Yacht Club Paulista

Ideal olímpico une Yacht Club Paulista e EC Pinheiros

Convênio firmado entre os dois tradicionais clubes tem como meta atrair esportistas para a Represa Guarapiranga e fortalecer a vela de formação

18.04.2017  |  328 visualizações
São Paulo (SP) - A vocação náutica do Yacht Club Paulista (YCP) e a tradição olímpica do Esporte Clube Pinheiros (ECP) leva os dois clubes a aliarem suas forças em favor da vela. A modalidade que soma 18 medalhas olímpicas, sendo sete de ouro, contará com a parceria do Pinheiros, reforçando a sólida estrutura e da credibilidade adquiridas pelo YCP ao longo dos 85 anos de uma vitoriosa história dentro e fora da água.

Após ter sido oficialmente referendado na reunião do Conselho Deliberativo do Yacht Club Paulista em 7 de agosto, o convênio será apresentado de modo mais efetivo aos associados do Pinheiros em 19 de agosto, sábado, às 11h00, quando o clube da Represa Guarapiranga levará seus campeões e principais velejadores que ajudaram a construir a história, à sede do ECP. Estão confirmados os velejadores olímpicos e campeões mundiais, Bruno Prada, Jorge Zarif e Eduardo Souza Ramos.

Passam pelas conquistas do YCP, esportistas consagrados como, Bruno Prada, tetracampeão mundial de Star e ganhador de duas medalhas olímpicas na mesma classe; Jorge Zarif, o mais jovem campeão mundial de Finn na história, e o lendário Joerg Bruder, tricampeão mundial de Finn. Souza Ramos, além de campeão mundial de oceano, foi porta-bandeira do Brasil nos Jogos de Los Angeles, em 1984. O Pinheiros, ratificando sua força olímpica, levou 62 atletas e 12 técnicos à última edição dos Jogos, no Rio de Janeiro, em 2016.

A aproximação entre ambos os clubes vem se aprimorando desde 2014 com a meta de se contemplar a vela. O comodoro do YCP, José Francisco Agostini Roxo, prevê uma promissora relação esportiva. "O Pinheiros trará o apoio necessário para o fomento da vela, formação de equipes e desenvolvimento da escola infantil. Conciliaremos os interesses dos clubes, preservando-se, porém, a identidade e a soberania do YCP", afirma Roxo. Os clubes ainda se dispõem a trabalhar juntos em projetos e editais destinados a verbas de incentivo ao esporte.

A mais completa estrutura náutica entre os clubes da Guarapiranga estará à disposição dos esportistas do Pinheiros. São três hangares com área total de 2.600 m² e capacidade para abrigar centenas de barcos. O YCP inaugurou em dezembro o piso em concreto intertravado, favorecendo os usuários de veleiros, lanchas, barcos a remo, canoas, caiaques, pranchas de sup e até esquis. Oito quadras de tênis, piscina, lanchonete e restaurante também contemplam a parceria entre os clubes, assim como a prática do wakeboard.

Base e alto rendimento - O diretor de Vela, Alberto Hackerott, assíduo praticante da classe Snipe, saúda os novos frequentadores e projeta uma fase de ascensão para a vela. "O convênio renderá muitos frutos para ambos os clubes. O Pinheiros terá acesso a uma nova modalidade olímpica enquanto o YCP terá um fluxo de centenas de crianças de 8 a 14 anos. Com a iniciativa, o YCP terá que se estruturar para uma nova era na vela, tanto na base quanto competitiva".

A possibilidade de levar seus associados para a Represa Guarapiranga e conhecer de perto um esporte que é sinônimo de medalhas para o País, empolga a diretoria do Pinheiros. "Atualmente desenvolvemos 16 modalidades olímpicas e agora plantaremos mais uma semente para nossos associados. Possuímos três mil crianças com idades entre 4 e 14 anos e potencial para serem beneficiadas pela parceria que certamente irá mobilizar seus pais", considera Mário Gasparini, diretor Comercial e de Marketing do Pinheiros.

O diretor de Esporte Olímpico e Formação, Arnaldo Queiroz, acredita que o convênio ampliará a vocação esportiva do Pinheiros. "O convênio com o Yacht Club Paulista é um incentivo para a iniciação à vela e oferecerá aos nossos associados mais uma oportunidade nos esportes náuticos, além do remo e canoagem já praticados na raia da USP", comemora Queiroz.

Recentemente, em outubro de 2016, o YCP estabeleceu parceria com o Iate Clube de Santos (ICS), favorecendo o intercâmbio de velejadores entre Baixada Santista e Capital. As parcerias do YCP se estendem ainda ao gaúcho Veleiros do Sul (VDS), um dos mais tradicionais clubes náuticos do País e exemplo na elaboração de projetos com verba de incentivo ao esporte.


Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  • Dupla do YCP, Jorge Zarif e Bruno Prada
    (Marc Rouiller / SSL)

  • Regata organizada pelo YCP
    (Douglas Moreira / Fisheye Image)

  • Pier do YCP na Guarapiranga
    (YCP / Divulgação)

  • Classe Optimist: base e formação
    (Douglas Moreira / Fisheye Image)

  • Complexo de tênis do YCP
    (YCP / Divulgação)

  • Vista panorâmica do YCP
    (YCP / Divulgação)

Leia também...

04.06.2018

Mais de 100 barcos garantem festa da vela no Yacht Club Paulista

Semana de Vela de São Paulo, com sede no YCP, movimentou a Represa Guarapiranga por quatro dias, com mais de 200 velejadores de 14 classes

30.05.2018

Yacht Club Paulista recebe Semana de Vela de São Paulo

Feriado prolongado deve reunir cerca de 100 barcos na Represa Guarapiranga a partir desta quinta-feira (31/5), apesar da paralisação dos caminhoneiros

28.05.2018

Classic Sailing Festival do YCP define campeões brasileiros de clássicos

Yacht Club Paulista resgata barcos históricos da vela brasileira em meio às homenagens ao associado tricampeão mundial de Finn, Joerg Bruder

23.05.2018

Yacht Club Paulista homenageia Joerg Bruder no Classic Sailing Festival

Evento reúne barcos históricos neste fim de semana (26 e 27) na Guarapiranga e reverencia o ilustre associado do YCP, tricampeão mundial da classe Finn

Entre em contato