São Paulo (SP) - Apesar da paralisação devido à quarentena, a vigésima edição da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, será concluída com mais duas etapas, em dois finais de semana de setembro e mais dois de novembro. Entre os 30 barcos esperados, a competitiva Classe C30 deverá ter quatro tripulações experientes: os líderes do Kaikias Via Itália, Caballo Loco, Caiçara e Loyalty, de Porto Alegre.
No único fim de semana de regatas pelo Circuito Ilhabela neste ano, em março, foram quatro vitórias do atual campeão da Copa Suzuki, Kaikias Via Itália e uma do Loyalty. A etapa de abertura deveria prosseguir no fim de semana posterior, mas foi interrompida pelos protocolos nacionais de segurança diante do coronavírus.
No feriado da Independência, a vela oceânica paulista retomou as regatas no Ubatuba Sailing Festival, com 40 embarcações. Após três dias de duelos acirrados na Classe C30, Kaikias Via Itália superou Caballo Loco apenas nos critérios de desempate. A etapa de 19 e 20, 26 e 27/9 deveria ser a terceira da Copa Suzuki, mas ocupará o espaço da segunda, cancelada em junho, assim como a Semana de Vela de Ilhabela, que seria logo em seguida, em julho.
A retomada será da forma mais segura possível, com todos os protocolos que a fase de quarentena ainda exige. O diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela e comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, espera a emoção de sempre. “Convoco todos os comandantes a levarem suas tripulações a Ilhabela nos dois próximos finais de semana. Ainda haverá restrições em relação à confraternização no clube, mas na água, a festa está garantida”.
Canoa de cerveja responsável - Dottori revela que até o tradicional evento na varanda do clube após as regatas, está planejado com segurança. “Estamos bem preparados para retomar a nossa gostosa farra da vela, com responsabilidade e muita disputa. Inclusive a canoa de cerveja, será oferecida aos velejadores de forma inusitada”. O aviso de regata informa que as cervejas serão distribuídas a todas as tripulações, ainda na água, logo após cruzarem a linha de chegada da última prova do dia.
O comandante do Loyalty, Alexandre Leal, destaca a motivação de retornar às raias de Ilhabela. “A tripulação está ansiosa para voltar a velejar, mas é claro que faltará ritmo. Estamos parados há seis meses. “Tivemos um bom rendimento na abertura do circuito. Os treinos do início do ano deram resultado. Estamos motivados para repetir o desempenho das primeiras regatas”, afirma Leal.
Com a entrada da frente fria, o Windguru prevê vento sul entre 8 e 13 nós com a temperatura máxima caindo de 28°C para 20°C entre sábado e domingo, que será chuvoso. Além da C30, a 2ª Etapa da Copa Suzuki estará aberta às classes IRC, HPE 25, RGS, Clássicos e Bico de Proa. A terceira e última etapa da temporada será nos dois últimos finais de semana de novembro. A Classe C30 correrá paralelamente a segunda e última etapa do Campeonato Brasileiro, iniciado em fevereiro, em Florianópolis.
Classificação da C30 na Copa Suzuki (5 regatas e 1 descarte)
1 – Kaikias Via Itália – Eduardo Mangabeira: 1+1+1+(2)+ 1 = 4 pp
2 – Loyalty – Alexandre Leal: 3+2+2+1+(4) = 8 pp
3 – Cabalo Loco – Mauro Dottori: 2+(3)+3+3+2 = 10 pp
4 – Caiçara – Pablo Lynn: (4)+4+4+4+3 = 15 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044