C30

Classe C30 conhecerá campeão de vela oceânica em Ilhabela

Previsão de vento fraco a médio, com direção variada, deverá levar emoção à raia nas regatas decisivas da Copa Suzuki neste fim de semana

28.11.2019  |  195 visualizações

São Paulo (SP) – A veloz e competitiva Classe C30 definirá o campeão da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – neste fim de semana (30/11 e 1º/12). Após quatro etapas, disputadas desde março, Caballo Loco, Kaikias Maserati e Caiçara brigam de forma mais direta pelo título da acirrada temporada de 2019. Barracuda, eCycle +Realizado e Katana Portobello, de Florianópolis, também elevaram o nível técnico das 23 regatas já disputadas no Canal de São Sebastião.

A quarta e última etapa teve início no fim de semana anterior (23 e 24/11) com duas vitórias do líder Caballo Loco, com dois pontos perdidos. Três barcos vêm a seguir separados por apenas dois pontos: Kaikias, +Realizado e Caiçara somam, cinco, seis e sete pontos, respectivamente. Se a previsão de ventos fracos ou médios e variados for confirmada, as regatas devem se tornar mais técnicas e sem favoritos na Classe C30.    

Os velejadores estão atentos à previsão do tempo para regularem seus barcos de acordo com os ventos. “Com o vento fraco as regatas costumam virar uma loteria, por isso esperamos que o vento apareça para que a Comissão de Regatas (CR) consiga montar uma raia competitiva e a gente tenha um fim de semana proveitoso. Sabemos velejar nessas condições e o barco está pronto para isso”, comentou Ricardo Apud, responsável pelas velas (trimmer) do eCycle +Realizado.

No primeiro fim de semana da etapa decisiva, o vento deu trabalho às tripulações. “No domingo, tivemos uma regata maluca, com forte correnteza no canal e uma torcida de vento gigante, de quase 180 graus. Largamos com sul e chegamos com nordeste. Em meio à confusão, estávamos em segundo, mas chegamos em quarto lugar”, contou Apud.

No dia anterior, porém, o vento ofereceu a velejada considerada ideal. “No sábado, corremos uma regata muito divertida até a Ilha de Toque-Toque, com vento sul entre 15 e 17 nós. Largamos bem, chegamos a ultrapassar o Caballo Loco e liderar um trecho da prova, mas nosso barco estava com regulagem para vento mais fraco. Na perna de volta, atingimos 15 ou 16 nós de balão”, exaltou Apud, que ajudou o eCycle +Realizado a cruzar a linha de chegada na segunda posição.  

Neste fim de semana, a CR deve realizar mais três ou quatro regatas para a Classe C30, conforme o vento. As demais classes da Copa Suzuki têm os seguintes líderes na etapa: Ginga (HPE 25) Rudá IRC, Zeus (RGS) e Vendetta (Clássicos). Em meio às regatas decisivas haverá a tradicional canoa de cerveja, feijoada e show da Banda Tom Cats, no sábado. Após as regatas de domingo será entregue a premiação aos vencedores do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2019 no Yacht Club Ilhabela (YCI).      

 

4ª Etapa Copa Suzuki – duas regatas 

1 - Caballo Loco (01) - Mauro Dottori:  1+1 = 2 pontos perdidos

2 - Kaikias Maserati (03) - Eduardo Mangabeira: 3+2 = 5 pp

3 - eCycle +Realizado (02) José Luis Apud: 2+4 = 6 pp

4 - Caiçara (09) - Pablo Lynn: 4+3 = 7 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

   

  

  • eCycle +Realizdo e Kaikias Maserati
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Líder Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Maseratti
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Tetracampeão Caiçara
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • eCycle +Realizado
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

23.09.2024

Caiçara KAT Technologies lidera Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) venceu a regata de percurso com rajadas sudoeste de 18 nós (32 km/h) em meio ao Canal de São Sebastião

Entre em contato