Ilhabela (SP) - Para a tripulação do Loyalty 06 (VDS/ICRJ), do comandante Alexandre Leal, a Semana Internacional de Vela Daycoval começou de forma dramática, assim como foi o título inédito de 2023 conquistado na última perna da última regata. A ultrapassagem sobre o Relaxa Building (YCI), de Tomás Mangabeira, foi feita nos metros finais, depois de 3h51m de regata em percurso de 20 milhas (cerca de 36 km) no contorno da Ilha de Toque-Toque, estabelecendo vantagem de apenas 10 segundos.
O Tonka (YCI), de Demian Pons, com Robert Scheidt e Alex Kuhl, foi o terceiro colocado, cruzando a linha de chegada 28 minutos após os dois primeiros colocados. Na sequência, concluíram a desafiadora regata com ventos fracos, Caiçara KAT Technologies (PIC), Kaikias EMS (GVI), Bravo (ICS) e Kairós (MCP Yachts). Pelo tradicional desgaste das provas de domingo, segunda-feira é dia de folga e as 102 tripulações retornam à raia nesta terça (23/7) ao meio-dia.
O Loyalty 06 tem como tático o velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, experiente em velejar na Classe C30. “Foi uma prova bastante difícil, como é toda regata de percurso. Em alguns momentos chegamos a liderar, mas depois perdemos a primeira colocação e já não acreditávamos mais que seria possível ultrapassarmos o líder, mas no finalzinho surgiu uma oportunidade quase na linha de chegada e aproveitamos. Contamos também com a sorte, além de acertarmos a maioria das manobras. Foi incrível”, comemorou Bochecha.
A regata largou com vento sueste entre 8 e 10 nós, mas ao longo do percurso foi diminuindo e tornando a prova ainda mais técnica. O tático do Relaxa Building,e também velejador olímpico, Maurício Santa Cruz, o Santinha, falou das dificuldades. ”Na largada, a maioria rumou para São Sebastião, mas depois da balsa a flotilha se dividiu e nós optamos por velejar junto à ilha para evitarmos a correnteza de sul”.
“Montamos Toque-Toque em primeiro e controlamos a regata quase até a linha de chegada. Próximo ao Curral, caímos em um buraco de vento e o 06 (Loyalty) aproveitou para nos ultrapassar”, relatou Santinha sobre o duelo emocionante com o rival na mais competitiva das classes oceânicas em disputa na 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - C. Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044