São Paulo (SP) – O fim de semana (26 e 27/9) é promissor para a Classe C30 na Copa Suzuki. A 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, primeira após a quarentena, será decidida provavelmente com disputa intensa entre os três primeiros colocados. Depois de quatro regatas no fim de semana de abertura (19 e 20), Caballo Loco lidera a etapa com sete pontos perdidos, seguido por Loyalty (oito pontos) e Kaikias Via Itália (nove pontos).
A tripulação gaúcha do Loyalty, do Veleiros do Sul, foi a única a obter duas vitórias, mas Caballo Loco foi mais regular, enquanto Kaikias Via Itália ganhou a primeira etapa em março. O comandante do Loyalty, Alexandre Leal, elogiou a retomada da vela em Ilhabela. “O mais importante é que o retorno foi planejado com segurança em relação à covid 19. Na água, Ilhabela nos ofereceu, como sempre, vento e mar muito bons”.
O longo tempo sem poder treinar e o fato de as tripulações adversárias serem praticamente nativas de Ilhabela, fazem Leal considerar os outros dois barcos como favoritos. “Estamos conseguindo acompanhar os barcos que têm vencido as competições da Classe C30. Demos trabalho a eles e vamos tentar manter ou melhorar o ritmo no próximo fim de semana. Estão nitidamente preocupados em nos marcar porque estamos evoluindo. A disputa deve ser mais uma vez metro a metro”, prevê o comandante gaúcho.
A previsão do Windguru para o fim de semana em Ilhabela é de vento predominantemente leste, entre 7 e 10 nós, com sol, e temperatura variando de 21 a 29°C. As demais classes da Copa Suzuki têm como líderes, Ginga, com apenas um ponto a menos do que Conquest Ecom na HPE 25, Rudá (IRC), Zeus (RGS A) e Comanda (RGS C). A terceira e última etapa do ano será nos dois últimos finais de semana de novembro.
Classe C30 na 2ª Etapa da Copa Suzuki (4 regatas)
1 – Cabalo Loco – Mauro Dottori: 2+2+1+2 = 7 pp
2 – Loyalty – Alexandre Leal: 1+3+3+1 = 8 pp
3 – Kaikias Via Itália – Eduardo Mangabeira: 3+1+2+3 = 9 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044