Tonka domina Classe C30 na abertura da 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

19.06.2023  |    1.501 visualizações C30

Com três vitórias em quatro regatas, barco do comandante Demian Pons lidera a etapa da Copa Mitsubishi que será concluída no próximo fim de semana (24 e 25/7)

São Paulo (SP) - A estreia da tripulação do Tonka em Ilhabela foi muito bem-sucedida neste fim de semana (17 e 18/7). A equipe do comandante Demian Pons soube manter o desempenho do ex-Caballo Loco, principal vencedor da Classe C30 nas últimas três temporadas e atual tricampeão da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica. Foram três vitórias em quatro regatas (5 pontos perdidos), contra uma do Caiçara (7 pp), vencedor da 1ª Etapa. A tripulação do Kaikias EMS (13 pp) também correu o Circuito Ilhabela pela primeira vez.    

O vento manteve a direção sul em ambos os dias, o que possibilitou regatas ao centro do Canal de São Sebastião. As rajadas chegaram a 20 nós (35km/h) no sábado e perderam intensidade no domingo. O Tonka só não venceu a terceira prova, mas voltou a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na quarta regata, a única disputada no domingo pelo chamado Warm Up para a Semana de Vela, em julho.  

O comandante Demian ficou empolgado com os resultados do Tonka. “Foi um ótimo fim de semana, com vento sul e regatas muito disputadas, como costuma ser na classe. Superamos as dificuldades da estreia na C30 e vamos partir para o próximo fim de semana que definirá a etapa com a promessa de mais emoção ainda”. O Warm UP será concluído em 24 e 25 de junho. 

Marcos Cesar, experiente comandante do Caiçara, elogiou os adversários. “O fim de semana foi bem competitivo, com bons ventos e os novos comandantes não dando moleza, conforme eu já previa. A tripulação do Tonka velejou muito bem, com boas largadas e, consequentemente, os melhores resultados, de forma merecida. Em vários momentos tivemos um verdadeiro match race entre os três barcos, incluindo-se o Kaikias EMS. Nós, do Caiçara, faremos alguns ajustes para melhorar o desempenho”. 

Aprendizado e evolução - O Comandante do Kaikias EMS, Daniel Hilsdorf, também ficou satisfeito com a experiência nas raias de Ilhabela. “As condições estavam excelentes para velejar. Sábado foi nosso primeiro dia de regatas na classe e acabamos na terceira colocação nas três barla sota (prova entre duas bóias alinhadas na direção do vento), comprovando que a C30 é muito competitiva e que ainda precisamos evoluir. No domingo, chegamos a andar na frente da flotilha, mas um erro no contorno da bóia nos impediu de terminar a regata. De qualquer maneira, o aprendizado foi intenso e seguiremos treinando em busca da evolução até a Semana de Vela” (23 a 30/7).  

Nas demais classes em disputa na 2ª Etapa da 23ª Copa Mitsubishi, o Phoenix lidera a ORC, Kameha Meha está em primeiro na RGS, assim como Ginga na HPE 25. O fim de semana reuniu 30 tripulações no Yacht Club Ilhabela (YCI). No próximo fim de semana (24 e 25/7), a tradicional canoa de cerveja, no sábado, será acompanhada pela Banda Wash Rock, com direito à lasanha aos velejadores. No domingo, será realizada a cerimônia de premiação da etapa.     

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044 
      

 

           

 

Leia também...
26.03.2025

Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36

24.03.2025

Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS

21.03.2025

Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados

17.03.2025

Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares