São Paulo (SP) - A Va’a Sup Cup, organizada pelo Yacht Club Paulista (YCP) e a 6ª Etapa da Copa Paulista de Vela, idealizada pelo YCP, mobilizaram os esportistas de vários clubes náuticos da Represa Guarapiranga neste fim de semana (10 e 11/6). Remadores e velejadores superaram as baixas temperaturas paulistanas e coloriram as raias da represa com suas pranchas, barcos e velas.
A Va’a Sup Cup, o evento mais tradicional de Stand Up Paddle (SUP) da cidade de São Paulo, reuniu cerca de 100 atletas de diversas regiões do estado. O frio, o sol e o vento ameno compuseram o ambiente ideal, tanto na água como em terra firme, devido à estrutura e hospitalidade oferecidas pelo YCP, incluindo-se a tradicional macarronada da dona Tereza, um dos atrativos dos eventos náuticos com sede no YCP, após horas de esforço físico exigido pela água e pelo vento.
“Essa macarronada é um verdadeiro prêmio para os atletas, principalmente para os que remaram 11 km, até a Ilha dos Eucaliptos na categoria elite. O mais importante é que todos se divertiram. Começamos com uma prova de três km para amadores até a Ilha dos Amores e em seguida levamos para a raia a categoria kids, com o objetivo de incentivarmos a nova geração de remadores”, relatou o organizador do evento Tiago Barra, associado do YCP.
A largada principal contou com quase 60 remadores e proporcionou disputa de elevado nível técnico pelas primeiras colocações. Na briga pela ponta na prova masculina, o representante do YCP, Arthur Santacreu ficou com a medalha de prata, logo atrás do vencedor, Guilherme dos Reis, enquanto Guilherme Thawire conquistou o bronze. Marinho e Carlos Viana completaram o pódio. Jessika de Souza, Raquel Daoud e Aline Abad foram as três primeiras, respectivamente, na elite feminina, seguidas por Dani Paiva e Talita Silva.
Copa Paulista de Vela – A sexta etapa da competição criada pelo Yacht Club Paulista em 2015, neste fim de semana foi organizada pelo Clube de Campo São Paulo (CCSP) e levou 53 embarcações à Guarapiranga. A Snipe foi a classe mais numerosa com 18 barcos na raia, seguida pela Laser, com 14 monotipos. Correram ainda as classes Finn, Day Sailer, MT19, Flash e Lightning.
A Copa Paulista tem se mostrado promissora em relação ao futuro da vela. Contou nesta etapa com nove barcos Optimist comandados por crianças e adolescentes. A sétima, das 12 etapas programadas para 2017, está prevista para 24 e 25 de junho, com sede no Iate Clube de Santos (ICS). Além de YCP, CCSP e ICS, o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) também recebe a competição nesta temporada.
Resultados Va’a Sup Cup
Categoria Elite (masc.)
1 - Guilherme dos Reis
2 - Arthur Santacreu
3 - Guilherme Thawire
Feminina
1 - Jessika Matos de Souza
2 - Raquel Daoud
3 - Aline B. Abad
Categoria Fun (masc.)
1 - Thiago Kerner
2 - Eduardo Peçanha Sanches
3 - Vinicius Gil
Feminina
1 - Katherine Ileck
2 - Maitê Ferreira
3 - Mônica Fitipaldi
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044