C30

Relaxa Building lidera Classe C30 no início do "Warm Up" para Semana de Vela de Ilhabela

Após cinco regatas no fim de semana, apenas um ponto separa os três primeiros colocados na 2ª Etapa da 24 ª Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

17.06.2024  |  2.663 visualizações

São Paulo (SP) - As variações na direção e intensidade do vento, tornaram-se o maior desafio para os velejadores no primeiro fim de semana da 2ª Etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - o chamado Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela, na última semana de julho. Depois de cinco regatas, o Relaxa Building lidera a Classe C30 com oito pontos perdidos, mesma pontuação do Bravo, porém, com duas vitórias contra uma, incluindo-se um descarte. 

O equilíbrio na competitiva Classe C30 foi novamente registrado. O terceiro colocado, Tonka, soma nove pontos e também venceu uma regata, a exemplo do Caiçara KAT Technologies em quarto lugar com 12 pontos, seguido por Kaikias EMS com 15 pontos. Considerando-se todas as classes, as provas do fim de semana reuniram 37 embarcações nas raias do Canal de São Sebastião.  

Foram três regatas ao norte de Ilhabela no sábado, com o vento rondando de oeste a leste entre 4 e 14 nós. No domingo, com a previsão de vento leste, a Comissão de Regatas (CR) chegou a levar a flotilha para o Norte de Ilhabela, mas o vento não chegou. Depois de quase duas horas, pouco antes das 14h, entrou o vento sul-sueste com 15 nós e os barcos tiveram de ser deslocados para o centro do canal, onde finalizaram o fim de semana correndo mais duas regatas. 

O comandante do Relaxa Building enalteceu a liderança na tão disputada classe. “Fomos muito bem no sábado. Mantivemos a regularidade nas três regatas (1º, 2º e 4º). No domingo, com o sueste no meio do canal, chegamos em quinto na primeira regata e em primeiro na segunda. No resumo da obra, velejamos muito bem. Também foi muito legal ter meu pai, Roberto, a bordo. Ganhamos inclusive do Robert Scheidt, que estava no Tonka”, comemorou Tomás Mangabeira. 

Jorge Berdasco, comandante do vice-líder Bravo, destacou a competitividade na Classe C30. “O campeonato está muito legal. Além da pontuação apertada, a troca constante de posições tem deixado as regatas dinâmicas devido ao equilíbrio entre as tripulações. Hoje (domingo) valeu a pena esperar porque entrou um sul bacana, com rajadas de 17 nós. Fomos regulares e fizemos dois segundos lugares. O próximo fim de semana promete”, apostou Berdasco. 

A 2ª Etapa da Copa Mitsubishi será concluída no próximo fim de semana (22 e 23/6), última competição em Ilhabela antes da Semana Internacional de Vela. O Bravo venceu em março a primeira das quatro etapas anuais. As demais classes tiveram os seguintes vencedores neste fim de semana: 4Z Phytoervas (ORC), Zeus (BRA-RGS), Bossa Nova (RGS Cruiser) e Espetáculo (HPE 25).   

Classificação da C30 - 5 regatas e 1 descarte 

1 - Relaxa Building - YCI (Tomás Mangabeira): 1+2+4+(5)+1 = 8 pp

2 - Bravo - ICS (Jorge Berdasco): 3+(4)+1+2+2 = 8 pp

3 - Tonka - YCI (Demian Pons): 2+3+3+1+(4) = 9 pp

4 - Caiçara KAT Tecnologies - PIC (Marcos Cesar): (5)+1+5+3+3 = 12 pp

5 - Kaikias EMS - GVI (Hilsdorf/Aurichio): 4+(5)+2+4+5 = 15 pp   

Flotilha nacional da Classe C30 

01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 

02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  

03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)

04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 

05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI  

06 - Loyalty - Alexandre Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 

07 - Katana Portobello - Cesar Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)

08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC

09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
 

 

 

 

  • Flotilha de C30
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Relaxa Building
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Bravo na manobra
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Tonka com Scheidt
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Caiçara KAT Technologies
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias EMS
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

23.09.2024

Caiçara KAT Technologies lidera Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) venceu a regata de percurso com rajadas sudoeste de 18 nós (32 km/h) em meio ao Canal de São Sebastião

Entre em contato