Briga pela liderança na Classe C30 está por um ponto em Florianópolis

04.02.2022  |    349 visualizações C30

Caballo Loco (SP) e Katana Portobello (SC) estão separados por apenas um ponto após cinco regatas no Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina

São Paulo (SP) – A Comissão de Regatas do 33º Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina surpreendeu as tripulações nesta quinta-feira (03) com uma nova prova de percurso longo, com mais de 40 milhas (80 km), sob vento forte (nordeste com até 20 nós) e mar grosso, o que provocou avarias nos barcos e desgaste nas tripulações em pleno o terceiro dia de regatas, em Jurerê, Florianópolis.

As tripulações da Classe C30 superaram as dificuldades e foram para a batalha de seis horas a fim de cumprir a quinta regata da competição, que seguirá até este sábado (05/02). O Katana Portobello venceu após 5h51m37. Quatro minutos depois, o Loyalty chegou em segundo lugar, apenas três segundos à frente do líder geral Caballo Loco, que agora tem um ponto de vantagem sobre o Katana (5 a 6). Loyalty (12) é o terceiro, seguido por Zeus Team (16), Kaikias Via Itália (16) e Kairós (23).

A raia da Sede Jurerê do Veleiros da Ilha (ICSC) deverá receber mais três provas até o final do circuito que também é válido pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30. “Foi realmente uma surpresa para todos colocarem a regata mais longa do programa no meio do campeonato, quando as tripulações já estão desgastadas, e não no início como é de costume”, ponderou o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.   

Disputa e emoção, porém, não faltaram para a competitiva e equilibrada Classe C30. “Na largada, saímos logo atrás do Portobello e do Loyalty. Fomos ultrapassados pelo Zeus, mas recuperamos a posição no popa e chegamos a ameaçar o Loyalty. Andamos de balão com velocidade de 15, 16 nós e depois pegamos um contravento duríssimo”, relatou Dottori.

Os metros finais da regata ficaram dramáticos para Caballo Loco e Loyalty na briga pelo segundo lugar. “Fomos nos aproximando, mas com vários bordos na cara, aliás, manobras legais, o Loyalty se defendeu e segurou a gente até o final. Eles comemoram como se tivessem conquistado o campeonato, e fizeram muito bem, porque foi merecidíssimo”, elogiou Dottori, que a partir desta sexta-feira (04) segue na defesa dos bicampeonatos, brasileiro e do Circuito de Santa Catarina na Classe C30 com a experiente tripulação do Caballo Loco.   

 

Classe C30 no Circuito de Santa Catarina (5 regatas e 1 descarte)

 

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+1+1+1+(3) = 5 pontos perdidos

2 - Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 1+2+2+(3)+1 = 6 pp

3 – Loyalty (Alexandre Leal): 3+3+(4)+4+2 = 12 pp

4 – Zeus (Inácio Vandresen): 4+(6)+3+5+4 = 16 pp

5 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): (5)+4+5+2+5 = 16 pp

6 – Kairós (Alessandro Penido): 6+5+6+6+(7) = 23 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 8937-2845 

 

 

 

Leia também...
26.03.2025

Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36

24.03.2025

Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS

21.03.2025

Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados

17.03.2025

Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares