São Paulo (SP) – O equilíbrio prevaleceu na Classe C30 neste fim de semana (8 e 9/10) na abertura da terceira etapa da 22ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A competitiva classe correu quatro regatas com três vitórias do atual campeão Caballo Loco e uma do Caiçara, na quarta prova, neste domingo. O Kairós teve o mérito de chegar três vezes em segundo lugar.
Na classificação entre os três primeiros, o líder Caballo Loco (Mauro Dottori) soma 5 pontos perdidos, contra 9 do Kairós (Alessandro Penido), e 10 do Caiçara (Marcos Cesar). A terceira e penúltima etapa de 2022 será concluída no próximo fim de semana (15 e 16/10). Mais de 30 tripulações se reuniram no Yacht Club Ilhabela para a tradicional canoa de cerveja após as regatas.
O experiente Juninho de Jesus, natural de Ilhabela, ajudou a levar o Caballo Loco a três vitórias, no leme da embarcação. “Regata na C30 não tem moleza, sempre é muito disputada. Algumas mudanças em nossa tripulação exigiram que fôssemos mais cautelosos. A estratégia era de fazermos regatas mais conservadoras, sem correr riscos”, avaliou Juninho sobre a tática bem-sucedida.
“Também foi legal vermos a evolução do Caiçara. A tripulação soube dar velocidade ao barco e mereceu a vitória na quarta regata. Sem falar no Kairós que, mais regular a cada competição, obteve três segundos lugares”, relatou Juninho, integrante da equipe brasileira comandada por Robert Scheidt na Copa da Nações da Star Sailors League.
Com predominância do vento leste, fraco, antes da chegada da frente fria, as quatro regatas da C30, duas no sábado e duas no domingo, foram realizadas ao norte de Ilhabela. As demais classes da Copa Mitsubishi têm os seguintes líderes na classificação parcial da terceira etapa: Zoom (Breno Chvaicer) na HPE 25, Rudá Blue Seal (Mario Martinez) na ORC, Zeus (Paulo Moura) na RGS A, e Brazuka (Rubens Bueno) na RGS C.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845