São Paulo (SP) - Duas vitórias do atual campeão Caballo Loco marcaram no último fim de semana (19 e 20/6) a abertura da XXI Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. O vento forte e constante impulsionou a experiente tripulação a cruzar a linha de chegada à frente dos adversários Kaikias Via Itália, campeão em 2019, e Kairós, nas regatas da Classe C30 de sábado e domingo.
A primeira etapa da Copa Mitsubishi, chamada de Warm Up pela proximidade da Semana de Vela de Ilhabela (24 a 30/7) será concluída neste fim de semana (26 e 27/6) por mais de 30 embarcações. A abertura do campeonato, prevista para março, foi adiada devido à pandemia. Os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias estão sendo praticados com rigor pelo Yacht Club Ilhabela.
A novidade da Classe C30 nesta etapa é a estreia da tripulação do Kairós, (+Realizado até 2020). “Fizemos no último sábado nossa primeira prova na C30, uma experiência muitíssimo satisfatória. Alcançamos o objetivo estipulado para essa primeira fase do Kairós: organizar a tripulação, adquirir confiança nas manobras e manter o controle do barco. Foi uma boa estreia”, considerou o comandante Alessandro Penido.
Ventania no canal - Sensata, na segunda regata a tripulação do Kairós optou por priorizar a segurança, do barco e dos velejadores. “No domingo, largamos e montamos bem a primeira boia. No final da perna de popa o ventou ultrapassou o limite que havíamos estabelecido como seguro para este início na Classe C30. Queremos dar um passo de cada vez e, se Deus permitir, no próximo fim de semana tem mais”, exclamou Penido.
No domingo (20) o vento sudoeste atingiu rajadas de 30 nós (mais de 50 km/h) no centro do Canal de São Sebastião, o que favoreceu a entrosada tripulação do Caballo Loco. “Neste início de temporada, estamos nos preparando para vencer em uma classe em que as tripulações são muito experientes. Precisamos manter a regularidade. Estamos aproveitando também para fazermos os ajustes para a Semana de Vela”, avaliou Juninho de Jesus, tático do Caballo Loco.
Nas demais classes, os vencedores do primeiro fim de semana foram: Ginga (HPE 25), Beleza Pura (BRA-RGS), Xamã (ORC) e ZAP (Bico de Proa. A Copa Mitsubishi, Copa Suzuki até 2020, chega à 21ª edição em temporadas consecutivas. A competição conta tradicionalmente com quatro etapas anuais. Nestes dois últimos anos, porém, a organização teve de fazer ajustes para que os velejadores competissem em segurança.
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044