Yacht Club Paulista

Yacht Club Paulista é campeão brasileiro de Flash 165

Em disputa dramática, dupla do YCP, Paulo Baz e João Toledo, conquistou o título nacional neste domingo (15) após oito regatas na Represa Guarapiranga

16.10.2017  |  208 visualizações

São Paulo (SP) – Os velejadores Paulo Baz e João Toledo, representantes do Yacht Club Paulista, conquistaram neste domingo (15/10) o Campeonato Brasileiro da Classe Flash 165, organizado pelo Yacht Club Santo Amaro. Com o barco Cielo e Mare, a dupla do YCP fez uma campanha de recuperação para chegar ao título, vencendo as três últimas regatas na Represa Guarapiranga.

Os campeões obtiveram a expressiva marca de quatro vitórias em oito regatas e terminaram a competição com 14 pontos perdidos, mesma pontuação dos vice-campeões, porém, com duas vitórias a mais do que Sebastião Alves e Paulo Patti, do YCSA/Pera Náutica, com o barco Zinhos. Agustin Basso e Lami Buccolo, também do YCSA, completaram o pódio com a embarcação Imagine.

No domingo decisivo, o vento sul que trouxe a frente fria entrou na represa com rajadas de 15 nós, quase 30 km/h, o que ajudou a impulsionar o Cielo e Mare rumo ao título entre os oito barcos. “O vento forte nos favoreceu. Até sábado estávamos em segundo lugar e só a vitória nos daria o título. Velejamos de forma consistente e vencemos”, afirmou o timoneiro Paulo Baz.

O Cielo e Mare vinha de dois vice-campeonatos: Brasileiro em 2016 e Paulista em 2017. O título veio após a parceria firmada entre YCP e Flash Club, dirigido por Paulo Fax. “Estamos aproveitando a completa estrutura do YCP, onde passamos a deixar o barco. Fomos muito bem recebidos por marinheiros, velejadores e diretoria. O investimento em treino e equipamentos também foi recompensado”, comemorou Paulo Baz.

Sudeste Brasileiro de Laser – A movimentação durante o feriado prolongado foi intensa nas raias da Guarapiranga, que também recebeu o Campeonato Brasileiro Sudeste da Classe Laser, com sede no Yacht Clube Paulista. Os 33 barcos de São Paulo, São Sebastião e Vitória (ES) correram oito regatas em quatro dias, com destaque para Stefano Mazzaferro, (YCSA), campeão na categoria Standard.

Mazzaferro obteve cinco vitórias, contra duas do vice-campeão, o velejador olímpico chileno Felipe Echenique. O bronze ficou com Stephan Kunath, com os três degraus do pódio ocupados pelo YCSA. Na Laser Radial, vitória de Felipe Fonseca (YCSA), seguido por Jayme de Paula Jr. (YCP) e Guilherme Marciani (Ventos & Velas – São Sebastião).

“O que me ajudou muito foi observar atentamente o comportamento do vento nas largadas da Standard. Como nós, da Radial, largávamos logo em seguida, eu pude analisar qual seria o melhor rumo”, relatou Felipe Fonseca, vencedor de duas regatas. "Nos dois primeiros dias arrisquei um pouco mais. Nos dois últimos, preferi acompanhar a flotilha".  

O vice-campeão Jayme, 66 anos, elogiou a organização do campeonato regional. “A estrutura do YCP foi perfeita em relação aos hangares, Comissão de Regatas, receptividade e tudo mais que envolveu a competição. Foram oito regatas muito bem gerenciadas e sempre com vento, mostrando o potencial da represa. Se você se prepara fisicamente, não importa a idade. Pode correr de igual para igual com os mais jovens. Por isso a vela é espetacular”, enalteceu o velejador máster.  

A capixaba Julietty Tesch foi absoluta na Laser 4.7. A tetracampeã brasileira venceu as seis primeiras regatas e descartou as duas últimas. Micael Cruz (Ventos & Velas) e Aleksandros Motta (YCSA) completaram o pódio. “Gosto muito da variação de ventos na represa. O resultado é efeito de um trabalho intenso com nutricionista, preparação física e treinamento funcional. O ano está sendo muito bom”, enfatizou Julietty, que já havia sido terceira colocada no Campeonato Carioca entre mais de 20 barcos.         

Campeonato Brasileiro de Flash 165

1 - Cielo e Mare – Paulo Baz/João Toledo (YCP) – 14 pontos perdidos
2 – Zinhos – Sebastião Alves/Paulo Patti (Pera/YCSA) – 14 pp
3 – Imagine – Agustin Basso/Lami Buccolo (YCSA) – 24 pp

Sudeste Brasileiro de Laser

Laser Standard
1 - Stefano Mazzaferro (YCSA) – 7 pontos perdidos
2 – Felipe Echenique (YCSA) – 11 pp
3 - Stephan Kunath (YCSA) – 21 pp

Laser Radial
1 - Felipe Fonseca (YCSA) – 10 pp
2 - Jayme de Paula (YCP) – 13 pp
3 – Guilherme Marciani (V&V) – 20 pp

Laser 4.7
1 - Juliétty Tesch (Vitória-ES) – 6 pp
2 - Micael Cruz (V&V) – 13 pp
3 - Aleksandros Motta (YCSA) – 13 pp

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

         

  • Cielo e Mare, do YCP
    (Ricardo Amatucci / Almanáutica)

  • Campeão brasileiro de Flash 165
    (Ricardo Amatucci / Almanáutica)

  • Felipe Fonseca x André Frimm
    (Paulo Fonseca / YCP)

  • Jayme de Paula Jr: a força máster
    (Paulo Fonseca / YCP)

  • Disputa de Laser no contravento
    (Paulo Fonseca / YCP)

  • Duelo acirrado no vento sul
    (Paulo Fonseca / YCP)

Leia também...

04.06.2018

Mais de 100 barcos garantem festa da vela no Yacht Club Paulista

Semana de Vela de São Paulo, com sede no YCP, movimentou a Represa Guarapiranga por quatro dias, com mais de 200 velejadores de 14 classes

30.05.2018

Yacht Club Paulista recebe Semana de Vela de São Paulo

Feriado prolongado deve reunir cerca de 100 barcos na Represa Guarapiranga a partir desta quinta-feira (31/5), apesar da paralisação dos caminhoneiros

28.05.2018

Classic Sailing Festival do YCP define campeões brasileiros de clássicos

Yacht Club Paulista resgata barcos históricos da vela brasileira em meio às homenagens ao associado tricampeão mundial de Finn, Joerg Bruder

23.05.2018

Yacht Club Paulista homenageia Joerg Bruder no Classic Sailing Festival

Evento reúne barcos históricos neste fim de semana (26 e 27) na Guarapiranga e reverencia o ilustre associado do YCP, tricampeão mundial da classe Finn

Entre em contato