São Paulo (SP) – A sede de água salgada, acumulada desde meados de março, será saciada pelas tripulações oceânicas neste feriado prolongado da Independência. O tradicional Ubatuba Sailing Festival deverá receber cerca de 35 embarcações com destaque para Caballo Loco e Kaikias Via Itália, líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro da veloz Classe C30.
A disputa entre os dois barcos do litoral norte tem sido acirrada nas últimas temporadas. O Caballo Loco é o atual campeão da Semana de Vela de Ilhabela (2019). A competição deste ano foi cancelada devido à quarentena. Kaikias Via Itália conquistou o inédito título brasileiro e a Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, ambos em 2019.
“O Ubatuba Sailing Festival, como sempre, está muito bem organizado. É tradição do Ubatuba Iate Clube (UIC) receber cordialmente os velejadores. É um clube bem estruturado, despretensioso e nos dá grande prazer em velejar. Neste ano, Caballo Loco (01) e Kaikias Via Itália (03) prometem um duelo sensacional. As duas tripulações conhecem muito bem a raia de Ubatuba”, relata o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.
“Encaro essa disputa como especial. Será um match race de luxo entre dois fortes adversários da Classe C30. A temporada está praticamente começando e poderemos fazer os ajustes de barco e tripulação para as próximas regatas. A previsão é de ventos fracos e rondados, o que deve aumentar o desafio e exigir mais técnica dos tripulantes. O importante é que estamos voltando a velejar e estaremos juntos novamente”, enaltece Dottori.
O rival do Caballo Loco das regatas de Ubatuba, traz um pensamento semelhante ao de Dottori. "Nossa finalidade é de afinar a tripulação para os outros campeonatos que se aproximam. Correremos também contra outros barcos na Classe IRC. No fim de setembro já teremos a terceira etapa da Copa Suzuki e, um pouco depois, a final do Brasileiro. Estou percebendo muitos velejadores animados por voltarem a competir e rever os amigos. O que vale, é a vida retornar, aos poucos, ao normal", afirma o timoneiro do Kaikias Via Itália, Beto de Jesus.
O UIC cumprirá todos os protocolos de segurança em relação ao coronavírus. Além da C30, que medirá junto com a IRC, correrão as classes: RGS, Multicascos e Bico de Proa. A segunda e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro de C30, aberto em fevereiro, em Florianópolis, será disputada simultaneamente à quarta e última etapa da Copa Suzuki, de 26 a 29 de novembro com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI).
Classe C30 no Circuito Santa Catarina (6 regatas e 1 descarte)
(1ª Etapa do Campeonato Brasileiro)
1 - Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+2+1+2+1+(8) = 8 pontos perdidos
2 - Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira): 1+(8)+3+1+2+4 = 11 pp
3 - Loyalty (Alexandre Leal): 3+1+(5)+3+4+3 = 14 pp
4 - Zeus Team (Inácio Vandresen): 4+(8)+2+6+3+1 = 18 pp
5 - Le Terrible (Frederico Didone): (7)+3+7+4+6+2 = 22 pp
6 - Corta Vento (Carlos Augusto de Matos): 6+(8)+6+5+5+5 = 27 pp
7 - Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 5+(8)+4+8+8+8 = 33 pp
Classificação da C30 na Copa Suzuki (5 regatas e 1 descarte)
1 – Kaikias Via Itália – Eduardo Mangabeira: 1+1+1+(2)+ 1 = 4 pp
2 – Loyalty – Alexandre Leal: 3+2+2+1+(4) = 8 pp
3 – Cabalo Loco – Mauro Dottori: 2+(3)+3+3+2 = 10 pp
4 – Caiçara – Pablo Lynn: (4)+4+4+4+3 = 15 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares