Ilhabela (SP) – O Caballo Loco dominou a competitiva Classe C30 na 22ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica ao longo das quatro etapas realizadas em 2022. Neste último fim de semana de campeonato (03 e 04/12) venceu mais quatro regatas, totalizando expressivas 18 vitórias em 25 provas para chegar ao tricampeonato consecutivo (2020/21/22). O Caiçara foi o vice-campeão, com o Loyalty 06 em terceiro lugar.
Após temporada praticamente perfeita, o comandante Mauro Dottori lembrou das conquistas do Caballo Loco em Ilhabela, em 2022. “Foi um ano realmente muito bom para nós. Ganhamos o Campeonato Brasileiro, Semana de Vela e agora a Copa Mitsubishi. Só não vencemos o Circuito Ilha de Santa Catarina, onde ficamos em segundo lugar, atrás do Katana Portobello, de Florianópolis”.
Dottori exaltou a participação dos concorrentes, que valorizaram ainda mais o título do Caballo Loco. “Um dos pontos fortes neste ano para a C30, foi o retorno do Caiçara, que sempre oferece um desafio a mais para as tripulações da classe. O Kairós, estreante em 2021, é outro barco que enaltece a C30. Além de esforçada, a equipe do comandante Alessandro Penido promove a confraternização entre os velejadores. Espero que em 2023 o Alexandre Leal (Loyalty) retorne para reforçar ainda mais a classe e para que tenhamos uma temporada vitoriosa para todos”.
O tático e timoneiro do Caballo Loco, Juninho de Jesus, atribuiu o tricampeonato ao aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo comandante. “É gratificante poder retribuir em resultados todo o suporte que o Mauro nos proporciona. Foi muito legal ter o Robert Scheidt a bordo na Semana de Vela e agora estamos fechando o ano com chave de ouro, com mais um título, e ao lado dos meus familiares”. Juninho vai disputar o Sul-Americano de Star a partir de quinta-feira (8/12) em Buenos Aires, ao lado do proeiro Pedro Trouche.
Entre os familiares de Juninho, estava o tio Beto de Jesus, responsável pela regulagem das velas, o trimmer. Beto teve o privilégio de correr em três C30 neste ano: Kaikias, Kairós e Caballo Loco. “O que vale é essa festa dos velejadores que a gente vê em Ilhabela, a Capital Nacional da Vela. Espero que em 2023 a classe inicie o ano com força, com todos os barcos no Circuito Ilha de Santa Catarina, na primeira semana de fevereiro, em Florianópolis", desejou Beto após a cerimônia de premiação no Yacht Club Ilhabela.
As demais classes em disputa na Copa Mitsubishi tiveram os seguintes campeões: Rudá - Asa Alumínio (ORC), Zeus (BRA-RGS), Ginga (HPE 25), Nautilus (Bico de Proa) e Helios (Duplas). A primeira das quatro etapas do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2023 está marcada para os dias 11 e 12, 18 e 19 de março.
Classe C30 na 22ª Copa Mitsubishi (25 regatas e 6 descartes)
1 – Caballo Loco – UIC/YCI (Mauro Dottori) – 21 pontos perdidos
2 – Caiçara - PIC (Marcos Cesar) – 38 pp
3 – Loyalty 06 - VDS/ICRJ (Alexandre Leal) – 51 pp
4 – Kaikias Via Itália - GVI (Eduardo Mangabeira) – 53 pp
5 – Kairós - GVI (Alessandro Penido) – 57 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares