São Paulo (SP) - Prepare-se para viajar no tempo e retornar ao glamour e ao romantismo das décadas de 1950 e 60, época em que o Yacht Club Paulista (YCP) se estabeleceu como principal cenário da motonáutica brasileira. Neste fim de semana (19 e 20) será realizado o IV Classic Boat Festival, a partir das 9h00, com entrada franca e estacionamento pago. No final de semana seguinte (26 e 27) será a vez do II Classic Sailing Festival.
A edição de 2018 contará com o convidado especial Lebos Chaguri, único piloto brasileiro no Mundial de Motonáutica. “A expectativa para o evento é intensa. Sempre morei próximo à represa, onde venci o último campeonato realizado no Brasil, em 2009, com uma Fórmula Indy de seis cilindros. Também disputei motovelocidade em Interlagos e regatas nas classes hobie cat e mini oceano na Guarapiranga”, recorda Chaguri.
O piloto, que também possui nacionalidade libanesa, competiu na Fórmula 1 Nations Cup em 2011 e 12 pelo Brasil e em 2013 e 14 pelo Líbano, com a maioria das provas no Oriente Médio. Os barcos Mercury são idênticos e o regulamento só permite ajustes no cockpit e hélice. Em 2013 conquistou as medalhas de prata e bronze em duas etapas do Mundial de Endurance na Colômbia. Em 2017 começou a correr na Fórmula 3.000, com a maioria das provas na Ásia. Chaguri é o único brasileiro com pódio no Mundial de Motonáutica.
O evento resgata os anos dourados, que mudaram o estilo de vida dos brasileiros no pós-guerra, enquanto o presidente Juscelino Kubitscheck procurava elevar o País do incômodo status de terceiro mundo. O "American Way of Life" trouxe enceradeiras, liquidificadores, vitrolas e televisores aos lares de famílias mais privilegiadas, assim como os novos ritmos da música: twist e rock and roll. No futebol, o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo em 1958, enquanto as embarcações a motor ficavam a cada dia mais sofisticadas e velozes.
O YCP vai simular justamente essa atmosfera de nostalgia em meio a lanchas impecáveis como, Riva, Chris Craft e Cracker Box, assim como motonáuticas especialmente preparadas para demonstrações na Represa Guarapiranga, a principal novidade do evento neste ano. O Classic Boat Festival tem apoios de Farinha 101 do Moinho Santa Clara e Vintage Boat, além das colaborações de Park Land e Esquimar.
A vela pede passagem – Apesar de a vela ter um final de semana exclusivo, no sábado e domingo seguintes (26 e 27), com o Classic Sailing Festival, os barcos descerão a rampa do hangar do YCP em meio às lanchas, por volta das 13h, para as regatas da 2ª Etapa da Copa Vela YCP, nos dois dias do evento. A etapa de abertura da temporada levou 45 barcos de diversos clubes às raias da Guarapiranga.
Competiram no final de março, as classes: Snipe, Laser, Star, Finn, HPE 25, MT19 e Flash 165. Criada em 2015 pelo YCP, a Copa Vela cumpre a proposta de resgatar e desenvolver a vela na represa paulistana. As quatro etapas deste ano estão programadas nos intervalos das regatas de ranking da Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo, com o objetivo de manter os velejadores em atividade.
Programação - Classic Boat Festival para sábado (19/5)
9h00 – Abertura
11h30 – Cerimônia à bandeira – Marinha do Brasil
A partir de meio-dia:
Saída dos barcos para regatas da Copa Vela YCP
Demonstração de esqui aquático
Demonstração de slalom
Demonstração de wakeboard
Desfile de barcos clássicos na baía do YCP
Apresentação de barcos de corrida
Simulação de corrida – Cracker Box
Simulação de corrida – Fórmula Indy
17h00 – Volta olímpica dos barcos à margem da represa
Domingo (20/5)
Mesma programação, exceto cerimônia à bandeira
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044