Na 71ª Edição, Regata Santo-Rio contempla velejadores de várias classes oceânicas

Largada da mais longeva prova de oceano do País está prevista para 22 de outubro, no desafiador percurso de 200 milhas entre os Iates Clubes de Santos e Rio de Janeiro

23.09.2021  |  143 visualizações

São Paulo (SP) -  A regata mais tradicional da vela oceânica brasileira terá sua 71ª largada em 22 de outubro na Baía de Santos. O desafiador percurso entre os Iates Clubes de Santos (ICS) e Rio de Janeiro (ICRJ) é de aproximadamente 200 milhas náuticas (cerca de 360 km). A Regata Santos-Rio de 2021 contempla democraticamente velejadores das classes oceânicas que tenham seus barcos em conformidade com o Aviso de Regata (AR). 

Estão convidadas pelo ICS e ICRJ as seguintes classes: VPRS, BRA-RGS, ORC, RGS-Clássicos, Mini Transat e Bico de Proa. O tempo de regata, é óbvio, fica diretamente relacionado à intensidade do vento. A entrada de uma frente fria, por exemplo, pode levar o vencedor a concluir a prova em menos de um dia, enquanto uma calmaria pode manter a flotilha no percurso por mais de três dias.

Na 65ª Edição, os gaúchos do Camiranga, um Soto 65, completaram a prova em 18h09m, estabelecendo o atual recorde. A marca anterior pertencia ao Sorsa III (RJ), um Farr 53, com 19h33m. O maior número de inscritos foi obtido em 2020, na 70ª Edição, com 68 embarcações. Por ser ao mesmo tempo uma prova de mar aberto e de curta duração, a Santos-Rio atrai anualmente os principais velejadores do País, incluindo-se campeões olímpicos e mundiais.

A regata de 2020 foi emblemática, pelo recorde de inscritos e pelas rajadas que atingiram 38 nós (70 km/h). Presenças ilustres, como a família Grael, Isabel Swan, Samuel Albrecht e Maurício Santa Cruz elevaram o nível da disputa. Dos 68 barcos que largaram, 30 abandonaram por avarias. O Ventaneiro 3, de Renato Cunha, ficou em primeiro lugar na classe ORC. Na IRC, o CBVela Rudá, do bicampeão olímpico Torben Grael, levou a medalha de ouro, enquanto na RGS, o vencedor foi o Pangea, de Jorge Carneiro.   

Sincronizados na terra e no mar – A afinidade entre os dois organizadores tem sido essencial para o sucesso e a longevidade da regata. “Os Iates Clubes de Santos e do Rio sempre dedicaram carinho especial a essa regata. Contaram até agora com a colaboração da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, e Marinha do Brasil, participando com seus veleiros, prestigiando a largada com o imponente Cisne Branco e garantindo a segurança com a escolta da flotilha em todo o percurso”, enaltece o vice-comodoro financeiro e administrativo do ICS, Jonas Penteado.

Velejador assíduo nas principais regatas de oceano do País, Penteado competiu em 26 edições da Santos-Rio. “A inteiração entre as cidades de Santos e Guarujá na largada, e com o Rio de Janeiro, na chegada, aumenta a cada ano. Culminou em 2020 com o desfile dos barcos, antecedendo a largada e atraindo muitos espectadores que se encontravam na orla da Ponta da Praia. Repetiremos neste ano”, afirma Penteado.

Pelo lado do Iate Clube do Rio de Janeiro, o assessor de diretoria de Vela também enaltece a parceria. “Estamos próximos de mais uma edição da Regata Santos-Rio, a 71ª, completando 70 anos de uma iniciativa muito bem-sucedida entre dois grandes clubes náuticos do Brasil: ICRJ e ICS. Esperamos mais uma vez um número expressivo de barcos, representando os principais polos da vela oceânica brasileira”, deseja Ricardo Baggio, o Kadu.

As condições climáticas, fator essencial para se definir a estratégia de regata, desde já começam a ser especuladas. “Esperamos também que a intensidade do vento permita uma boa navegação e uma velejada que conduza todas as tripulações até a linha de chegada no Rio de Janeiro. Ambos os clubes estão trabalhando em sincronia para atender às necessidades de todos os participantes, antes e depois da regata”, assegura o diretor executivo do ICRJ, Kadu.

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 8937-2845

     

 

      

  • Vista aérea da largada em 2020
    (Marco Yamin)

  • Largada da 70ª Edição
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Rumo ao Rio de Janeiro
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Bordo no Dona Bola
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

27.10.2021

Com perseverança, barco de 6,5 metros conclui Regata Santos-Rio em mais de três dias

Entre a largada na sexta-feira e a chegada ao Rio na segunda (25) foram mais de 76 horas para a pequena embarcação completar o percurso de 200 milhas náuticas

25.10.2021

Xamã Matrix Energia é campeão da 71ª Regata Santos-Rio

Barco do Iate Clube de Santos fez a Fita Azul e ainda venceu nas classes ORC e VPRS no desafiador percurso de 200 milhas náuticas

22.10.2021

Regata Santos-Rio leva público ao êxtase antes dos desafios do vento leste

A manhã de sexta-feira ofereceu à população santista um momento único, com desfile das embarcações e apresentação da Esquadrilha da Fumaça

20.10.2021

Vento leste deve impulsuionar barcos na 71ª Regata Santos-Rio

Nesta sexta-feira (22), antes da largada, público santista terá a oportunidade de ver de perto desfile dos barcos, com direito à apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Entre em contato