C30

Caballo Loco vence Classe C30 por apenas um ponto em Ilhabela

Barco do comandante Mauro Dottori obteve duas vitórias em sete regatas em disputa acirrada contra Loyalty e Kaikias Via Itália

28.09.2020  |  182 visualizações

São Paulo (SP) – Os dois últimos finais de semana de setembro foram repletos de emoção nas sete regatas da Classe C30 pela 2ª Etapa da XX Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que reuniu 30 barcos. Os três primeiros colocados velejaram lado a lado, alternando as vitórias a cada prova. O vencedor da etapa, Caballo Loco ganhou duas regatas, contra três do Loyalty e duas também do Kaikias Via Itália.

Apenas dois pontos separaram os três barcos, incluindo-se um descarte. Foram dez pontos perdidos para o Caballo Loco, seguido por Loyalty, de Porto Alegre, com 11 e Kaikias Via Itália, com 12. A terceira e última etapa da Copa Suzuki será nos dois últimos finais de semana de novembro, paralelamente ao Campeonato Brasileiro da Classe C30, que tem Caballo Loco como líder após a primeira etapa disputada em Florianópolis.

No fim de semana decisivo, foram duas regatas no sábado no meio do Canal de São Sebastião com vento sul fraco e vitórias de Caballo Loco e Kaikias Via Itália. No domingo também seriam mais duas provas, mas após o Loyaty vencer a primeira com sudoeste de 18 nós, o vento apertou, chegando a quase 40 nós, mais de 70 km/h, nas rajadas. A Comissão de Regata (CR) optou pelo cancelamento para que as tripulações pudessem retornar ao Yacht Club Ilhabela em segurança.

“A classe mostrou novamente que é muito boa, muito equilibrada e competitiva. Tivemos mais um fim de semana de belas disputas. E apesar da rivalidade na água, prevaleceu o fair play na terra, com todas as questões tratadas com diplomacia, o que é muito bom para a classe e para a vela”, destacou o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

Disputa aberta até o fim - A tripulação gaúcha do Loyalty contou com reforço do campeão mundial da classe Laser Radial Fábio Pillar, o Cachopa, na função de tático. “As equipes estão evoluindo e a vantagem da C30 é que oferece chances de vitória a todos os barcos, não há favorito. Depois de sete regatas chegamos à condição de que, quem chegasse na frente venceria a etapa se a oitava prova não fosse cancelada por excesso de vento”, analisou Cachopa.

O comandante do Loyalty, Alexandre Leal, também enalteceu o equilíbrio entre os barcos durante as regatas. “Foi excelente retomar a vela em Ilhabela após a quarentena. Além de competir, pudemos rever os amigos. Apesar de ainda sentirmos falta de treinos, conseguimos três primeiros lugares, mas o Mauro (Dottori) teve mais regularidade. Eles mereceram a vitória”, reconheceu Leal.

Antes da terceira e última etapa da Copa Suzuki, a Classe C30 deverá correr o Circuito Rio no feriado de finados na Baía de Guanabara, inclusive com participação da flotilha de Florianópolis: Zeus, Katana Portobello e Le Terrible. As demais classes do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2020 tiveram os seguintes vencedores: Ginga (HPE 25), Rudá (IRC), Zeus (RGS A) e Comanda (RGS C).     

 

Classe C30 na 2ª Etapa da Copa Suzuki (7 regatas e 1 descarte)   

1 – Cabalo Loco – Mauro Dottori: 2+2+1+2+1+2+(3) = 10 pp

2 – Loyalty – Alexandre Leal: 1+(3)+3+1+2+3+1 = 11 pp

3 – Kaikias Via Itália – Eduardo Mangabeira: (3)+1+2+3+3+1+2 = 12 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

 

 

 

  • Vencedor Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Loyalty, de Porto Alegre
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Via Itália
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Flotilha de C30 em Ilhabela
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

23.09.2024

Caiçara KAT Technologies lidera Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) venceu a regata de percurso com rajadas sudoeste de 18 nós (32 km/h) em meio ao Canal de São Sebastião

Entre em contato