São Paulo (SP) - O domingo (19/3) consagrou o Caiçara como vencedor da Classe C30 no encerramento da primeira etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - 23ª Copa Mitsubishi, após disputa acirrada com o estreante Bravo ao norte do Canal de São Sebastião. O vento leste, entre 10 e 12 nós, cerca de 20 km/h, levou o barco do comandante Marcos César a mais duas vitórias, totalizando seis na etapa. O último título do Caiçara foi em 2018, quando chegou ao tetracampeonato.
No sábado, o Bravo, de Jorge Berdasco, venceu a primeira regata, acirrando a disputa na classe, que se estenderia ao longo do fim de semana. A raia contou com 26 barcos. A segunda das quatro etapas de 2023 será em 17 e 18, 24 e 25 de junho, no chamado warm up para a tradicional Semana de Vela de Ilhabela, que chegará à 50ª edição no final de julho.
O comandante Berdasco destacou a primeira vitória do Bravo na Classe C30. “Nossa largada, muito boa, foi decisiva para vencermos a regata de sábado. O Marcelo de Jesus, ex-tripulante do C30 Kaikias, também nos ajudou muito nas regulagens do barco. A regata foi definida apenas na última manobra, no último jibe, com o Caiçara se aproximando da gente. Foi no limite, confirmando o equilíbrio da classe. A tripulação ficou muito animada”, exclamou Berdasco.
“Na primeira regata de domingo, chegamos a andar na frente do Caiçara, mas tivemos um problema. A esteira da vela mestra estourou e tivemos de fazer uma gambiarra. Na segunda, não largamos tão bem e contamos com a participação do Caballo Loco (atual tricampeão), o que intensificou a disputa na C30. O fim de semana foi muito produtivo, mas mostrou que ainda temos que treinar muito”, concluiu otimista, o comandante do Bravo.
Nas demais classes da Copa Mitsubishi, a primeira etapa apresentou vitória do Xamã na ORC, após duelo equilibrado com o Phoenix; na BRA-RGS, o Kameha Meha foi absoluto, enquanto o Ginga dominou a HPE 25, seguido pelo Conquest. A canoa de cerveja coroou a cerimônia de premiação da etapa, apresentada pelo diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela (YCI) e também comandante do Phoenix, Mauro Dottori.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044