Aproveitando a oportuna e inédita participação de oito das nove embarcações da Classe C30, recorde de inscritos na 50ª Semana de Vela de Ilhabela, o presidente Inácio Vandresen convocou reunião com representantes de todas as tripulações para tratar do aprimoramento da C30 e projetar os rumos mais adequados para 2024.
Inácio (Zeus) solicitou que se estabelecesse prioridades para o calendário de 2024 na intenção de conciliar, dentro do possível, os interesses de todos os comandantes, principalmente em relação aos circuitos de Florianópolis, Ilhabela e Rio de Janeiro.
Cesar (Katana Portobello) cogitou a possibilidade de realizar o Campeonato Brasileiro em três etapas, acrescentando-se Rio de Janeiro, e passar a considerar os 10 ou 12 melhores resultados de cada barco ao longo da temporada.
Inácio observou que a soma apenas dos melhores resultados de cada etapa, fortaleceria a classe e, ao mesmo tempo, evitaria a penalização de quem não corresse em todas as etapas.
Alex (Loyalty) sugeriu a criação de um ranking nacional, incluindo-se a Classe HPE 30, para se estabelecer o líder ao final do ano, a exemplo da ATP.
Inácio ponderou que é necessário otimizar-se o período de regatas do Campeonato Brasileiro dentro de cada circuito, a fim de que não haja interferência nos interesses profissionais dos velejadores.
Houve praticamente unanimidade na opção para que o Campeonato Brasileiro de 2024 seja realizado no Rio de Janeiro, para que a C30 seja levada além do eixo Florianópolis-Ilhabela. As regatas seriam apenas no formato barla-sota, atendendo aos interesses da classe. Alex, que tem o Loyalty com sede no ICRJ, dispôs-se a ser um facilitador para eventuais ações que estiverem ao alcance dele.
Marcos (Caiçara KAT Technologies) levantou a importância de rever-se as regras periodicamente a fim de atualizar e aprimorar a classe em busca da padronização necessária a barcos de classes one design. Citou também a cessão de uso das formas como um novo alento para a Classe C30.
Assessoria produzirá nos próximos dias, texto sobre a cessão da forma para valorizar ainda mais a classe, aproveitando o embalo do sucesso que foi a C30 na Semana de Vela, a mais competitiva e emocionante das classes.
Definiu-se ainda, que a classe buscará caminhos para captar recursos da LIE - Lei de Incentivo ao Esporte, com especialistas na área.
Inácio encerrou a reunião agradecendo Mauro Dottori (ex-Caballo Loco) e Alessandro Penido (Kairós) pelos relevantes serviços prestados à Classe C30.