C30

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.10.2024  |  1.281 visualizações

São Paulo (SP) - O Campeonato Brasileiro da Classe C30 chega neste ano à 13ª edição com uma disputa inédita no Circuito Rio de Vela Oceânica. Até 2023, a competição foi aberta em fevereiro, no Circuito Ilha de Santa Catarina, e concluída em julho na Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A intenção dos velejadores da competitiva classe de oceano, é justamente propagá-la além do eixo Florianópolis-Ilhabela. 

Na ausência do comandante Demian Pons, contundido, o atual campeão da Classe C30 na Semana de Vela de Ilhabela, Tonka (YCI), terá no leme o bicampeão olímpico Robert Scheidt. O experiente Geison Mendes vai assumir a tática no lugar de Scheidt. “Correr no Rio para mim não é novidade. Já velejava aqui, no Loyalty e no Crioula. Acho que corri as últimas 15 edições do Circuito Rio, além da campanha olímpica para os Jogos de 2016. Conheço bem as raias da Baía de Guanabara”, afirmou Geison. 

É esperado o retorno do comandante Demian ao leme do Tonka nas regatas finais de sábado e domingo, último dia do 55º Circuito Rio. “Com a tripulação que possuímos, sempre muito bem treinada, creio que estamos bem preparados para o Brasileiro, mas sempre respeitamos as demais equipes que também são muito experientes, mostrando a força da Classe C30”, considerou Geison.   

Outra tripulação acostumada às águas da Baía de Guanabara é a do Loyalty, do comandante Alexandre Leal. O barco tem sede dupla no Veleiros do Sul (VDS), em Porto Alegre, e no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), sede do Circuito Rio. Também estão inscritos, o Bravo, do Iate Clube de Santos (ICS), de Jorge Berdasco, Relaxa Building, do Yacht Club Ilhabela (YCI), de Tomás Mangabeira, e Kaikias EMS, do Grêmio de Vela Ilhabela (GVI), de Daniel Hilsdorf e Fábio Aurichio.  

Estrelas olímpicas a bordo - O representante do Rio de Janeiro, Loyalty, do comandante Alexandre Leal, conta com a força do tático Bochecha, também velejador de regata volta ao mundo. “Devido às regras da classe tivemos de fazer algumas alterações na tripulação, mas o time continua forte. Estamos treinando o máximo possível. A maioria dos barcos vem reforçado por velejadores de categoria internacional. O campeonato terá um nível muito elevado, mas esperamos, como sempre, disputar as primeiras posições”, deseja o comandante Leal.       

O comandante do Kaikias EMS é o atual presidente da Classe C30, Daniel Hilsdorf. “O Brasileiro de C30 promete ser uma competição acirrada e emocionante. Com cinco equipes na disputa de uma classe one design (barcos idênticos) a briga pelo título será super intensa. Quatro barcos representam São Paulo e um, o Rio de Janeiro, com a presença de grandes nomes da vela olímpica, como Robert Scheidt, André Fonseca, o Bochecha, Fábio Pillar, Gabriel Simões e Maurício Santa Cruz, o Santinha”, destaca Hilsdorf.    

“Para nós da equipe Kaikias EMS, será a primeira vez velejando juntos após uma recente reestruturação, o que faz deste campeonato uma ótima oportunidade para melhorar o entrosamento e identificar fragilidades e pontos que precisam de eventuais  ajustes. A previsão de tempo é favorável e o clube anfitrião tem sido exemplar no acolhimento e na estrutura oferecida à Classe C30, cuidando desde a pesagem dos barcos até a logística necessária para a categoria”, elogia Hilsdorf.  

Os campeões brasileiros da Classe C30     

2012 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)   

2013 - Loyal – 06 (Marcelo Massa) - GVI   

2014 - Loyal – 06 (Marcelo Massa) - GVI   

2015 - Loyal – 06 (Marcelo Massa) - GVI   

2016 – Zeus Team – 08 (Inácio Vandresen) – Iate Clube S. Catarina (ICSC)

2017 – Katana Portobello - 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC  

2018 - Caiçara UV.Line – 09 (Pablo Lynn) – Pindá Iate Clube (Ilhabela - PIC) 

2019 - Kaikias Via Itália - 03 (Eduardo Mangabeira) - Yacht Club Ilhabela  

2020 - Caballo Loco - 01 (Mauro Dottori) - Ubatuba Iate Clube (UIC) 

2021 - Caballo Loco - 01 (Mauro Dottori) - UIC 

2022 - Caballo Loco - 01 (Mauro Dottori) - UIC 

2023 - Katana Portobello - 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC 

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
    

 

    

 

 

    

  • Flotilha da Classe C30
    (Aline Bassi/Balaio de Ideias)

  • Tonka (01) e Bravo (04)
    (Aline Bassi/Balaio de Ideias)

  • Loyalty
    (Edu Grigaitis/Balaio de Ideias)

  • Kaikias EMS
    (Aline Bassi/Balaio de Ideias)

  • Relaxa Building
    (Aline Bassi/Balaio de Ideias)

Leia também...

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

23.09.2024

Caiçara KAT Technologies lidera Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) venceu a regata de percurso com rajadas sudoeste de 18 nós (32 km/h) em meio ao Canal de São Sebastião

19.09.2024

Com barcos próximos na pontuação, Classe C30 disputa 3ª Etapa da Copa Mitsubishi em Ilhabela

Bravo, de Santos, tem apenas um ponto de vantagem sobre o barco da casa, Relaxa Building; regatas estão previstas para 21, 22, 28 e 29 de setembro

Entre em contato