São Paulo (SP) - O Loyalty (06) da C30 mostrou a competitividade da classe em duas regatas tradicionais de início de temporada da vela oceânica realizadas pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ). No domingo (10/3) conquistou a medalha de prata na Copa de 104 Anos do ICRJ correndo entre embarcações maiores na Classe VPRS. O barco do comandante Alexandre Leal venceu a segunda regata na Baía de Guanabara, mas ficou um ponto atrás do Duma, vencedor com três pontos perdidos.
O Maximus, com cinco pontos, ficou em terceiro lugar entre 13 inscritos. Com a tripulação reforçada pelo tático André Fonseca, o Bochecha, catarinense de 45 anos, velejador olímpico dos Jogos de Sydney, Atenas e Pequim, o Loyalty já havia obtido o mesmo resultado duas semanas antes. Somou segundo e terceiro lugares na Regata Pimentel Duarte entre 17 competidores. O vencedor foi o Avohai, do medalhista olímpico Lars Grael, com duas vitórias, com o Duma em terceiro lugar.
Mesmo após conquistar o inédito título da Classe C30 na Semana Internacional de Vela de Ilhabela de 2023, o comandante Leal optou por reforçar a tripulação do Loyalty. “O time é experiente, mas como está com novos integrantes, corremos as duas copas para aprimorar a equipe. Vale destacar que estamos correndo contra barcos rápidos e modernos da flotilha do Rio de Janeiro. Estamos nos preparando para defender o título na Semana de Vela e, depois, correr o Brasileiro de C30 aqui no Rio de Janeiro. Estamos muito contentes”, afirmou o comandante Leal.
Após várias conquistas na C30 com Caballo Loco (atual Tonka), de Ilhabela, e Katana Portobello, de Florianópolis, André Fonseca está de volta à classe. “Fiquei muito feliz com o convite do comandante Leal para retornar à C30. As regatas no Rio são diferentes, de raiting (coeficiente adotado para se equiparar barcos de tamanhos diferentes). O C30 é bem competitivo para correr na VPRS, com diversos barcos de 40 pés na raia. Como disse o Alex (Leal), o objetivo é entrosar a equipe para a Semana de Vela (20 a 27 de julho, em Ilhabela)”, concluiu Bochecha.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alexandre Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - Cesar Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044