São Paulo (SP) - A Regata Santos-Rio chega à 72ª edição com os Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ) contemplando democraticamente as mais variadas classes de embarcações de oceano: ORC e VPRS, BRA-RGS, Mini Transat 6.5, Clássicos e Bico de Proa. Dessa forma, a prova com percurso de 200 milhas náuticas (370 km) é aberta a todos os níveis de velejadores: profissionais, os que velejam em família, tripulações formadas por amigos e até por alunos de escolas de vela.
Em 2021, o Xamã Matrix Energia foi o Fita Azul (primeiro a cruzar a linha de chegada) e ainda venceu as classes ORC e VPRS (37h29m20). Por outro lado, o Mini Transat Xavante, de apenas 6,5 metros fechou a raia da Santos-Rio, sendo o último a atracar no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) entre os 30 competidores, com mais de três dias de regatas (76h46m24s). O vencedor da Classe Mini Transat foi o Daddy-O (60h). O Dona Bola foi o primeiro na BRA-RGS (44h06m21), enquanto o Oka conquistou a classe Bico de Proa (57h02m10).
Conheça as principais características das classes em disputa na Regata Santos-Rio:
ORC e VPRS: reúnem barcos modernos, alguns construídos com material exótico, como fibra de carbono. Muitos são despojados de interior, apenas com espaço para velas e equipamentos. As velas de carbono são pretas e as tripulações das duas classes costumam ser altamente qualificadas.
BRA-RGS: abrange barcos de cruzeiro/regata, assim chamados por possuírem o interior completo porque também são utilizados em navegações familiares. São encontrados em toda a costa brasileira. Participam das mais importantes regatas, como Santos-Rio, Semana de Vela de Ilhabela, Circuito Rio e Recife-Noronha, sempre com tripulações numerosas e entusiastas. Proporciona disputas acirradas, mas prevalece a camaradagem nas manifestações ruidosas das cerimônias de premiação.
Mini Transat 6.5: são barcos menores, de 6,5 metros, porém, sofisticados. A classe foi criada para competir na regata transatlântica Europa-Estados Unidos, com dois tripulantes ou em solitário.
Clássicos: barcos construídos até 1985, que já foram “top” de sua época, e que mantêm a originalidade. Na Santos-Rio, disputam também o troféu transitório La Belle Classe. Neste ano, a regata contará com o lendário Atrevida, construído em Bristol (EUA) em 1923.
Bico de Proa: barcos não medidos, ao contrário das demais classes. Portanto, não podem ser enquadrados em nenhuma categoria específica. Correm livremente dentro da classe e se classificam conforme a ordem de chagada.
Show na largada - A largada será ao meio-dia de sexta-feira (04/11) na Baía de Santos, em seguida ao Desfile dos Barcos, às 10h, em frente ao Pier do Pescador na Ponta da Praia. A Esquadrilha da Fumaça e a Banda da Marinha do Brasil garantirão o show para o público. Na última edição, 30 barcos competiram entre Santos e Rio de Janeiro.
A Regata Santos-Rio conta com os apoios das prefeituras municipais de Guarujá e de Santos, que viabilizou a utilização do Deck do Pescador para o desfile de barcos; da Autoridade Portuária, que interditará o estuário para navios mercantes entre 9h30 e 12h de sexta-feira, e da Marinha do Brasil, responsável pela escolta das tripulações até o Rio de Janeiro.
Inscrições – Os barcos da classes VPRS, ORC Club, ORC Internacional, BRA RGS RGS Clássicos, Mini Transat e Bico de Proa, elegíveis conforme o AR, devem ser inscritos no ICRJ (https://www.icrj.com.br/vela/inscricao.html), acessando-se o e-mail (vela@icrj.com.br) ou no ICS pelo e-mail (nautica@icsantos.com.br), ou ainda, entrega da ficha de inscrição na secretaria náutica até às 10h de sexta-feira (22/10/2021).
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845