Aproveitando a oportuna e inédita participação de oito das nove embarcações da Classe C30, recorde de inscritos na 50ª Semana de Vela de Ilhabela, o presidente Inácio Vandresen convocou reunião com representantes de todas as tripulações para tratar do aprimoramento da C30 e projetar os rumos mais adequados para 2024.
Inácio (Zeus) solicitou que se estabelecesse prioridades para o calendário de 2024 na intenção de conciliar, dentro do possível, os interesses de todos os comandantes, principalmente em relação aos circuitos de Florianópolis, Ilhabela e Rio de Janeiro.
Cesar (Katana Portobello) cogitou a possibilidade de realizar o Campeonato Brasileiro em três etapas, acrescentando-se Rio de Janeiro, e passar a considerar os 10 ou 12 melhores resultados de cada barco ao longo da temporada.
Inácio observou que a soma apenas dos melhores resultados de cada etapa, fortaleceria a classe e, ao mesmo tempo, evitaria a penalização de quem não corresse em todas as etapas.
Alex (Loyalty) sugeriu a criação de um ranking nacional, incluindo-se a Classe HPE 30, para se estabelecer o líder ao final do ano, a exemplo da ATP.
Inácio ponderou que é necessário otimizar-se o período de regatas do Campeonato Brasileiro dentro de cada circuito, a fim de que não haja interferência nos interesses profissionais dos velejadores.
Houve praticamente unanimidade na opção para que o Campeonato Brasileiro de 2024 seja realizado no Rio de Janeiro, para que a C30 seja levada além do eixo Florianópolis-Ilhabela. As regatas seriam apenas no formato barla-sota, atendendo aos interesses da classe. Alex, que tem o Loyalty com sede no ICRJ, dispôs-se a ser um facilitador para eventuais ações que estiverem ao alcance dele.
Marcos (Caiçara KAT Technologies) levantou a importância de rever-se as regras periodicamente a fim de atualizar e aprimorar a classe em busca da padronização necessária a barcos de classes one design. Citou também a cessão de uso das formas como um novo alento para a Classe C30.
Assessoria produzirá nos próximos dias, texto sobre a cessão da forma para valorizar ainda mais a classe, aproveitando o embalo do sucesso que foi a C30 na Semana de Vela, a mais competitiva e emocionante das classes.
Definiu-se ainda, que a classe buscará caminhos para captar recursos da LIE - Lei de Incentivo ao Esporte, com especialistas na área.
Inácio encerrou a reunião agradecendo Mauro Dottori (ex-Caballo Loco) e Alessandro Penido (Kairós) pelos relevantes serviços prestados à Classe C30.
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares