São Paulo (SP) – O Caiçara reforçará a flotilha da competitiva Classe C30 na etapa de abertura da Copa Mitsubishi – 22º Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, nos dias 12, 13, 19 e 20 de março. O barco tetracampeão do circuito de 2015 a 2018, ainda Copa Suzuki, passou dois anos fora das disputas, enquanto seu comandante, Marcos de Oliveira Cesar, não corre regatas desde o título de 2018.
“Vamos participar de uma forma muito light, para nos divertir, sem compromisso com o resultado. Por enquanto nada de sair com a faca entre os dentes brigando com todo mundo. Passadas as restrições impostas pela pandemia, pretendemos rever os amigos e disputar toda a temporada com tranquilidade”, ponderou o comandante Marcos Cesar. Além do tetra na Copa Suzuki, o Caiçara conquistou o Campeonato Brasileiro da Classe C30 em 2018 e o bicampeonato da Semana de Vela de Ilhabela em 2017/18.
Após os quatro títulos consecutivos do Caiçara, o Kaikias Via Itália venceu a competição em 2019 e o Caballo Loco é o atual bicampeão (2020/21). A flotilha contará ainda com Kairós e Loyalty, do Veleiros do Sul (VDS) e do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ). Serão cinco embarcações da C30, número expressivo para uma classe one design. O Yacht Club Ilhabela (YCI) também receberá barcos das classes ORC, RGS-BRA, Bico de Proa e HPE 25. São esperadas mais de 30 tripulações.
Caballo Loco, Loyalty, Kaikias Via Itália e Kairós já competiram em 2022. Disputaram o Circuito Ilha de Santa Catarina na primeira semana de fevereiro em Florianópolis, válido pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de C30, com vitória do catarinense Katana Portobello. Nas últimas temporadas, Caballo Loco e Kaikias têm monopolizado as disputas em Ilhabela.
Retorno festejado - O timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus, expressou satisfação com a volta do tradicional barco da C30. “Estamos felizes com o retorno das regatas a Ilhabela e principalmente com a volta do Caiçara, um barco supercompetitivo que deixará a classe ainda mais equilibrada. O Kaikias terá estreias na tripulação, com o objetivo de entrosar e evoluir até a Semana de Vela, em julho, simultaneamente à segunda etapa do Campeonato Brasileiro. Que seja um fim de semana de ótimos ventos a todos os velejadores”, desejou Beto.
Motivado pelo terceiro lugar em Florianópolis, o comandante do Loyalty, Alexandre Leal, está empolgado com as regatas em Ilhabela. "Neste ano vamos priorizar as competições de Ilhabela, além do Circuito Rio. O equilíbrio nas regatas em Santa Catarina confirmou que a C30 é a classe oceânica mais competitiva do Brasil. Entre tripulações de alto nível técnico, o desafio é velejar rápido e não cometer erros. Na Copa Mitsubishi, os barcos de Ilhabela são os barcos a serem batidos".
Segundo o site muitobonsventos.com.br , a previsão para o primeiro fim de semana (12 e 13/3) é de ventos fracos, abaixo de 10 nós, variando de sudoeste a sueste. O tempo permanecerá nublado com possibilidade de chuva durante as regatas, a partir de meio-dia. A temperatura oscilará entre 23 e 28°C. A Copa Mitsubishi de 2022 terá quatro etapas ao longo do ano, até as regatas finais no primeiro fim de semana de dezembro.
Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022
Caballo Loco (Mauro Dottori) – Ubatuba Iate Clube / YCI
Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira) – Grêmio de Vela de Ilhabela
Kairós (Alessandro Penido) – Yacht Club Ilhabela
Loyalty (Alexandre Leal) - Veleiros do Sul / ICRJ
Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar) – Pindá Iate Clube
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845