C30

Relaxa Building vence Regata Volta à Ilha e é campeão da Classe C30 no Circuito Ilhabela

Barco do comandante Tomás Mangabeira, do Yacht Club Ilhabela (YCI), ganhou a desafiadora regata em homenagem ao velejador neozelandês Sir Peter Blake, com 16h30

02.12.2024  |  1.010 visualizações

Ilhabela (SP) - O Relaxa Building dominou a Classe C30 na 24ª Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, com nove vitórias em 23 regatas na temporada de 2024. A última delas, para coroar o ano, veio na madrugada deste domingo (1º/12) na Regata Volta à Ilha, a mais desafiadora do campeonato, com percurso de 50 milhas (90 km). O barco do comandante Tomás Mangabeira, com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI), contornou a ilha em 16h30, cruzando a linha de chegada às 4h10 de domingo.

Sem vento na madrugada, o segundo colocado, Bravo, do Iate Clube de Santos (ICS), chegou cinco minutos depois a apenas alguns metros do vencedor. O Tonka foi o terceiro colocado, à frente do Caiçara KAT Technologies, campeão da Copa Mitsubishi de 2023. O Kaikias EMS desistiu da regata na noite de sábado. O Relaxa Building conquistou o título com 30 pontos perdidos, contra 34 do Bravo, 45 do Tonka, 47 do Kaikias EMS e 51 do Caiçara KAT Technologies.  

O comandante do Relaxa Building, Tomás Mangabeira, destacou as dificuldades ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo. “Foi uma regata espetacular, muito desafiadora. Ora estávamos em primeiro, ora estávamos em último porque havia vários buracos de vento na costa leste da ilha. Foram mais de 16 horas de uma batalha intensa, com os quatro barcos da classe C30 praticamente juntos na linha de chegada”.  

“Estamos muito felizes com o resultado da regata e com o desempenho do barco na temporada de estreia. Tivemos altos e baixos, mas conseguimos manter a regularidade e evoluir durante o aprendizado. Quero agradecer à tripulação pelo empenho, não apenas na Volta à Ilha, mas ao longo do ano todo, o que permitiu que a equipe velejasse melhor a cada regata”, enalteceu Mangabeira. 

O segundo colocado na Volta à Ilha e vice-campeão da Classe C30 na Copa Mitsubishi foi o Bravo, do comandante Jorge Berdasco, que teve como timoneiro Alex Sandro de Carvalho, o Piu-Piu. “Foi uma regata muito cansativa porque o vento variou bastante e em alguns momentos virou uma loteria e tivemos de contar com a sorte. A maior agonia foi passar 40 minutos boiando a alguns metros da linha de chegada em plena madrugada. Pensamos até em jogar a âncora”, relatou Piu-Piu. 

Temporada vitoriosa - O Tonka do comandante Demian Pons, diretor de Vela do YCI, foi o barco mais eficiente da Classe C30 em 2024. Sagrou-se campeão brasileiro no Rio de Janeiro e da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, além da medalha de bronze na Copa Mitsubishi. Para chegar aos títulos na competitiva classe, contou com os talentos de Robert Scheidt, Geison Mendes, Alex Kuhl, entre outros experientes velejadores. 

O bicampeão olímpico Scheidt elogiou o entrosamento da tripulação. “Foi um prazer participar da equipe do Tonka neste ano, com um astral muito bom a bordo em um nível muito competitivo. O Demian foi um grande líder para que fizéssemos uma bela temporada. Chegamos a liderar a Volta à Ilha até a 200 metros da linha de chegada, mas infelizmente para nós o vento acabou. Espero que em 2025 a gente retorne com tudo e siga melhorando cada vez mais a nossa tripulação”, desejou o ganhador de cinco medalhas olímpicas. 

As demais classes em disputa na 24ª Copa Mitsubishi, tiverem os seguintes campeões: Phoenix 44 (ORC Racer), Lucky/Alforria (ORC Cruiser), Zeus (BRA-RGS A), Blu 1 (RGS B), Comanda (RGS C), Cambada (RGS Cruiser) e Ginga (HPE 25). O Circuito Ilhabela de Vela Oceânica retorna em março com a primeira das quatro etapas anuais de 2025.   

Flotilha nacional da Classe C30 

01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 

02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  

03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)

04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 

05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI  

06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 

07 - Katana Portobello - C. Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)

08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC

09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
    

 

  • Relaxa Building (05) e Caiçara
    (Aline Bassi/Balio de Ideias)

  • Bravo, vice-campeão
    (Aline Bassi/Balio de Ideias)

  • Tonka, com Scheidt
    (Aline Bassi/Balio de Ideias)

  • Tripulação do Kaikias EMS
    (Aline Bassi/Balio de Ideias)

  • Caiçara KAT Technologies
    (Aline Bassi/Balio de Ideias)

  • Largada da Classe C30
    (Aline Bassi/Balio de Ideias)

Leia também...

27.11.2024

Classe C30 encerra 2024 neste sábado (30) com Regata Volta à Ilhabela - Sir Peter Blake

Desafiadora prova de 50 milhas (90 km) conclui a 24ª Copa Mitsubishi de Vela Oceânica; novidade será o Desfile de Barcos às 10h30 no Pier da Vila, antes da largada

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

Entre em contato