Regata Santos-Rio: marco histórico para a vela oceânica no Brasil

A travessia oceânica chegará neste ano à 73ª edição, em 27 de outubro, celebrando a vitoriosa parceria entre os Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ)

11.10.2023  |  2.290 visualizações

São Paulo (SP) - Até 1950, as regatas disputadas no Brasil ficavam restritas a lagoas, represas, baías e rios, em águas mais abrigadas e seguras. A Santos-Rio surge, então, como a mais longa prova brasileira, com largada no Canal de Santos e chegada no Arpoador, em percurso de quase 200 milhas (cerca de 360 km). Os velejadores aprimoraram a capacidade de navegar em mar aberto e  passaram a desenvolver a vela oceânica no País.    

Com a evolução de barcos e tripulações ao longo das décadas, na 65ª Edição, os gaúchos do Camiranga, um Soto 65, completaram a prova em 18h09m, estabelecendo o atual recorde. A marca anterior pertencia ao Sorsa III (RJ), um Farr 53, com 19h33m. O maior número de inscritos foi obtido em 2020, na 70ª Edição, com 68 embarcações.

Por ser ao mesmo tempo uma regata em mar aberto e relativamente curta, o desafio da Santos-Rio atrai anualmente os principais velejadores do País, incluindo-se medalhistas olímpicos e mundiais, como Torben Grael, vice-campeão com o Phoenix em 2022. O Fita Azul foi o Crioula (RS) com 27h03m, mas o Rudá, do Guarujá, venceu no tempo corrigido. 

A afinidade entre os dois organizadores tem sido essencial para o sucesso e a longevidade da regata. “Os Iates Clubes de Santos (ICS) e do Rio de Janeiro (ICRJ) dedicam carinho especial a essa regata, assim como a Marinha do Brasil, participando sempre com os barcos do Grêmio de Vela da Escola Naval (RJ). Neste ano, prestigiará a largada com o imponente Cisne Branco, além de garantir a segurança com a escolta da flotilha em todo o percurso”, enaltece o vice-comodoro financeiro e administrativo do ICS, Jonas Penteado.

Sincronia e cooperação  entre cidades - Velejador assíduo nas principais regatas de oceano do País, Penteado competiu em 26 edições da Santos-Rio. “A interação entre as cidades de Santos e Guarujá na largada, e com o Rio de Janeiro, na chegada, aumenta a cada ano. Culminou em 2020 com o desfile de barcos antecedendo a largada e atraindo ao Deck do Pescador muitos espectadores que se encontravam na orla da Ponta da Praia. Repetiremos o evento neste ano”, afirma Penteado, vencedor da 63ª Regata Ilha dos Arvoredos no domingo (08/10), no Guarujá, com o Asbar IV na Classe ORC. 

Paralelamente às ações no Iate Clube de Santos, o Iate Clube do Rio de Janeiro prepara com entusiasmo a recepção às tripulações. "Estamos na expectativa por mais uma edição da Santos-Rio, que contará com barcos dos principais polos da vela de oceano do Brasil. Não podemos controlar as condições de vento e mar, mas em terra estamos empenhados em proporcionar uma ótima recepção aos velejadores”, destaca Ricardo Baggio, o Kadu, assessor da diretoria de Vela do ICRJ. 

Inscrições: A Santos-Rio será aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.

As inscrições podem ser feitas no Iate Clube de Santos - fone: (13) 3348-4112, e-mail: nautica@icsantos.com.br , Web Site: http://icsantos.com.br  e no Iate Clube do Rio de Janeiro - fone: (21) 3223-7214, e-mail: vela@icrj.com.br , Web Site: https://www.icrj.com.br . 

Iate Clube de Santos - Há 76 anos surgia o Guarujá Yacht Club, criado na noite chuvosa de 04 de junho em uma reunião de amigos apaixonados pelo mar, que necessitavam de águas tranquilas para ancorarem suas embarcações com segurança. Na década de 1960, a diretoria decidiu alterar o nome da instituição para Iate Clube de Santos com o objetivo de tornar o clube mais conhecido, afinal, Santos era uma cidade conhecida internacionalmente e de grande relevância graças ao maior porto da América Latina. 

Com o passar dos anos, o clube foi crescendo em número de associados e em patrimônio. Assim, sua primeira casa, a sede Guarujá, foi construída com madeira de contêineres usados no mercado automobilístico. Hoje, 76 anos depois, possui uma das melhores infraestruturas de lazer e serviços náuticos do litoral paulista, distribuídos em uma área de 105 mil metros quadrados.  

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
   

 

 

 

  • Largada em 2021
    (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

  • Rudá, vencedor em 2022
    (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

  • Phoenix, com Torben Grael, vice em 2022
    (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

  • Preparação das tripulações
    (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

  • Barcos no ICS em 2022
    (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

Leia também...

30.10.2023

Crioula faz Fita Azul e confirma vitória no tempo corrigido na 73ª Regata Santos-Rio

Barco de 52 pés, do Sul, foi o primeiro a chegar à Baía de Guanabara pelo segundo ano consecutivo, com vantagem suficiente para vencer também na Classe ORC

27.10.2023

Crioula vence inédita regata local na largada para a 73ª Regata Santos-Rio

Barco do Sul, Fita Azul em 2022, venceu a regata na orla de Santos na Classe ORC entre os 25 barcos que partiram nesta sexta (27) rumo ao Rio de Janeiro

26.10.2023

Regata na orla é novidade para interagir com o público na largada da 73ª Santos-Rio nesta sexta

A Comissão de Regatas vai organizar uma regata curta, à parte, incluída na largada da Santos-Rio, rente às praias, para contemplar o público santista

25.10.2023

Tripulações começam a agitar Iate Clube de Santos para largada da Regata Santos-Rio nesta sexta

Barcos do Rio de Janeiro chegam em grande número para o show que antecede a largada da 73ª Santos-Rio a partir das 10h30 desta sexta no Deck do Pescador, Ponta da Praia

Entre em contato