Ilhabela (SP) – O Caballo Loco dominou a competitiva Classe C30 na 22ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica ao longo das quatro etapas realizadas em 2022. Neste último fim de semana de campeonato (03 e 04/12) venceu mais quatro regatas, totalizando expressivas 18 vitórias em 25 provas para chegar ao tricampeonato consecutivo (2020/21/22). O Caiçara foi o vice-campeão, com o Loyalty 06 em terceiro lugar.
Após temporada praticamente perfeita, o comandante Mauro Dottori lembrou das conquistas do Caballo Loco em Ilhabela, em 2022. “Foi um ano realmente muito bom para nós. Ganhamos o Campeonato Brasileiro, Semana de Vela e agora a Copa Mitsubishi. Só não vencemos o Circuito Ilha de Santa Catarina, onde ficamos em segundo lugar, atrás do Katana Portobello, de Florianópolis”.
Dottori exaltou a participação dos concorrentes, que valorizaram ainda mais o título do Caballo Loco. “Um dos pontos fortes neste ano para a C30, foi o retorno do Caiçara, que sempre oferece um desafio a mais para as tripulações da classe. O Kairós, estreante em 2021, é outro barco que enaltece a C30. Além de esforçada, a equipe do comandante Alessandro Penido promove a confraternização entre os velejadores. Espero que em 2023 o Alexandre Leal (Loyalty) retorne para reforçar ainda mais a classe e para que tenhamos uma temporada vitoriosa para todos”.
O tático e timoneiro do Caballo Loco, Juninho de Jesus, atribuiu o tricampeonato ao aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo comandante. “É gratificante poder retribuir em resultados todo o suporte que o Mauro nos proporciona. Foi muito legal ter o Robert Scheidt a bordo na Semana de Vela e agora estamos fechando o ano com chave de ouro, com mais um título, e ao lado dos meus familiares”. Juninho vai disputar o Sul-Americano de Star a partir de quinta-feira (8/12) em Buenos Aires, ao lado do proeiro Pedro Trouche.
Entre os familiares de Juninho, estava o tio Beto de Jesus, responsável pela regulagem das velas, o trimmer. Beto teve o privilégio de correr em três C30 neste ano: Kaikias, Kairós e Caballo Loco. “O que vale é essa festa dos velejadores que a gente vê em Ilhabela, a Capital Nacional da Vela. Espero que em 2023 a classe inicie o ano com força, com todos os barcos no Circuito Ilha de Santa Catarina, na primeira semana de fevereiro, em Florianópolis", desejou Beto após a cerimônia de premiação no Yacht Club Ilhabela.
As demais classes em disputa na Copa Mitsubishi tiveram os seguintes campeões: Rudá - Asa Alumínio (ORC), Zeus (BRA-RGS), Ginga (HPE 25), Nautilus (Bico de Proa) e Helios (Duplas). A primeira das quatro etapas do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2023 está marcada para os dias 11 e 12, 18 e 19 de março.
Classe C30 na 22ª Copa Mitsubishi (25 regatas e 6 descartes)
1 – Caballo Loco – UIC/YCI (Mauro Dottori) – 21 pontos perdidos
2 – Caiçara - PIC (Marcos Cesar) – 38 pp
3 – Loyalty 06 - VDS/ICRJ (Alexandre Leal) – 51 pp
4 – Kaikias Via Itália - GVI (Eduardo Mangabeira) – 53 pp
5 – Kairós - GVI (Alessandro Penido) – 57 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845