São Paulo (SP) – A Copa Suzuki - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - apenas começou e a temporada de 2020 teve de ser subitamente interrompida pela quarentena em meados de março, logo após o primeiro fim de semana de regatas. Ansiosas pelo retorno à raia, as tripulações da Classe C30 já podem planejar as próximas velejadas, depois da abstinência de mar um tanto forçada.
A edição de 2020 da principal competição de oceano do País, a Semana de Vela de Ilhabela, tradicionalmente disputada em julho, está cancelada, ficará para 2021, mas as demais regatas seguirão a pleno vapor. O Ubatuba Sailing Festival retomará a temporada oceânica de 05 a 07 de setembro, com a possibilidade de valer também pela segunda e decisiva etapa do Brasileiro de C30, iniciado em fevereiro em Florianópolis.
O comandante do atual campeão da Semana de Vela, Caballo Loco, e diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela, Mauro Dotori, já tem os planos traçados. “Ajustamos o calendário. Se o governo permitir, a reabertura da vela oceânica no Estado de São Paulo será no feriado da Independência em Ubatuba. Quanto à Copa Suzuki, mantivemos a terceira etapa para o fim setembro e a quarta e última para o fim de novembro, conforme já estavam previstas”, projeta Dottori.
“No retorno às regatas, cumpriremos todos os protocolos. Vamos consultar o pessoal do Sul sobre o Ubatuba Sailing Festival. O Loyalty, de Porto Alegre, já está em Ilhabela. São mais quatro tripulações da C30 em Florianópolis (Zeus, Katana, Corta Vento e Le Terrible). O pessoal estará meio enferrujado. Até os treinos de vela estavam proibidos e a partir de agora devem abrir gradativamente. É certo que o pessoal virá com muita vontade de velejar. A Classe C30 terá muitas coisas boas pela frente”, assegura o comandante Dottori.
Paralisação mundial - Residente na Flórida (EUA), o comandante do Loyalty, do Veleiros do Sul (RS), Alexandre Leal, lamenta as consequências do coronavírus, mas segue com otimismo e esperança. “A pandemia paralisou o esporte e não foi diferente com a vela. A principal questão, porém, está nas vidas perdidas, nos problemas econômicos e financeiros provocados pela quarentena. Foi inesperado. Agora é administrar e superar a situação. O Brasil ainda enfrenta dificuldades, mas aqui em Miami tudo parou também e as atividades estão sendo retomadas pouco a pouco”.
No único fim de semana de regatas pelo Circuito Ilhabela neste ano, foram quatro vitórias do atual campeão da Copa Suzuki, Kaikias Via Itália e uma do Loyalty. “A tripulação está ansiosa para voltar a velejar, mas é claro que faltará treino. Estamos parados há três meses. Tivemos um bom rendimento na abertura do circuito. Os treinos deram resultado.”, lembra Leal.
“Estamos motivados para repetir o desempenho das primeiras regatas do ano. Vamos buscar os ajustes e o entrosamento. Meu plano era correr o Mundial da Classe ORC em Newport (EUA) com alguns tripulantes do Loyalty, mas o evento foi cancelado”, destaca o comandante Leal. A Copa Suzuki teve apenas o primeiro fim de semana da primeira etapa. O segundo fim de semana, assim como a segunda etapa, o Warm Up para a Semana de Vela, foram cancelados.
Classificação da C30 na Copa Suzuki (5 regatas e 1 descarte)
1 – Kaikias Via Itália – Eduardo Mangabeira: 1+1+1+(2)+ 1 = 4 pp
2 – Loyalty – Alexandre Leal: 3+2+2+1+(4) = 8 pp
3 – Cabalo Loco – Mauro Dottori: 2+(3)+3+3+2 = 10 pp
4 – Caiçara – Pablo Lynn: (4)+4+4+4+3 = 15 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
Tripulação do comandante Leal está se preparando para as principais competições de C30 no Brasil e para o circuito europeu da Classe Swan 36
Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS
Com liderança apertada do Relaxa Building, flotilha de C30 corre para definir o vencedor da etapa; apenas três pontos separam os cinco primeiros colocados
Em regatas equilibradas, barco do Yacht Club Ilhabela (YCI) foi o mais regular no primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi, com dois segundos lugares