “in port race”, que definirá seus vencedores com pontuação exclusiva, à parte, sem interferir no resultado da Santos-Rio. "A interação é importante para os velejadores, que, com certeza terão seus familiares, amigos e moradores da cidade no deck para uma saudação. Depois, as tripulações devem seguir para o Rio com vento leste, de médio para forte e sem muita ondulação. Será uma regata dura”, prevê o diretor da Comissão de Regatas, Cuca Sodré.
Munidas da previsão de ventos mais fortes e contrários ao percurso, as tripulações se preparam com mais rigor, como, por exemplo, a do Crioula, Fita Azul (primeiro a cruzar a linha de chegada) em 2022 com 27h03. “Estamos fazendo uma montagem das velas, uma revisão geral de todo o enxoval porque a previsão é de um leste forte, condição que exige um ajuste fino para que o barco supere as adversidades. O Crioula é muito rápido e uma segunda Fita Azul seria muito bem-vinda, mas será preciso conquistá-la”, adverte o timoneiro do barco de 52 pés, Guilherme Roth.
Bandeira Azul na Santos-Rio - Há dois anos o Iate Clube de Santos (ICS) conquistou a Bandeira Azul, relevante certificado internacional de sustentabilidade, nas sedes do Guarujá e de Angra dos Reis. O cuidado ambiental e social, uma característica do ICS, também está presente na 73ª Regata Santos-Rio.
“Disponibilizamos às tripulações, as informações necessárias sobre o descarte adequado de recicláveis, orgânicos e oleosos nos locais apropriados do clube. No kit entregue a cada embarcação, há sacos verdes para os recicláveis a serem coletados na regata e corretamente descartados na chegada ao Iate Clube do Rio de Janeiro”, afirma Odoardo Lantieri, diretor de Meio-Ambiente do ICS.
Inscrições até às 10h desta sexta: A Santos-Rio é aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.
As inscrições podem ser feitas no Iate Clube de Santos - fone: (13) 3348-4112, e-mail: nautica@icsantos.com.br , Web Site: http://icsantos.com.br e no Iate Clube do Rio de Janeiro - fone: (21) 3223-7214, e-mail: vela@icrj.com.br , Web Site: https://www.icrj.com.br .
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
Barco de 52 pés, do Sul, foi o primeiro a chegar à Baía de Guanabara pelo segundo ano consecutivo, com vantagem suficiente para vencer também na Classe ORC
Barco do Sul, Fita Azul em 2022, venceu a regata na orla de Santos na Classe ORC entre os 25 barcos que partiram nesta sexta (27) rumo ao Rio de Janeiro
Barcos do Rio de Janeiro chegam em grande número para o show que antecede a largada da 73ª Santos-Rio a partir das 10h30 desta sexta no Deck do Pescador, Ponta da Praia
Partida dos barcos está marcada para a próxima sexta-feira (27/10) em frente ao Deck do Pescador e contemplará o público na orla da praia