São Paulo (SP) – Estreante na Classe C30 na temporada de 2021, a tripulação do Kairós, em plena ascensão, aguardava o momento de obter a primeira vitória. E veio de forma épica, com bravura e perseverança, justamente na regata mais desafiadora da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica, a Volta à Ilha – Sir Peter Blake, iniciada no sábado e concluída neste domingo (21), após 19h25m30 de navegação.
O Kairós foi o único C30 a cruzar a linha de chegada. A maior parte da flotilha, em todas as classes, desistiu devido à calmaria, sem que houvesse previsão para a entrada do vento. O Caballo Loco segue como líder da classe com apenas dois pontos de vantagem sobre o Kaikias Via Itália, seguido por Kairós. A Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, será decidida no próximo fim de semana (27 e 28/11).
Apesar do desgaste diante das exigências da regata, o comandante do Kairós, Alessandro Penido, expressou sua satisfação ao desembarcar no Yacht Club Ilhabela (YCI) na manhã de domingo. “Ficamos muito felizes por completarmos este desafio. Foi minha primeira Volta à Ilha. Embora eu já tenha participado de outras regatas longas e alguns tripulantes já tivessem corrido a prova, percorremos mais uma etapa importante para o amadurecimento e a consolidação da equipe”.
“Foi uma disputa dura e cansativa devido à falta de vento em vários momentos. Foram mais de 19 horas de competição. A tripulação está de parabéns, pelo esforço, perseverança, espírito colaborativo e bom ânimo a bordo. Foram valorosos. A lua cheia foi um espetáculo à parte realçando ainda mais a beleza de Ilhabela. Que experiência sensacional”, exclamou Penido, com entusiasmo.
Vento zero - Da mesma forma como a maioria dos barcos, a tripulação do Caballo Loco também optou por abandonar a prova. “Levamos mais de duas horas para percorrer umas quatro milhas com menos de dois nós de vento. O sul que era esperado não entrou. Havia uma nuvem muito baixa sobre o Canal de São Sebastião, sem nenhuma perspectiva de vento. Ficamos mais de uma hora com zero nó. Enquanto teve vento, estávamos em segundo lugar, atrás apenas do 4Z Phytoervas”, disse o comandante Mauro Dottori.
Também diretor de Vela do YCI, Dottori enalteceu a proeza do Kairós. “Eles foram guerreiros, tiveram persistência e mostraram que são bravos. O fato deles ganharem uma regata tão especial como a Volta à Ilha, demonstra que vieram para fortalecer a Classe C30 e a vela em geral. Estão de parabéns, nota dez”, enalteceu o comandante do Caballo Loco. O fita azul, primeiro barco a cruzar a linha de chegada, foi o 4Z Phytoervas, com 15h20m15.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 8937-2845
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares