São Paulo (SP) - Chegou o momento da primeira decisão da temporada para a Classe C30 no Circuito Ilhabela, a 23ª Copa Mitsubishi, com as regatas finais da primeira das quatro etapas anuais da mais regular competição de vela oceânica do País. As 26 tripulações retornam ao Yacht Club Ilhabela (YCI) neste fim de semana (18 e 19/3) para a definição das respectivas classes. A C30 apresentou disputa particular e acirrada entre o tetracampeão Caiçara (2015 a 2018) e a tripulação estreante do Bravo.
O Bravo (ex-Corta Vento) competiu até 2021 em Florianópolis, na flotilha catarinense do Veleiros da Ilha. Em 2022 o barco foi trazido para São Paulo e reformado pelo atual comandante Jorge Berdasco. “O primeiro fim de semana nos trouxe uma experiência muito boa, tendo o Caiçara como referência. Já velejei ao lado do Marcos Cesar, há 20 anos no Sensation, e hoje, é um prazer tê-lo como adversário. É um cavalheiro, inclusive nos emprestou uma vela balão. Estamos animados para mais um fim de semana a bordo do Bravo, esperando por novos barcos na C30 na raia”, projeta Berdasco.
Afastado das raias por dois anos, Marcos Cesar retornou às regatas em Ilhabela com o Caiçara em 2022, conquistando o vice-campeonato da Classe C30 na Copa Mitsubishi, atrás do Caballo Loco. “O fim de semana anterior foi ótimo para darmos uma ajustada geral e pegarmos novamente as manhas do barco. O desempenho da tripulação do Bravo valorizou nossas vitórias. Agora é esperarmos que este fim de semana traga mais uma vez bons ventos para todos nós”, deseja Marcos Cesar.
A previsão do site muitobonsventos.com.br é de vento leste de 8 a 12 nós no sábado e domingo, com tempo parcialmente nublado, sem chuva e temperatura máxima de 30 graus em ambos os dias. As demais classes têm os seguintes líderes: Phoenix (ORC), Kameha Meha (BRA-RGS) e Ginga (HPE 25). O Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - Copa Mitsubishi - é disputado pelo 23º ano consecutivo.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.9275-7044