C30

Classe C30 abre etapa decisiva da temporada com Regata Volta à Ilha

Prova mais longa da Copa Mitsubishi será neste sábado (20) com percurso de aproximadamente 45 milhas náuticas em torno de Ilhabela

18.11.2021  |  199 visualizações

São Paulo (SP) – A Regata Volta à Ilha será a atração do primeiro fim de semana da etapa decisiva da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, neste sábado (20/11). Devido à exigente logística para se correr a prova de aproximadamente 45 milhas (cerca de 80 km) e ao desgaste das tripulações permanecerem em competição por mais de dez horas, será a única regata do fim de semana (20 e 21/11).  

As demais provas que decidem a temporada ficarão para o segundo fim de semana (27 e 28/11), quando também será feita a premiação da Regata Volta à Ilha, em homenagem ao velejador e ambientalista neozelandês Sir Peter Blake, presente no Yacht Club Ilhabela na primeira edição da prova, em 2000. Após as regatas haverá canoa de cerveja e na noite de sábado (27) será oferecido jantar de confraternização às tripulações, além do show musical da George Moon Band.    

O comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, destacou a superação da vela em 2021. “Apesar das restrições, o ano está sendo muito bom para a vela. Estamos com força. Conseguimos realizar a Semana de Vela e outra série de regatas em Ilhabela e Ubatuba. Na Classe C30 especificamente, estamos travando uma disputa intensa com o Kaikias pela Copa Mitsubishi, o que é bastante saudável para a vela. Eles são nossos amigos e velejam muito bem. Tem sido muito legal também, vermos o estreante na C30, Kairós, crescendo na raia a cada regata”.

O Caballo Loco é o atual campeão e lidera o circuito com apenas dois pontos de vantagem sobre o Kaikias Via Itália. “Estamos bem preparados para a Volta à Ilha. Neste ano o desafio será ainda maior porque o contorno será completo, com largada e chegada em frente ao Yacht Club Ilhabela. Claro que vai depender do vento, mas estimo nove ou dez horas de regata. As principais exigências são a condição física e o entrosamento da equipe”.    

Vento em todas as direções - O timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus, natural de Ilhabela, alerta para os cuidados especiais para correr uma regata de longa distância. “É necessário uma estratégia bem traçada e conhecimento do percurso para se buscar o objetivo. Contornar a ilha, significa velejar com ventos em todas as direções. É preciso estudar as pressões para se definir o posicionamento do barco mais próximo da ilha para se aproveitar o terral, por exemplo, ou mais distante da costa”.  

Ao contrário das regatas barla-sota, entre duas boias, em uma prova de percurso, as tripulações precisam adotar outra postura. “Uma regata como a Volta à Ilha, impede que se marque os adversários, até porque todos vão largar juntos e, em seguida, cada um seguirá o seu rumo. Velejar contra o Caballo Loco para nós significa um aprendizado, mas nós queremos ser campeões”, afirmou Beto de Jesus com diplomacia e otimismo. O Kaikias Via Itália foi campeão do Circuito Ilhabela em 2019.     

Estreante na Classe C30 nesta temporada, o comandante Alessandro Penido conduzirá o Kairós em sua primeira Volta à Ilha. “Será um novo desafio para a equipe. Serão aproximadamente 50 milhas náuticas com expectativa de mais de oito horas de regata. A meteorologia aponta para um vento sul de até dez nós” (cerca de 18 km/h).

“Os preparativos para este tipo de prova envolvem preocupações adicionais como, navegação noturna, estar em mar aberto e buscar desempenho máximo por um período longo. Mas a tripulação está muito animada, torcendo por bons ventos e muita diversão”, é o que espera Penido, assim como outras 30 tripulações que devem dar a Volta à Ilhabela.  

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 8937-2845

    

 

 

 

     

  • Kaikias, Kairós e Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Líder Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Via Itália
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kairós: primeira Volta à Ilha
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

23.09.2024

Caiçara KAT Technologies lidera Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) venceu a regata de percurso com rajadas sudoeste de 18 nós (32 km/h) em meio ao Canal de São Sebastião

Entre em contato