São Paulo (SP) – A integração do Yacht Club Paulista (YCP) com outras associações náuticas e clubes esportivos marcou a gestão encerrada neste mês por José Francisco Agostini Roxo, após quatro anos à frente do clube. Recém-empossado, o comodoro Roberto Dotta Filho ratifica a intenção de expandir as fronteiras do YCP e dar dimensões internacionais ao tradicional clube da Represa Guarapiranga, fundado em 1932.
“O clube tem sido preparado há alguns anos para esta nova fase de expansão e consolidação. Estamos em uma das cinco maiores cidades do mundo e sabemos que o clube pode ter um crescimento virtual, além da estrutura física da represa. Em relação à expansão internacional, já mantivemos contato com iates clubes da Europa, prováveis futuros parceiros”, afirma Dotta, jovem empresário do setor financeiro.
Responsável pela condução do YCP nos próximos quatro anos, com possibilidade de uma reeleição conforme o novo estatuto, Dotta, sustentará sua gestão sobre quatro pilares: estruturação da equipe competitiva - YCP Sailing Team, elaboração de projeto social com apelo ambiental e profissionalização dos jovens da comunidade vizinha ao clube, desenvolvimento da Escola de Vela e aprimoramento da comunicação.
“Queremos multiplicar a comunicação interna e externa, nacional e internacional, consolidando a marca YCP que é muito forte e possui potencial para atrair apoiadores e patrocinadores. Desejamos ainda, que nossos velejadores façam a transição da Escola de Vela para o alto rendimento de forma planejada e consistente”, projeta o novo comodoro do YCP, com entusiasmo.
Governança corporativa - Nos últimos anos, Dotta atuou na diretoria do YCP como braço direito do ex-comodoro Roxo, que passa a ocupar o cargo de diretor de Esportes, após 30 anos de serviços prestados ao clube como, comodoro, vice-comodoro, diretor e conselheiro. O YCP passou a desenvolver projetos para a LIE – Lei de Incentivo ao Esporte, a partir de processos que estabelecem política de governança corporativa.
“Hoje temos uma diretoria com voz ativa. Abrimos espaço para que os sócios se sintam respeitados e atuem democraticamente em favor do clube”, enaltece Roxo, sempre receptivo às manifestações dos associados. Na gestão de Roxo, foram criados eventos como, Classic Boat e Classic Sailing Festival, e a Copa Vela YCP. Foram ainda, firmados convênios com Iate Clube de Santos, Esporte Clube Pinheiros, Club Athletico Paulistano e Veleiros do Sul (RS).
A reforma do piso da área dos três hangares no final de 2016 é uma das principais conquistas das últimas décadas. A pavimentação intertravada passou a atender com excelência às necessidades de velejadores e esportistas. A aproximação do YCP com a Marinha do Brasil levou o comodoro Roxo a receber a Medalha Amigo da Marinha, pelas “ações que ajudam a zelar pela segurança náutica”.
Como último projeto de sua gestão, Roxo elaborou uma publicação comemorativa para resgatar a história intensa e vitoriosa do YCP e seus atletas. A obra vai se chamar "Yacht Club Paulista, História, Tradição e Conquistas" e será lançada em breve para associados e amigos do YCP.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044