São Paulo (SP) - Yacht Club Paulista (1932) e Esporte Clube Pinheiros (1899) firmaram neste fim de semana, convênio de incentivo à vela com o objetivo de fortalecer a tradição náutica do YCP e ampliar a vocação olímpica do Pinheiros a partir do aprimoramento da escolinha mantida na Represa Guarapiranga pelo YCP, visando o desenvolvimento do esporte de base.
A parceria entre os clubes foi apresentada oficialmente aos pinheirenses neste sábado (19/8) pelos velejadores do YCP, Bruno Prada, tetracampeão mundial e ganhador de duas medalhas olímpicas na classe Star; Jorge Zarif, campeão mundial de Finn, e Eduardo Souza Ramos, porta-bandeira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), campeão europeu de Soling, três títulos sul-americanos e dez vezes vencedor da Semana de Vela de Ilhabela.
Após a apresentação aos associados, o comodoro do YCP, José Agostini Roxo, e o presidente do Pinheiros, Roberto Cappellano, firmaram o convênio que vinha sendo articulado desde 2016. A dupla João e Mirinha Hackerott, em campanha olímpica na classe Nacra para os Jogos de 2020, no Japão, e o juiz internacional de regatas, Dionysio Sulzbeck, também compareceram ao evento inaugural.
"A ideia inicial é de levarmos durante a semana pequenos grupos de crianças do CAD (Centro de Aprendizagem Desportivo), entre 6 e 13 anos, à represa para que tomem contato com a vela. Nos finais de semana essas crianças motivariam seus pais a levá-las ao YCP", espera o presidente Cappellano. "A competitividade está no DNA do pinheirense".
Ideal olímpico - A vela se torna a 17ª modalidade olímpica a ser desenvolvida no Pinheiros, que levou 62 atletas aos Jogos Rio 2016. "O foco estará voltado ao jovem velejador, educando e formando o cidadão por meio do esporte, conforme agimos na Optimist, a classe de formação. A parceria vai fortalecer a cultura náutica de São Paulo", prevê o diretor de vela do YCP, Alonso Lopez, velejador de Snipe.
Para a vice-comodoro do YCP, Paola Prada, com a presença das crianças do Pinheiros, a vela ganhará um novo impulso. "Nossa escolinha de vela ganhará a massa crítica e quanto mais alunos tivermos, melhores serão as condições de trabalho e de aprimoramento. Desejo também integrar os professores do CAD com o tradicional acampamento de férias, em janeiro de 2018 no YCP".
O velejador olímpico Eduardo Souza Ramos demonstrou esperança com a parceria que favorecerá a formação do atleta. "É fundamental para o esporte ampliar a base e aprimorar o atleta de alto rendimento. Não vejo as entidades preocupadas com o aumento da estrutura na base e nesse aspecto o Pinheiros é exemplar, com suas escolinhas lotadas. O projeto é muito bom para ambos os clubes".
Tetra mundial e medalhista olímpico na competitiva classe Star, Bruno Prada iniciou sua vitoriosa carreira na escolinha do YCP e elogiou o formato do convênio. “A iniciativa das duas diretorias é muito interessante. O YCP abre as portas para o clube mais bem organizado do País em relação a projetos esportivos. A parceria não poderia ser mais feliz. Espero que seja duradoura”, enaltece o multicampeão.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044