C30

Decisão da 2ª Etapa do Circuito Ilhabela promete emoção na Classe C30

Na abertura da etapa, o líder Caballo Loco ficou apenas um ponto à frente do Loyalty; decisão será neste fim de semana (4 e 5/6)

03.06.2022  |  670 visualizações

São Paulo (SP) – Caballo Loco, de Ubatuba (UIC), e Loyalty, com sedes no Rio de Janeiro (ICRJ) e Porto Alegre (VDS), travaram disputas acirradas pela liderança nas quatro regatas do primeiro fim de semana da 2ª Etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Foram duas vitórias para cada barco, além da competitividade com os rivais Kaikias Via Itália, Kairós e Caiçara, uma característica da Classe C30.

O Caballo Loco venceu a primeira etapa em março e lidera a segunda por apenas um ponto de vantagem sobre o Loyalty, o que projeta novas disputas casco a casco no Canal de São Sebastião neste fim de semana (4 e 5/6). Atual campeão da Semana de Vela de Ilhabela, Kaikias Via Itália também é sempre favorito. O tetracampeão da Copa Mitsubishi, Caiçara, está de volta à raia após dois anos de ausência, enquanto a tripulação do Kairós, estreante em 2021, aprimora-se a cada prova.   

“No primeiro fim de semana, era para vencermos pelo menos três das quatro regatas. Estávamos liderando e erramos no último contravento. Estamos errando bem menos, mas cometemos um pequeno erro por falta de atenção e fomos ultrapassados. O adversário (Caballo Loco) vai muito bem taticamente e contra eles não dá para ter o mínimo descuido”, alerta o comandante do Loyalty, Alex Leal.

Na briga pela liderança, e a consequente vitória inédita em uma etapa do Circuito Ilhabela, o Loyalty busca os ajustes. “Conversamos bastante após as regatas para que a tripulação fique mais atenta. Sofremos também a interferência de um barco da ORC na hora de montarmos a boia. O 01 (Caballo Loco) vinha logo atrás e levou vantagem. Foi mais uma falta de atenção nossa. Espero ventos mais fortes ou médios no próximo fim de semana, o que será ainda melhor para nós. Iremos para cima de novo”, define o comandante Leal.

À espera do vento – No primeiro final de semana as rajadas do vento leste não ultrapassaram 12 nós (20 km/h). “Mesmo com vento fraco, a C30 teve um uma bela disputa Caballo e Loyaty, sem falar na briga com Kaikias, Kairós e Caiçara. Esperamos agora um vento mais forte para que a festa seja ainda maior, com a macarronada de sábado no clube e as disputas na raia”, deseja o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

“Com o nível das tripulações, se a intensidade do vento aumentar o pau vai comer solto na raia, vai sair faísca entre os barcos, sempre com muito respeito, como tem sido na C30. Espero um fim de semana espetacular, com regatas muito disputadas e a tradicional confraternização entre os velejadores no Yacht Club Ilhabela (YCI)”, prevê Dottori.

Pode ser que o vento não atinja plenamente o anseio das tripulações, mas deverá aumentar um pouco de intensidade em relação à semana anterior, leste a nordeste de 10 a 15 nós no Canal de São Sebastião, conforme a previsão do site muitobonsventos.com.br . O YCI deve receber cerca de 40 barcos. Nas demais classes, Bravo (ORC), Zeus (BRA-RGS) e Mussulo (HPE 25) lideram a 2ª Etapa da Copa Mitsubishi.     

 

Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022 (2ª etapa: 4 regatas)

1 - Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+2+1+1 = 6 pontos perdidos

2 - Loyalty (Alexandre Leal): 1+1+2+3 = 7 pp

3 - Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 3+3+4+2 = 12 pp

4 - Kairós (Alessandro Penido): 4+4+3+4 = 15 pp

5 - Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 5+5+5+5 = 20 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845 
  

                    

 

 

 

  

 

          

  • Flotilha de C30 em Ilhabela
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Loyalty
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Via Itália
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kairós
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Caiçara
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

30.07.2022

Caballo Loco e Robert Scheidt conquistam segundo título em Ilhabela

Um dia após vencer o Campeonato Brasileiro, Scheidt ajudou a levar o barco do Litoral Norte ao título da Semana de Vela na Classe C30

29.07.2022

Com Scheidt no leme, Caballo Loco é tricampeão brasileiro da Classe C30

Barco do Litoral Norte, comandado por Mauro Dottori, foi o segundo colocado na etapa de Florianópolis e venceu em Ilhabela

28.07.2022

Classe C30 tem três barcos separados por apenas quatro pontos na Semana de Vela de Ilhabela

Caballo Loco, Kaikias Via Itália e Loyalty 06 brigam pelos títulos da Semana de Vela e do Campeonato Brasileiro

28.07.2022

Loyalty e Caballo Loco vencem em Ilhabela na Classe C30

Cada um dos dois barcos venceu uma regata nesta quarta-feira com vento fraco ao norte do Canal de São Sebastião; classe disputa também, o Campeonato Brasileiro

Entre em contato