São Paulo (SP) – Entre barcos antigos e históricos, a segunda edição do Classic Sailing Festival homenageará neste fim de semana, 26 e 27 de maio, o tricampeão mundial da classe Finn, Joerg Bruder. O lendário velejador é uma das bandeiras do Yacht Club Paulista (YCP), sede do evento, que terá como atração, o segundo Campeonato Brasileiro de Clássicos, na Represa Guarapiranga.
O Classic Sailing Festival terá entrada franca, com estacionamento pago, e ficará aberto das 10h às 17h30, nos dois dias. São esperados cerca de 50 barcos. Alguns, ficarão expostos na sede do YCP, mas a maioria deverá velejar nas regatas de sábado e domingo. “As largadas às 14h, e chegadas, serão em frente à varanda panorâmica do clube para que os visitantes possam acompanhar o espetáculo das embarcações sem terem de ir para a água”, ressalta o diretor de Vela do YCP, Alonso Lopez.
A cerimônia de abertura e a homenagem a Bruder estão previstas para sábado, às 11h. A filha de Joerg, Georgia, também velejadora, organizará exposição com assessórios que o pai utilizou nas campanhas dos três títulos mundiais e em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos. "Será oportuno e emocionante recordarmos as conquistas do Bruder e admirarmos os pertences dele”, afirma a vice-comodoro do YCP, Paola Prada Lorenzi, parceira de Georgia no clássico de madeira, Bermuda, um Snipe fabricado em 1959.
Para ser inscrito no Campeonato Brasileiro, o barco precisa ter no mínimo 25 anos e o casco pode ser em madeira ou fibra. Será utilizado o rating do Circuito Guarapiranga, que considera principalmente, comprimento e área de vela. A classe Snipe, com previsão de mais de dez barcos, terá premiação à parte. Além de medalhas aos vencedores das regatas, será entregue o prêmio Joia Clássica. O júri especial levará em conta: beleza, originalidade, navegabilidade e conservação de cada barco inscrito.
Fiel parceira do Yacht Club Paulista no desenvolvimento da mentalidade marítima entre velejadores e associados, a Marinha do Brasil terá uma tripulação convidada nas regatas de clássicos. O Classic Sailing Festival tem apoios de Farinha 101 do Moinho Santa Clara e Vintage Boat, além da colaboração de Park Land.
A lenda Joerg Bruder – O homenageado do primeiro Classic Sailing Festival em 2016 foi o velejador olímpico Guga Zarif, pai do campeão mundial de Finn, Jorginho Zarif, também associado do YCP. Neste ano as reverências irão para o atleta que começou a velejar aos cinco anos na Guarapiranga e disputou em 1959 e se especializou na classe olímpica Finn.
Bruder competiu nos Jogos de 1964 (Tóquio) e 1968 (Cidade do México), ambos na classe Finn, e em 1972 (Munique), na Star, terminando as três olimpíadas entre os dez primeiros e ficando em quarto na última. Tornou-se tricampeão mundial nos anos consecutivos de 1970 (Cascais), 1971 (Toronto) e 1972 (Anzio).
Conquistou o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos em 1967 (Winnipeg) e 1971 (Cali) também na classe Finn. Faleceu em 1973 no acidente aéreo com o voo da Varig em Orly, quando viajava para disputar o tetracampeonato mundial de Finn, na França.
Resultados do I Classic Sailing Festival - 2016
Vencedores do 1º Brasileiro de Clássicos
Lightning - ZRBST (Mário Buckup)
Snipe - 12K (Arthur Santacreu)
Iole Olímpica - Hippie Fish (John Benett)
Sharpie - NautiluPinguim - Varum Bora (Mauro Osório)
Star - Luna Blue (Marcos Szily)
Vencedores da Regata "Homenagem aos Campeões"
Day Sailer - Jurafa (André Esteves)
Flying Dutchmann - Neptunus (Richard Treacher)
Star - Al Hamed (Jorge Zarif/Arthur Lopes)
Laser Standart - YCP (Manfred Kaufmann)
Laser Radial - Moro (Nicolas Garcia)
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044