São Paulo (SP) - A Classe C30 virá reforçada para a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, a 23ª Edição da Copa Mitsubishi. As novidades para o chamado Warm Up da Semana de Vela de Ilhabela, são as tripulações estreantes de Tonka (ex-Caballo Loco) e Kaikias EMS. Nos últimos anos, ambos os barcos se destacaram na Classe C30, com títulos no Campeonato Brasileiro, Copa Mitsubishi e Semana de Vela de Ilhabela.
Em 9 de junho, o Kaikias EMS correu a Regata Ubatuba Ilhabela Decathlon e obteve o expressivo segundo lugar na Classe ORC, atrás do S40 Argos, o que motivou ainda mais a tripulação vinda da HPE 25. “Ficamos muito felizes com a segunda colocação, o que demonstra que o barco é competitivo além do conceito one design da Classe C30", destaca o comandante do Kaikias EMS, Daniel Hilsdorf.
"No Warm Up, correremos na C30 contra equipes muito bem treinadas. Pelo equilíbrio da classe, pequenos detalhes em táticas e manobras fazem grande diferença no resultado. Será um ótimo ‘termômetro’ para medirmos o entrosamento do time e os ajustes no barco”, exalta Hilsdorf.
Também estreante na classe, o comandante Demian Esparo tem como objetivo desenvolver o aprendizado a bordo do Tonka. “Será nossa primeira regata na C30 e não queremos projetar expectativas. Ainda estamos conhecendo o barco e aproveitaremos para entrosar a tripulação”. Demian e equipe também vieram da Classe HPE 25. Como Caballo Loco até 2022, o Tonka é atual tricampeão da Copa Mitsubishi e Brasileiro. Venceu ainda, a Semana de Vela em 2022.
Boas-vindas aos marujos - Apesar de acirradas disputas nas raias de Ilhabela, fora da água prevalecem o respeito e o fair play. “É com satisfação que recebemos na Classe C30 os comandantes Demian e Daniel, assim como suas tripulações. Alguns desses velejadores conhecem bem a raia e trazem ampla experiência de outros barcos. Com certeza irão elevar ainda mais o nível das regatas. Desejo bons ventos a todos”, exclama o experiente comandante do Caiçara, Marcos Cesar, tetracampeão do Circuito Ilhabela (2015 a 2018) e vencedor da 1ª Etapa de 2023.
A 2ª Etapa, das quatro anuais da Copa Mitsubishi, será nos finais de semana de 17 e 18, 24 e 25 de junho. A Semana de vela, de 23 a 30 de julho. Nas demais classes do Circuito Ilhabela, a primeira etapa apresentou vitória do Xamã na ORC, após duelo equilibrado com o Phoenix, novo barco de Mauro Dottori (ex-Caballo Loco); na BRA-RGS, o Kameha Meha foi absoluto, enquanto o Ginga dominou a HPE 25, seguido pelo Conquest.
A previsão de ventos para o fim de semana é de sudoeste nos dois dias, com média intensidade no sábado e mais fraco no domingo, o que abre a possibilidade de regatas no centro do Canal de São Sebastião a partir de meio-dia. A temperatura ficará entre 16 e 21ºC, com os dias parcialmente nublados e sem chuva, segundo o site muitobonsventos.com.br, de Ilhabela.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares