Santos prepara o show para a largada da 73ª Regata Santos-Rio

Partida dos barcos está marcada para a próxima sexta-feira (27/10) em frente ao Deck do Pescador e contemplará o público na orla da praia

23.10.2023  |  2.791 visualizações

São Paulo (SP) - A largada da Regata Santos-Rio, que neste ano chega à 73ª edição, será na sexta-feira (27/10) e há três anos se tornou um evento que emociona a população santista, fã de esportes náuticos, e aqueles que se encontram caminhando pela orla, principalmente na Ponta da Praia. O show em terra, mar e ar é oferecido ao público desde 2020 devido à sincronia das ações entre as várias entidades envolvidas, inclusive a Autoridade Portuária.    

“A Regata Santos-Rio não é apenas uma competição esportiva, é uma grande celebração da tradição marítima. Eventos como esse atraem turistas, estimulam a economia local e mostram aos cidadãos o potencial maravilhoso de sua própria cidade, além de destacar a importância histórica e econômica de Santos como um dos principais complexos portuários do Brasil. É o passado e o presente intrinsecamente ligados pelas águas que banham nossa costa”, destaca o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi. 

O Iate Clube de Santos (ICS) é criterioso nas providências para que o evento leve a emoção da vela ao público da Baixada Santista. “Foi uma feliz iniciativa, permitindo que a população de Santos, tivesse a rara oportunidade de ver como são os barcos de uma regata oceânica e saber da presença de ídolos da vela como medalhistas olímpicos e campeões mundiais a bordo. A beleza das velas içadas leva os espectadores a imaginar como é uma travessia até o Rio de Janeiro”, enfatiza Jonas Penteado, experiente velejador de oceano e vice-comodoro do ICS.

A largada será ao meio-dia de sexta-feira na Baía de Santos, em seguida ao Desfile dos Barcos, às 10h15, em frente ao Deck do Pescador, na Ponta da Praia. A Esquadrilha da Fumaça e a Banda da Marinha do Brasil garantirão o show para o público. Na última edição, 30 barcos competiram entre Santos e Rio de Janeiro. O recorde da prova pertence ao gaúcho Camiranga, com 18h09, em 2015.    

A Regata Santos-Rio conta com os apoios das prefeituras municipais de Guarujá e de Santos, que viabilizou a utilização do Deck do Pescador para o desfile de barcos; da Autoridade Portuária, que interditará o estuário para navios mercantes entre 9h30 e 12h de sexta-feira, e da Marinha do Brasil, responsável pela escolta das tripulações até o Rio de Janeiro e que neste ano dará um toque de classe a mais na largada com a presença do Navio Veleiro Cisne Branco.  

Conheça as principais características das classes em disputa na Regata Santos-Rio:

ORC e VPRS: reúnem barcos modernos, alguns construídos com material exótico, como fibra de carbono. Muitos são despojados de interior, apenas com espaço para velas e equipamentos. As velas de carbono são pretas e as tripulações das duas classes costumam ser altamente qualificadas.

BRA-RGS: abrange barcos de cruzeiro/regata, assim chamados por possuírem o interior completo porque também são utilizados em navegações familiares. São encontrados em toda a costa brasileira. Participam das mais importantes regatas, como Santos-Rio, Semana de Vela de Ilhabela, Circuito Rio e Recife-Noronha, sempre com tripulações numerosas e entusiastas. Proporciona disputas acirradas, mas prevalece a camaradagem nas manifestações ruidosas das cerimônias de premiação.

Mini Transat 6.5: são barcos menores, de 6,5 metros, porém, sofisticados. A classe foi criada para competir na regata transatlântica Europa-Estados Unidos, com dois tripulantes ou em solitário.

Clássicos: barcos construídos até 1985, que já foram “top” de sua época, e que mantêm a originalidade. Na Santos-Rio, disputam também o troféu transitório La Belle Classe. 

Bico de Proa: barcos não medidos, ao contrário das demais classes. Portanto, não podem ser enquadrados em nenhuma categoria específica. Correm livremente dentro da classe e se classificam conforme a ordem de chegada.

Inscrições: A Santos-Rio é aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.

As inscrições podem ser feitas no Iate Clube de Santos - fone: (13) 3348-4112, e-mail: nautica@icsantos.com.br , Web Site: http://icsantos.com.br  e no Iate Clube do Rio de Janeiro - fone: (21) 3223-7214, e-mail: vela@icrj.com.br , Web Site: https://www.icrj.com.br . 

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
   

 

 

    

 

  • Largada da Santos-Rio
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Iate Clube de Santos
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Desfile das embarcações
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Deck do Pescador
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • OKA na largada
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

30.10.2023

Crioula faz Fita Azul e confirma vitória no tempo corrigido na 73ª Regata Santos-Rio

Barco de 52 pés, do Sul, foi o primeiro a chegar à Baía de Guanabara pelo segundo ano consecutivo, com vantagem suficiente para vencer também na Classe ORC

27.10.2023

Crioula vence inédita regata local na largada para a 73ª Regata Santos-Rio

Barco do Sul, Fita Azul em 2022, venceu a regata na orla de Santos na Classe ORC entre os 25 barcos que partiram nesta sexta (27) rumo ao Rio de Janeiro

26.10.2023

Regata na orla é novidade para interagir com o público na largada da 73ª Santos-Rio nesta sexta

A Comissão de Regatas vai organizar uma regata curta, à parte, incluída na largada da Santos-Rio, rente às praias, para contemplar o público santista

25.10.2023

Tripulações começam a agitar Iate Clube de Santos para largada da Regata Santos-Rio nesta sexta

Barcos do Rio de Janeiro chegam em grande número para o show que antecede a largada da 73ª Santos-Rio a partir das 10h30 desta sexta no Deck do Pescador, Ponta da Praia

Entre em contato