C30

Retorno do Caiçara é atração da Classe C30 na vela oceânica em Ilhabela

Barco tetracampeão da Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, atual Copa Mitsubishi, retorna à raia neste sábado, após dois anos de ausência

10.03.2022  |  715 visualizações

São Paulo (SP) – O Caiçara reforçará a flotilha da competitiva Classe C30 na etapa de abertura da Copa Mitsubishi – 22º Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, nos dias 12, 13, 19 e 20 de março. O barco tetracampeão do circuito de 2015 a 2018, ainda Copa Suzuki, passou dois anos fora das disputas, enquanto seu comandante, Marcos de Oliveira Cesar, não corre regatas desde o título de 2018.

“Vamos participar de uma forma muito light, para nos divertir, sem compromisso com o resultado. Por enquanto nada de sair com a faca entre os dentes brigando com todo mundo. Passadas as restrições impostas pela pandemia, pretendemos rever os amigos e disputar toda a temporada com tranquilidade”, ponderou o comandante Marcos Cesar. Além do tetra na Copa Suzuki, o Caiçara conquistou o Campeonato Brasileiro da Classe C30 em 2018 e o bicampeonato da Semana de Vela de Ilhabela em 2017/18.

Após os quatro títulos consecutivos do Caiçara, o Kaikias Via Itália venceu a competição em 2019 e o Caballo Loco é o atual bicampeão (2020/21). A flotilha contará ainda com Kairós e Loyalty, do Veleiros do Sul (VDS) e do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ). Serão cinco embarcações da C30, número expressivo para uma classe one design. O Yacht Club Ilhabela (YCI) também receberá barcos das classes ORC, RGS-BRA, Bico de Proa e HPE 25. São esperadas mais de 30 tripulações.

Caballo Loco, Loyalty, Kaikias Via Itália e Kairós já competiram em 2022. Disputaram o Circuito Ilha de Santa Catarina na primeira semana de fevereiro em Florianópolis, válido pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro de C30, com vitória do catarinense Katana Portobello. Nas últimas temporadas, Caballo Loco e Kaikias têm monopolizado as disputas em Ilhabela.

Retorno festejado - O timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus, expressou satisfação com a volta do tradicional barco da C30. “Estamos felizes com o retorno das regatas a Ilhabela e principalmente com a volta do Caiçara, um barco supercompetitivo que deixará a classe ainda mais equilibrada. O Kaikias terá estreias na tripulação, com o objetivo de entrosar e evoluir até a Semana de Vela, em julho, simultaneamente à segunda etapa do Campeonato Brasileiro. Que seja um fim de semana de ótimos ventos a todos os velejadores”, desejou Beto.

Motivado pelo terceiro lugar em Florianópolis, o comandante do Loyalty, Alexandre Leal, está empolgado com as regatas em Ilhabela. "Neste ano vamos priorizar as competições de Ilhabela, além do Circuito Rio. O equilíbrio nas regatas em Santa Catarina confirmou que a C30 é a classe oceânica mais competitiva do Brasil. Entre tripulações de alto nível técnico, o desafio é velejar rápido e não cometer erros. Na Copa Mitsubishi, os barcos de Ilhabela são os barcos a serem batidos".       

Segundo o site muitobonsventos.com.br , a previsão para o primeiro fim de semana (12 e 13/3) é de ventos fracos, abaixo de 10 nós, variando de sudoeste a sueste. O tempo permanecerá nublado com possibilidade de chuva durante as regatas, a partir de meio-dia. A temperatura oscilará entre 23 e 28°C. A Copa Mitsubishi de 2022 terá quatro etapas ao longo do ano, até as regatas finais no primeiro fim de semana de dezembro.    

 

Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022

Caballo Loco (Mauro Dottori) – Ubatuba Iate Clube / YCI

Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira) – Grêmio de Vela de Ilhabela

Kairós (Alessandro Penido) – Yacht Club Ilhabela

Loyalty (Alexandre Leal) - Veleiros do Sul / ICRJ

Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar) – Pindá Iate Clube   

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845 
  

 

 

 

  • Caiçara
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Caballo Loco
    (Heusi Action / ICSC)

  • Kaikias Via Itália
    (Heusi Action / ICSC)

  • Kairós
    (Heusi Action / ICSC)

  • Loyalty
    (Heusi Action / ICSC)

  • Flotilha da C30 em Jurerê (SC)
    (Heusi Action / ICSC)

Leia também...

25.05.2022

Classe C30 é destaque no warm up para Semana de Vela de Ilhabela

Barcos disputam a segunda etapa da 22ª Copa Mitsubishi nos dois próximos finais de semana; liderança na C30 é do Caballo Loco

21.03.2022

Caballo Loco domina regatas da Classe C30 e ganha etapa de abertura do Circuito Ilhabela

Barco de Ubatuba venceu as cinco regatas que disputou e saiu na frente na competitiva Classe C30 pela Copa Mitsubishi

17.03.2022

Desafio da tripulação do Caballo Loco é manter a liderança da Classe C30 no Circuito Ilhabela

Timoneiro e tático do barco do litoral norte paulista, Juninho de Jesus utiliza sua experiência para "decifrar" as raias do Canal de São Sebastião na Copa Mitsubishi

07.02.2022

Com velejadores olímpicos Katana Portobello é campeão da Classe C30 no Circuito Santa Catarina

Barco do Veleiros da Ilha (ICSC) venceu quatro das nove regatas na Raia de Jurerê; circuito correspondeu à primeira etapa do Brasileiro de C30

Entre em contato