Loyalty 06, da Classe C30, é vice-campeão na Taça Rei Olav V no Rio de Janeiro

29.08.2023  |    1.498 visualizações C30

Tradicional competição, organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), chegou a 56ª edição e teve o vencedor, Esculacho, apenas um ponto à frente do Loyalty

São Paulo (SP) - O Loyalty 06, com sedes no Rio de Janeiro (ICRJ) e em Porto Alegre (VDS), mostrou a força da Classe C30 na tradicional Taça Rei Olav V, correndo no fim de semana (26 e 27/8) na Baía de Guanabara adaptado à Classe VPRS. A competição criada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro em 1967 teve como vencedor neste ano o Esculacho, de Walcles Osório, com três pontos perdidos, apenas um a menos do que o vice-campeão Loyalty 06, do comandante Alexandre Leal. 

O Maestrale 4, de Adalberto Casaes, foi o terceiro colocado com seis pontos entre 13 embarcações. Um mês antes, o Loyalty conquistou o inédito título da emblemática 50ª Semana de Vela de Ilhabela com o recorde de oito barcos na Classe C30, a maior flotilha one design do campeonato entre 130 barcos. Para correr no Rio de Janeiro, fora da C30, alguns ajustes foram necessários nas velas para otimizar o rating (medição) do Loyalty à VPRS. 

Na ausência do comandante Leal, o tático Geison Mendes, teve de assumir também o leme. “Para o nosso próximo desafio após a vitoriosa Semana de Vela, tivemos de utilizar velas mais reduzidas na VPRS em relação às originais da C30. Mantivemos a base da tripulação, mas senti muito a falta do comandante porque o C30 é um barco que exige muita concentração em cada função. No sábado, ficamos em terceiro atrás do Maestrale por dois segundos. Foi o que faltou para conquistarmos a Taça porque no domingo, vencemos a regata”, ponderou Mendes. 

Mesmo à distância, o comandante elogiou a tripulação. “O time mandou muito bem, apesar da sobrecarga para o Geison. A Classe C30 exige uma tripulação entrosada, mas minha ausência foi superada. Vínhamos de uma disputa acirrada em Ilhabela, mostrando que a equipe está afinada. O barco é muito competitivo também em regatas de raiting. É apto para enfrentar adversários maiores e mais modernos. Na versão com velas adaptadas (VPRS), chamamos o Loyalty carinhosamente de Fast 30+ (plus), fazendo jus à rapidez do barco”, enalteceu o comandante Leal. 

A Taça Rei Olav V, é uma homenagem ao rei mais popular da Noruega (1957 a 1991), praticante e incentivador dos esportes náuticos. Olav V foi medalha de ouro na Classe Seis Metros nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928, e disputou a regata que leva seu nome durante visita ao Rio de Janeiro em 1968. 

Os próximos eventos que envolvem a Classe C30, serão: a Semana Internacional de Angra dos Reis, de 07 a 10 de setembro, com o Bravo já confirmado, e a 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica, a partir de 23 de setembro com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI). A liderança do circuito é do Caiçara KAT Technologies. 

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
    

      

   

Leia também...
26.03.2025

Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36

24.03.2025

Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS

21.03.2025

Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados

17.03.2025

Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares