São Paulo (SP) - O Loyalty 06, com sedes no Rio de Janeiro (ICRJ) e em Porto Alegre (VDS), mostrou a força da Classe C30 na tradicional Taça Rei Olav V, correndo no fim de semana (26 e 27/8) na Baía de Guanabara adaptado à Classe VPRS. A competição criada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro em 1967 teve como vencedor neste ano o Esculacho, de Walcles Osório, com três pontos perdidos, apenas um a menos do que o vice-campeão Loyalty 06, do comandante Alexandre Leal.
O Maestrale 4, de Adalberto Casaes, foi o terceiro colocado com seis pontos entre 13 embarcações. Um mês antes, o Loyalty conquistou o inédito título da emblemática 50ª Semana de Vela de Ilhabela com o recorde de oito barcos na Classe C30, a maior flotilha one design do campeonato entre 130 barcos. Para correr no Rio de Janeiro, fora da C30, alguns ajustes foram necessários nas velas para otimizar o rating (medição) do Loyalty à VPRS.
Na ausência do comandante Leal, o tático Geison Mendes, teve de assumir também o leme. “Para o nosso próximo desafio após a vitoriosa Semana de Vela, tivemos de utilizar velas mais reduzidas na VPRS em relação às originais da C30. Mantivemos a base da tripulação, mas senti muito a falta do comandante porque o C30 é um barco que exige muita concentração em cada função. No sábado, ficamos em terceiro atrás do Maestrale por dois segundos. Foi o que faltou para conquistarmos a Taça porque no domingo, vencemos a regata”, ponderou Mendes.
Mesmo à distância, o comandante elogiou a tripulação. “O time mandou muito bem, apesar da sobrecarga para o Geison. A Classe C30 exige uma tripulação entrosada, mas minha ausência foi superada. Vínhamos de uma disputa acirrada em Ilhabela, mostrando que a equipe está afinada. O barco é muito competitivo também em regatas de raiting. É apto para enfrentar adversários maiores e mais modernos. Na versão com velas adaptadas (VPRS), chamamos o Loyalty carinhosamente de Fast 30+ (plus), fazendo jus à rapidez do barco”, enalteceu o comandante Leal.
A Taça Rei Olav V, é uma homenagem ao rei mais popular da Noruega (1957 a 1991), praticante e incentivador dos esportes náuticos. Olav V foi medalha de ouro na Classe Seis Metros nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928, e disputou a regata que leva seu nome durante visita ao Rio de Janeiro em 1968.
Os próximos eventos que envolvem a Classe C30, serão: a Semana Internacional de Angra dos Reis, de 07 a 10 de setembro, com o Bravo já confirmado, e a 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica, a partir de 23 de setembro com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI). A liderança do circuito é do Caiçara KAT Technologies.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044