O comandante do Zeus sentiu seu esforço plenamente recompensado, apesar do desgaste. “Estou todo quebrado (rs), mas a semana foi maravilhosa, com as condições de vento perfeitas e tudo muito bacana. Encerramos com um segundo lugar que nos deu o título. Além de entrosada, a tripulação velejou sempre em alto astral, o que fez a diferença. O clube também está de parabéns, como sempre nos acolheu muito bem. O circuito fez bem para a vela de uma forma geral”, elogiou Vandresen. Ao todo, 25 barcos competiram durante cinco dias.
“Em relação aos barcos da C30, esperávamos uma participação mais efetiva, mas há de compreender-se que a classe está se reestruturando. Tenho a certeza de que para a Copa Mitsubishi, Semana de Vela de Ilhabela e Circuito Rio - Campeonato Brasileiro, haverá um número expressivo de barcos. Neste ano, também vimos Santa Catarina consolidar a Super Series 30, o que é muito importante para o intercâmbio com os HPE 30, de Porto Alegre”, destacou Vandresen.
O comandante campeão ainda enalteceu outros pontos da disputa catarinense. “Pelo menos entre nós (30 pés) não houve nenhum protesto. Prevaleceu o espírito esportivo, com muita competitividade na água e confraternização no clube. As presenças de Mauro Dottori e toda a tripulação do Phoenix e de Eduardo Plass com a equipe do Crioula elevaram o nível técnico do campeonato”, concluiu Vandresen.
Palavra de presidente - Daniel Hilsdorf, comandante do Kaikias EMS será o presidente da Classe C30 no biênio 2024/2025 em substituição a Inácio Vandresen. "Estou muito animado com a classe para este ano em que teremos campeonatos de alto nível como o Brasileiro que acontecerá pela primeira vez no Rio de Janeiro e a Semana Internacional de Vela de Ilhabela".
"A classe se destaca pela intensa competitividade e existe a possibilidade de contarmos com os nove barcos da flotilha nacional correndo neste ano, o que acrescentaria emoção às regatas, promovendo disputas acirradas devido ao nível elevado das experientes tripulações da C30", projetou Hilsdorf. Na Semana de Vela de 2023, a Classe C30 correu com oito barcos, a maior flotilha one design entre os 130 inscritos
Nas demais classes em disputa no Circuito Ilha de Santa Catarina, o Crioula, do Veleiros do Sul (RS) venceu na ORC por apenas dois pontos de vantagem sobre o Phoenix, do Yacht Club Ilhabela. O Plancton, do anfitrião Veleiros da Ilha, ganhou na RGS Geral, enquanto na RGS Cruzeiro o vencedor foi o Neon III, do mesmo clube. O Esperança, do Clube dos Jangadeiros (RS), levou a melhor na Bico de Proa. A Classe C30 volta a competir em 02 e 03 de março, abertura da primeira etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 - Kairós - Sophia Setti - Iate Clube de Santos (ICS)
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomas Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alexandre Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - Cesar Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares