O comandante do Zeus sentiu seu esforço plenamente recompensado, apesar do desgaste. “Estou todo quebrado (rs), mas a semana foi maravilhosa, com as condições de vento perfeitas e tudo muito bacana. Encerramos com um segundo lugar que nos deu o título. Além de entrosada, a tripulação velejou sempre em alto astral, o que fez a diferença. O clube também está de parabéns, como sempre nos acolheu muito bem. O circuito fez bem para a vela de uma forma geral”, elogiou Vandresen. Ao todo, 25 barcos competiram durante cinco dias.
“Em relação aos barcos da C30, esperávamos uma participação mais efetiva, mas há de compreender-se que a classe está se reestruturando. Tenho a certeza de que para a Copa Mitsubishi, Semana de Vela de Ilhabela e Circuito Rio - Campeonato Brasileiro, haverá um número expressivo de barcos. Neste ano, também vimos Santa Catarina consolidar a Super Series 30, o que é muito importante para o intercâmbio com os HPE 30, de Porto Alegre”, destacou Vandresen.
O comandante campeão ainda enalteceu outros pontos da disputa catarinense. “Pelo menos entre nós (30 pés) não houve nenhum protesto. Prevaleceu o espírito esportivo, com muita competitividade na água e confraternização no clube. As presenças de Mauro Dottori e toda a tripulação do Phoenix e de Eduardo Plass com a equipe do Crioula elevaram o nível técnico do campeonato”, concluiu Vandresen.
Palavra de presidente - Daniel Hilsdorf, comandante do Kaikias EMS será o presidente da Classe C30 no biênio 2024/2025 em substituição a Inácio Vandresen. "Estou muito animado com a classe para este ano em que teremos campeonatos de alto nível como o Brasileiro que acontecerá pela primeira vez no Rio de Janeiro e a Semana Internacional de Vela de Ilhabela".
"A classe se destaca pela intensa competitividade e existe a possibilidade de contarmos com os nove barcos da flotilha nacional correndo neste ano, o que acrescentaria emoção às regatas, promovendo disputas acirradas devido ao nível elevado das experientes tripulações da C30", projetou Hilsdorf. Na Semana de Vela de 2023, a Classe C30 correu com oito barcos, a maior flotilha one design entre os 130 inscritos
Nas demais classes em disputa no Circuito Ilha de Santa Catarina, o Crioula, do Veleiros do Sul (RS) venceu na ORC por apenas dois pontos de vantagem sobre o Phoenix, do Yacht Club Ilhabela. O Plancton, do anfitrião Veleiros da Ilha, ganhou na RGS Geral, enquanto na RGS Cruzeiro o vencedor foi o Neon III, do mesmo clube. O Esperança, do Clube dos Jangadeiros (RS), levou a melhor na Bico de Proa. A Classe C30 volta a competir em 02 e 03 de março, abertura da primeira etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 - Kairós - Sophia Setti - Iate Clube de Santos (ICS)
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomas Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alexandre Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - Cesar Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
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