São Paulo (SP) - A estreia da tripulação do Tonka em Ilhabela foi muito bem-sucedida neste fim de semana (17 e 18/7). A equipe do comandante Demian Pons soube manter o desempenho do ex-Caballo Loco, principal vencedor da Classe C30 nas últimas três temporadas e atual tricampeão da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica. Foram três vitórias em quatro regatas (5 pontos perdidos), contra uma do Caiçara (7 pp), vencedor da 1ª Etapa. A tripulação do Kaikias EMS (13 pp) também correu o Circuito Ilhabela pela primeira vez.
O vento manteve a direção sul em ambos os dias, o que possibilitou regatas ao centro do Canal de São Sebastião. As rajadas chegaram a 20 nós (35km/h) no sábado e perderam intensidade no domingo. O Tonka só não venceu a terceira prova, mas voltou a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na quarta regata, a única disputada no domingo pelo chamado Warm Up para a Semana de Vela, em julho.
O comandante Demian ficou empolgado com os resultados do Tonka. “Foi um ótimo fim de semana, com vento sul e regatas muito disputadas, como costuma ser na classe. Superamos as dificuldades da estreia na C30 e vamos partir para o próximo fim de semana que definirá a etapa com a promessa de mais emoção ainda”. O Warm UP será concluído em 24 e 25 de junho.
Marcos Cesar, experiente comandante do Caiçara, elogiou os adversários. “O fim de semana foi bem competitivo, com bons ventos e os novos comandantes não dando moleza, conforme eu já previa. A tripulação do Tonka velejou muito bem, com boas largadas e, consequentemente, os melhores resultados, de forma merecida. Em vários momentos tivemos um verdadeiro match race entre os três barcos, incluindo-se o Kaikias EMS. Nós, do Caiçara, faremos alguns ajustes para melhorar o desempenho”.
Aprendizado e evolução - O Comandante do Kaikias EMS, Daniel Hilsdorf, também ficou satisfeito com a experiência nas raias de Ilhabela. “As condições estavam excelentes para velejar. Sábado foi nosso primeiro dia de regatas na classe e acabamos na terceira colocação nas três barla sota (prova entre duas bóias alinhadas na direção do vento), comprovando que a C30 é muito competitiva e que ainda precisamos evoluir. No domingo, chegamos a andar na frente da flotilha, mas um erro no contorno da bóia nos impediu de terminar a regata. De qualquer maneira, o aprendizado foi intenso e seguiremos treinando em busca da evolução até a Semana de Vela” (23 a 30/7).
Nas demais classes em disputa na 2ª Etapa da 23ª Copa Mitsubishi, o Phoenix lidera a ORC, Kameha Meha está em primeiro na RGS, assim como Ginga na HPE 25. O fim de semana reuniu 30 tripulações no Yacht Club Ilhabela (YCI). No próximo fim de semana (24 e 25/7), a tradicional canoa de cerveja, no sábado, será acompanhada pela Banda Wash Rock, com direito à lasanha aos velejadores. No domingo, será realizada a cerimônia de premiação da etapa.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044