São Paulo (SP) - Com vento sul em torno de 17 nós (30 km/h), a Classe C30 encerrou a primeira etapa da Copa Mitsubishi neste fim de semana (19 e 20/3) em Ilhabela com mais duas vitórias do Caballo Loco (01), vencedor da etapa de abertura do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Com o primeiro lugar assegurado após cinco vitórias em cinco regatas, a tripulação do comandante Mauro Dottori optou por não correr a última prova, descartando o resultado conforme o regulamento.
A vitória na sexta e última regata ficou com o Loyalty (RS/RJ), segundo colocado na classificação geral, justamente devido ao triunfo na prova final. O Kaikias Via Itália somou o mesmo número de pontos do Loyalty, mas ficou em terceiro lugar nos critérios de desempate. Caiçara e Kairós vieram a seguir, ratificando o equilíbrio da Classe C30.
As três regatas de sábado foram disputadas no centro do Canal de São Sebastião. “Largamos na frente nas duas regatas, sendo que na primeira só perdemos a liderança para o Kaikias no primeiro contravento, mas logo em seguida nos recuperamos. Foi muito bom para a classe os retornos de Caiçara e Loyalty. Os dois barcos fazem a diferença”, relatou Dottori, comandante do Caballo Loco, atual bicampeão da Copa Mitsubishi.
“A competitividade da Classe C30 passa também pela evolução do Kairós, sem falar da tripulação do Kaikias Via Itália, que está sempre com a faca entre os dentes. Os dois finais de semana da primeira etapa foram excelentes. Regatas limpas, disputadas com muita técnica, sem nenhum entrevero, e fora da água a confraternização que sempre esperamos na varanda do Yacht Club Ilhabela (YCI) ao redor da canoa de cerveja”, elogiou Dottori, também diretor de Vela do YCI.
O bom filho à casa torna - Depois de um ano correndo em outra classe, o comandante do Loyalty optou por retornar com o barco à classe de origem. “Além de ser a mais competitiva, a C30 também é a melhor classe de oceano do País na relação custo-benefício. Estamos muito felizes com nosso desempenho. Aqui em Ilhabela, Caballo e Kaikias são praticamente imbatíveis, mas nós conseguimos andar na frente do Kaikias”, comemorou Alexandre Leal.
As demais classes da Copa Mitsubishi tiveram os seguintes vencedores: Phoenix (ORC), Zeus (RGS), Ginga (HPE 25), Nautilus (Bico de Proa) e Sweet Ruca (Duplas). A segunda das quatro etapas de 2022 começará em 28 de maio. Será o chamado warm up para a Semana de Vela de Ilhabela, em julho, simultaneamente à segunda etapa do Brasileiro de C30.
Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022 (6 regatas - 1 descarte)
1 - Caballo Loco (Mauro Dottori): 1+1+1+1+1+(6DNC) = 5 pp
2 - Loyalty (Alexandre Leal): 3+2+(4)+4+2+1 = 12 pp
3 - Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 2+3+2+2+(5)+3 = 12 pp
4 - Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 3+4+(5)+3+4+2 = 16 pp
5 - Kairós (Alessandro Penido): 4+(5)+3+5+3+4 = 19 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845