São Paulo (SP) – As tripulações da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica vivem a contagem regressiva para a regata mais esperada do campeonato, a Volta à Ilha Sir Peter Blake, considerada ao mesmo tempo a mais desafiadora e a mais divertida da temporada. Por exigir condições específicas de vento, a prova não é disputada desde 2017, quando o Caiçara venceu na Classe C30 com 7h17m29.
Neste ano, a disputa na C30 está acirrada entre o atual campeão Caballo Loco (Mauro Dottori) e o vencedor de 2019, Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira). Apenas dois pontos separam as duas embarcações, com vantagem do Caballo Loco, 15 perdidos contra 17 do rival, após 16 regatas e quatro descartes. O Kairós (Alessandro Penido) vem em terceiro lugar com 33 pontos.
O primeiro fim de semana (20 e 21/11) da terceira e decisiva etapa ficará restrito à Volta à Ilha, devido à logística exigida pela prova. As regatas finais serão realizadas em 27 e 28/11, acompanhadas pela canoa de cerveja, jantar de confraternização e premiação no Yacht Club Ilhabela (YCI). Entre 30 barcos, a etapa anterior teve os seguintes vencedores nas demais classes: Relaxa (HPE 25), Kameha Meha (RGS) e Xamã (ORC).
Regata Volta à Ilha – A prova em homenagem a Sir Peter Blake teve início em 2000, ano em que o navegador e ambientalista visitou o YCI com o veleiro Seamaster, barco laboratório no qual desenvolvia a campanha Blake Expeditions, para alertar a população mundial sobre a contaminação das águas de mares e rios do planeta. Após passar por Ilhabela, subindo a costa brasileira, Blake foi assassinado em seu barco por piratas no Amapá em dezembro de 2001.
Com cerca de 45 milhas (aproximadamente 80 km), a Volta à Ilha é uma regata diferenciada em relação às tradicionais barla-sota (entre duas boias) e de médio percurso, disputadas no canal. Exige cuidados extras da tripulação em relação à manutenção dos equipamentos de bordo e provimentos. Pode ser ainda mais desafiadora sob ventos fortes e contrários ou durar muitas horas em caso de calmaria. O recorde pertence ao Montecristo, de Ubatuba, estabelecido em 2014 com 6h05m12.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 8937-2845