São Paulo (SP) - A temporada 2024 para a C30 vem impulsionada pelo promissor ano de 2023, que trouxe renovação para a classe e ratificou o equilíbrio, com a diversificação de vencedores nas principais competições do País. O campeonato que abre anualmente os trabalhos da C30 é o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, que chega à 36ª edição na Sede Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC).
Em 2023 o vencedor foi o barco local Katana Portobello, do comandante Cesar Gomes Neto, com tripulação reforçada pelo velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha. Com a vitória em Florianópolis, o Katana partiu em busca do bicampeonato brasileiro (2017 e 2023), que seria conquistado na Semana de Vela em julho, em Ilhabela. A novidade para este ano é o retorno do 05, Relaxa Building, que até 2019 competiu em Ilhabela como Barracuda. Em 2020 mudou para o Sul como Le Terrible e depois ficou afastado das raias por três anos.
O ano de 2023 teve outra conquista expressiva na Classe C30, com o Loyalty (VDS/ICRJ), campeão inédito da Semana de Vela de Ilhabela. Para encerrar a temporada, o Caiçara KAT Technologies, de Marcos Cesar, retornou ao topo do pódio na 23ª Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, depois de cinco anos, quando foi tetracampeão de 2015 a 2018. Ainda no final do ano, Katana Portobello e Zeus, de Inácio Vandresen, ficaram em primeiro e segundo lugares na tradicional Volta à Ilha, em Florianópolis, mesmo correndo na categoria ORC.
O novo comandante do Relaxa Building (05), Tomás Mangabeira, prevê que a Classe C30 estará ainda mais competitiva em 2024. “Em 2023 a classe voltou a ficar nivelada e neste ano, com a renovação e novas tripulações, não será diferente. Em 2014 fui vice-campeão da Semana de Vela com o 04 (na época, Corta Vento) e fiquei muito empolgado com a classe. Esse barco é muito bom”, recorda Tomás.
“Estou motivado para retornar às competições. Eu estava velejando mais na HPE 25, mas depois casei, veio o filho e em seguida a pandemia. Nós pretendíamos correr em Florianópolis, mas o barco que está em Porto Alegre ainda não ficou pronto. Vamos correr a partir da primeira etapa da Copa Mitsubishi, em março, em Ilhabela, sede do barco. Já competi muito. O importante agora é divertir-se”, afirma o comandante Tomás, que terá como tático do Relaxa Building o campeão mundial e dos Jogos Pan-Americanos na Classe J24, Maurício Santa Cruz, o Santinha.
Passando o bastão - Em assembleia realizada no final de 2023 os comandantes da Classe C30 elegeram Diretoria e Comitê Executivo para o biênio 2024/2025. Daniel Hilsdorf (Kaikias EMS) passa a ser o presidente em substituição a Inácio Vandresen (Zeus), Jorge Berdasco (Bravo) será o vice-presidente, Tomás Mangabeira (Relaxa Building), o tesoureiro, enquanto Sophia Setti (Kairós) assumirá a secretaria.
A assembleia também deliberou que neste ano o Campeonato Brasileiro será disputado em uma única etapa, no Rio de Janeiro, ao invés de duas etapas em Florianópolis e Ilhabela como nas edições anteriores. Será criado ainda a partir de 2024 um ranking com premiação para os três primeiros colocados da temporada somando-se as três principais competições da classe: Circuito Ilha de Santa Catarina, Semana de Vela de Ilhabela e Circuito Rio.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 - Kairós - Sophia Setti - Iate Clube de Santos (ICS)
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomas Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alexandre Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - Cesar Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044