São Paulo (SP) – Atual campeão brasileiro da Classe C30 e do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, o Caballo Loco dominou os dois finais de semana da primeira etapa da Copa Mitsubishi que neste ano chega à 21ª edição, com sede no Yacht Club Ilhabela. A tripulação do comandante Mauro Dottori conquistou seis vitórias em sete regatas, com um descarte.
Kaikias Via Itália venceu uma prova, enquanto o estreante Kairós superou as expectativas e competiu em condições de igualdade contra duas das mais experientes tripulações da Classe C30. “O Kairós teve uma estreia formidável. Eu diria que é o melhor estreante que a classe já teve. Andou muito perto da gente e do Kaikias, brigando o tempo todo”, elogiou Dottori.
O vento predominante de leste oscilou entre 8 e 12 nós durante o fim de semana, proporcionando cinco regatas ao norte de Ilhabela. “No sábado, batemos na boia na largada da primeira regata e o Kaikias Via Itália venceu de ponta a ponta. Depois, ganhamos a segunda com muita briga e na terceira demos um jibe (mudar a direção do barco com a proa a favor do vento) e partimos com muita velocidade em direção à ilha”, relatou Dottori.
O Cabbalo Loco repetiu o desempenho no domingo para vencer mais duas regatas. “Na primeira, montamos todas as boias em primeiro, enquanto Kaikias e Kairós brigavam pau a pau pelo segundo lugar. Na segunda, a melhor largada foi do Kairós, mas conseguimos ultrapassá-lo com muita dificuldade”, contou o comandante Dottori.
“Foi uma disputa muito bonita, assim como todo o fim de semana, com dois dias espetaculares, temperaturas de verão e mar liso como um “chão”. Teve até baleia no canal. Apesar do rigor dos protocolos, o retorno às raias de Ilhabela foi sensacional”, enalteceu Dottori, líder da Classe C30 na Copa Mitsubishi e diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela.
Rivalidade valoriza a Classe C30 – O equilíbrio entre barcos é uma característica da competitiva Classe C30. Embora o Caballo Loco tenha sido superior, os adversários valorizam a disputa em elevado nível técnico. Assim como Caballo Loco em 2020, Kaikias Via Itália venceu as principais competições em 2019. Neste ano, o Kairós mostra que veio para acirrar ainda mais as regatas.
“Nossa estreia na C30 foi muito bem-sucedida, em especial neste segundo fim de semana. Teve sol, temperaturas agradáveis, ventos médios e disputas emocionantes. Nossas expectativas foram superadas. A equipe está feliz e super motivada para a Semana de Vela de Ilhabela (24 a 30/7). Somos gratos a Deus, em primeiro lugar, e aos tripulantes do Kaikias e do Caballo pela ajuda e pelo incentivo que recebemos deles”, reconheceu o comandante do Kairós, Alessandro Penido.
A tripulação do Kaikias Via Itália também enalteceu a abertura da Copa Mitsubishi. “Foram dois finais de semana maravilhosos. No primeiro, uma ventania de sul no canal e neste segundo, aquele vento leste clássico de Ilhabela, com regatas muito técnicas. O Caballo segue velejando muito bem em todas as condições, é um barco muito regular”, observou o timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus.
“O desempenho do Caballo Loco é um estímulo a mais para nós buscarmos os ajustes necessários para superá-lo. As regatas costumam ser muito equilibradas, definidas nos detalhes, é possível alcança-los. Ficamos muito felizes também com a estreia da Kairós. A tripulação mostrou que veio para fortalecer a flotilha da Classe C30 no litoral norte. Agora, é aproveitar o mês de julho para treinar, acertar o barco e partir com tudo na Semana de Vela, que para a C30 também será válida como segunda e última etapa do Campeonato Brasileiro”, afirmou Beto.
Nas demais classes, os vencedores da primeira etapa são: Conquest ecom (HPE 25), Beleza Pura (BRA-RGS), Xamã (ORC Gold), Aventador (ORC Silver) e ZAP (Bico de Proa. A Copa Mitsubishi, Copa Suzuki até 2020, chega à 21ª edição em temporadas consecutivas. A competição conta tradicionalmente com quatro etapas anuais. Nestes dois últimos anos, porém, a organização teve de fazer ajustes para que os velejadores competissem em segurança.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares