C30

Classe C30 é destaque no warm up para Semana de Vela de Ilhabela

Barcos disputam a segunda etapa da 22ª Copa Mitsubishi nos dois próximos finais de semana; liderança na C30 é do Caballo Loco

25.05.2022  |  317 visualizações

São Paulo (SP) – O desafio das demais tripulações da Classe C30 na segunda etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica (28 e 29/5; 4 e 5/6) é superar a equipe do Caballo Loco, barco vencedor da primeira etapa com expressivas cinco vitórias em seis regatas. Na segunda colocação, o Loyalty levou vantagem sobre o Kaikias Via Itália apenas nos critérios de desempate. Caiçara e Kairós completaram a flotilha.

A segunda etapa da competição ganha importância porque é considerada como o warm up para a Semana de Vela de Ilhabela (23 a 30/7), principal evento de oceano do continente. Paralelamente à Semana de Vela, será concluído o Campeonato Brasileiro de C30, iniciado no Circuito Ilha de Santa Catarina com vitória do barco local Katana Portobello, em fevereiro, e que tem como atual bicampeão o Caballo Loco, de Ubatuba.

O comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, enalteceu a liderança parcial do barco em Ilhabela. “Será uma ótima oportunidade de treino para a Semana de Vela, que já está chegando. Estamos na frente, mas espero por grandes disputas, como é típico na Classe C30, desde, é claro, que os outros não ganhem da gente. Vejo uma evolução muito grande na equipe do Loyalty e todo mundo está vindo atrás. Não podemos vacilar”, alertou Dottori.

A exemplo do Brasileiro de C30, o Caballo Loco também é o bicampeão da classe na Copa Mitsubishi. “O Kaikias tem sido nosso principal adversário, mas ainda está ajustando a tripulação. O mais importante é que o tempo esteja bom e que tenha muita confraternização no clube, a partir do happy hour de sexta-feira (27/5) na recepção aos velejadores. Será um fim de semana de festa e de emoção, não apenas para a C30, mas para todas as tripulações”, assegurou Dottori, também diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela (YCI).  

Hora de ajustar as velas – O Kaikias Via Itália, campeão inédito da Semana de Vela em 2021, traz algumas alterações na tripulação. “Estamos nos aproximando da Semana de Vela e também do Campeonato Brasileiro de C30. Com as mudanças, pretendemos descer o barco para água, treinar na quinta e sexta-feira, e correr sábado e domingo já testando alguns novos equipamentos. A ideia é intensificar os treinos para estarmos prontos, preparados para a Semana de Vela e também correr atrás no Brasileiro”, afirmou o ilhabelense Beto de Jesus, timoneiro do Kaikias Via Itália.

Campeão Brasileiro em 2019, o Kaikias terminou o Circuito Ilha de Santa Catarina em quarto lugar. “Em Floripa tivemos apenas o primeiro tempo. Em julho, será jogado o segundo tempo em Ilhabela e teremos a chance de reverter a situação. A competitividade da Classe C30 não permite erros na tática e nas manobras. Espero que os ventos contribuam. Esforço não faltará para levarmos o Kaikias Via Itália aos melhores resultados possíveis”, garantiu Beto de Jesus.

Contra o relógio – O Loyalty com sedes no Iate Clube do Rio de Janeiro e no Veleiros do Sul (RS) teve o stay de força (cabo que regula o mastro) quebrado na primeira etapa. A tripulação do comandante Alex Leal está correndo contra o tempo para viabilizar a participação do barco na segunda etapa, a partir deste sábado (28/5).

“Ainda bem que não quebrou o mastro. Conseguimos as peças novas nos Estados Unidos e a montagem foi feita na Argentina. Recebemos o material em cima da hora, nesta quarta-feira, e na sexta já será possível treinar graças ao esforço da equipe. Também estamos com velas novas”, exaltou o comandante Leal.

O Loyalty vem de dois pódios, com as medalhas de prata na primeira etapa da Copa Mitsubishi, e as de bronze em Santa Catarina. “A tendência é seguir melhorando. Duelamos com o Caballo Loco na primeira etapa e vamos manter a estratégia nesta segunda. Atingimos um bom nível, mas ainda temos que evoluir. Mesmo se não vencermos, o objetivo é partir para cima deles”, definiu Alex Leal.       

A previsão é de tempo aberto no Litoral Norte paulista neste fim de semana, com temperaturas variando entre 20 e 30°C. O vento no Canal de São Sebastião deve soprar de leste a nordeste entre 7 e 12 nós. Nas demais classes, a 22ª Copa Mitsubishi tem como líderes, Phoenix (ORC), Zeus (BRA-RGS) e Ginga (HPE 25). A primeira etapa reuniu 44 embarcações.    

 

Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022 (1ª etapa: 6 regatas - 1 descarte)

1 - Caballo Loco (Mauro Dottori): 1+1+1+1+1+(6DNC) = 5 pp  

2 - Loyalty (Alexandre Leal): 3+2+(4)+4+2+1 = 12 pp

3 - Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 2+3+2+2+(5)+3 = 12 pp

4 - Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 3+4+(5)+3+4+2 = 16 pp  

5 - Kairós (Alessandro Penido): 4+(5)+3+5+3+4 = 19 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845 
  

 

 

 

  • Flotilha de C30 em Ilhabela
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Líder Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Loyalty (06) e Caiçara (09)
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Via Itália
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kairós no contravento
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Loyalty: reparos na mastreação contra o tempo
    (Divulgação / Loyalty)

Leia também...

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

23.09.2024

Caiçara KAT Technologies lidera Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) venceu a regata de percurso com rajadas sudoeste de 18 nós (32 km/h) em meio ao Canal de São Sebastião

Entre em contato