C30

Caballo Loco vence 2ª Etapa e lidera Classe C30 no Circuito Ilhabela

Com mais duas vitórias em três regatas, barco de Ubatuba concluiu a 2ª Etapa da Copa Mitsubishi neste fim de semana, na liderança

06.06.2022  |  541 visualizações

São Paulo (SP) – A exemplo da primeira etapa, o Caballo Loco venceu novamente e mantém a liderança da 22ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Neste fim de semana (4 e 5/6), foram duas vitórias em três regatas na Classe C30, com expressivo retrospecto de quatro vitórias em sete provas ao longo da etapa considerada como warm up para a 49ª Semana de Vela de Ilhabela, na última semana de julho.    

As disputas ao norte no Canal de São Sebastião foram mais uma vez acirradas, entre Caballo Loco, Loyalty e Kaikias Via Itália, assim como entre Kairós e Caiçara. Os barcos velejaram sábado e domingo impulsionados pelo vento leste com rajadas acima de 15 nós, cerca de 30 km/h. Com duas vitórias na etapa, o Loyalty ficou em segundo lugar seguido por Kaikias Via Itália, que obteve uma vitória, Kairós e Caiçara. O Yacht Club Ilhabela (YCI) recebeu 43 embarcações.  

O cenário da regata de percurso de sábado foi inusitado, com frio, garoa, nebulosidade e vento. “Não havia visibilidade, por isso a Comissão de Regatas optou por uma prova de percurso entre Armação e Praia da Fome. Logo na largada quebrou a adriça (cabo para içar vela) e depois, o moitão (roldana por onde passa o cabo) e caímos para o terceiro lugar. Depois nos recuperamos e chegamos bem na frente”, relatou o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

“No jantar de confraternização da noite de sábado no salão de eventos do clube, o Alexandre Leal (comandante do Loyalty) fez a gentileza de levar duas garrafas de Caballo Loco (vinho chileno que dá nome ao barco rival) para brindarmos com o pessoal da Classe C30. Fiquei muito grato. Foi divertido. No domingo o vento leste se manteve com 16, 17 nós e fazia muito frio a bordo. Largamos na frente, mas a vela balão rasgou em uma rajada no último contravento. Mesmo assim chegamos em segundo”, conformou-se Dottori.

O Kaikias Via Itália venceu a prova, com o Loyalty na terceira colocação, resultado que garantia o primeiro lugar do warm up ao Caballo Loco, independentemente da última prova. “Na segunda regata largamos bem novamente, o que nos ajudou a cruzar a linha de chegada na frente. O mais importante é que tivemos 43 tripulações muito animadas à espera da Semana de Vela, que será um grande evento”, previu Dottori, que busca o tricampeonato seguido da Copa Mitsubishi com o Caballo Loco.

Rumo à Semana de Vela - Em julho, o Kaikias Via Itália terá como tarefa, defender o título conquistado em 2021 na Classe C30. “Ao contrário do fim de semana anterior, desta vez o vento colaborou e tivemos dois dias maravilhosos para velejar. A tripulação trabalhou muito bem, o barco evoluiu e os resultados apareceram”, comemorou o timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus.

“O Caballo Loco mereceu a vitória. Está velejando de forma consistente e será uma missão difícil superá-lo na Semana de Vela para chegarmos ao bicampeonato. Sem falar no Loyalty, que está velejando forte, e nos barcos que vêm de Floripa, Katana Portobello e Zeus, sempre muito bem preparados. A Classe C30 chegará com força à principal competição de oceano do País”, afirmou Beto de Jesus.        

Na mesma esteira de evolução do Kaikias Via Itália, aparecem Caiçara, de volta às regatas após dois anos, e Kairós, estreante em 2021. “A etapa teve dois finais de semana em condições distintas, o que foi ótimo para nós. Ficou nítido que estamos evoluindo como equipe. Evidenciamos os pontos em que devemos trabalhar mais para seguirmos avançando. Estamos cada vez mais motivados e agora é foco total na Semana de Vela”, destacou o comandante do Kairós, Alessandro Penido.

Para a Classe C30, a Semana de Vela de Ilhabela (23 a 30/7) corresponderá à segunda e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro, iniciado em fevereiro, em Florianópolis. Os demais vencedores da segunda etapa da Copa Mitsubishi são: Phoenix (ORC – Gold), Bravo (ORC – Silver), Ginga (HPE 25), Zeus (RGS-A) e Brazuca (RGS-C). A terceira, das quatro etapas anuais, será disputada em 8, 9, 15 e 16 de outubro.    

 

Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022 – 2ª Etapa (7 regatas, 1 descarte)

1 - Caballo Loco (Mauro Dottori): (2)+2+1+1+1+2+1 = 8 pontos perdidos

2 - Loyalty (Alexandre Leal): 1+1+2+3+2+3+(4) = 12 pp

3 - Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 3+3+(4)+2+3+1+2 = 14 pp

4 - Kairós (Alessandro Penido): 4+4+3+4+4+(5)+5 = 24 pp

5 - Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): (5)+5+5+5+5+4+3 = 27 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845 
  

                    

 

  • Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Loyalty
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Via Itália
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kairós
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Caiçara
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Largada da Classe C30
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

30.07.2022

Caballo Loco e Robert Scheidt conquistam segundo título em Ilhabela

Um dia após vencer o Campeonato Brasileiro, Scheidt ajudou a levar o barco do Litoral Norte ao título da Semana de Vela na Classe C30

29.07.2022

Com Scheidt no leme, Caballo Loco é tricampeão brasileiro da Classe C30

Barco do Litoral Norte, comandado por Mauro Dottori, foi o segundo colocado na etapa de Florianópolis e venceu em Ilhabela

28.07.2022

Classe C30 tem três barcos separados por apenas quatro pontos na Semana de Vela de Ilhabela

Caballo Loco, Kaikias Via Itália e Loyalty 06 brigam pelos títulos da Semana de Vela e do Campeonato Brasileiro

28.07.2022

Loyalty e Caballo Loco vencem em Ilhabela na Classe C30

Cada um dos dois barcos venceu uma regata nesta quarta-feira com vento fraco ao norte do Canal de São Sebastião; classe disputa também, o Campeonato Brasileiro

Entre em contato