São Paulo (SP) - A temporada 2024 para a C30 vem impulsionada pelo promissor ano de 2023, que trouxe renovação para a classe e ratificou o equilíbrio, com a diversificação de vencedores nas principais competições do País. O campeonato que abre anualmente os trabalhos da C30 é o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, que chega à 36ª edição na Sede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC).
Em 2023 o vencedor foi o barco local Katana Portobello, do comandante Cesar Gomes Neto, com tripulação reforçada pelo velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha. Com a vitória em Florianópolis, o Katana partiu em busca do bicampeonato brasileiro (2017 e 2023), que seria conquistado na Semana de Vela em julho, em Ilhabela. A novidade para este ano é o retorno do 05, Relaxa Building, que até 2019 competiu em Ilhabela como Barracuda. Em 2020 mudou para o Sul como Le Terrible e depois ficou afastado das raias por três anos.
O ano de 2023 teve outra conquista expressiva na Classe C30, com o Loyalty (VDS/ICRJ), campeão inédito da Semana de Vela de Ilhabela. Para encerrar a temporada, o Caiçara KAT Technologies, de Marcos Cesar, retornou ao topo do pódio na 23ª Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, depois de cinco anos, quando foi tetracampeão de 2015 a 2018. Ainda no final do ano, Katana Portobello e Zeus, de Inácio Vandresen, ficaram em primeiro e segundo lugares na tradicional Volta à Ilha, em Florianópolis, mesmo correndo na categoria ORC.
O novo comandante do Relaxa Building (05), Tomás Mangabeira, prevê que a Classe C30 estará ainda mais competitiva em 2024. “Em 2023 a classe voltou a ficar nivelada e neste ano, com a renovação e novas tripulações, não será diferente. Em 2014 fui vice-campeão da Semana de Vela com o 04 (na época, Corta Vento) e fiquei muito empolgado com a classe. Esse barco é muito bom”, recorda Tomás.
“Estou motivado para retornar às competições. Eu estava velejando mais na HPE 25, mas depois casei, veio o filho e em seguida a pandemia. Nós pretendíamos correr em Florianópolis, mas o barco que está em Porto Alegre ainda não ficou pronto. Vamos correr a partir da primeira etapa da Copa Mitsubishi, em março, em Ilhabela, sede do barco. Já competi muito. O importante agora é divertir-se”, afirma o comandante Tomás, que terá como tático do Relaxa Building o campeão mundial e dos Jogos Pan-Americanos na Classe J24, Maurício Santa Cruz, o Santinha.
Passando o bastão - Em assembleia realizada no final de 2023 os comandantes da Classe C30 elegeram Diretoria e Comitê Executivo para o biênio 2024/2025. Daniel Hilsdorf (Kaikias EMS) passa a ser o presidente em substituição a Inácio Vandresen (Zeus), Jorge Berdasco (Bravo) será o vice-presidente, Tomás Mangabeira (Relaxa Building), o tesoureiro, enquanto Sophia Setti (Kairós) assumirá a secretaria.
A assembleia também deliberou que neste ano o Campeonato Brasileiro será disputado em uma única etapa, no Rio de Janeiro, ao invés de duas etapas em Florianópolis e Ilhabela como nas edições anteriores. Será criado ainda a partir de 2024 um ranking com premiação para os três primeiros colocados da temporada somando-se as três principais competições da classe: Circuito Ilha de Santa Catarina, Semana de Vela de Ilhabela e Circuito Rio.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 - Kairós - Sophia Setti - Iate Clube de Santos (ICS)
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomas Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alexandre Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - Cesar Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares