C30

Caballo Loco vence Classe C30 no Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Com cinco vitórias em sete regatas, barco de Ubatuba dominou a 3ª Etapa da Copa Suzuki, penúltima da temporada 2019; Kaikias Maserati e Caiçara completaram o pódio

23.09.2019  |  174 visualizações

São Paulo (SP) – A tripulação do Caballo Loco soube aproveitar o vento de sul a sueste, com rajadas de 20 nós (35 km/h), para vencer as duas regatas de sábado (21) da Classe C30 no Canal de São Sebastião e conquistar a 3ª Etapa da Copa Suzuki - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Kaikias Maserati e Caiçara completaram o pódio, à frente de eCycle +Realizado e Barracuda. Regatas que seriam disputadas neste domingo de frio e chuva, foram canceladas por falta de vento.

Logo após o título inédito na Semana de Vela de Ilhabela, conquistado em julho, a equipe do Caballo Loco confirmou a boa fase ao vencer cinco das sete regatas da penúltima etapa do ano da Copa Suzuki, apesar do barco novo, depois da troca recente pelo Barracuda. Kaikias Maserati e Caiçara, que até o início da etapa dividiam a liderança do circuito oceânico, obtiveram uma vitória cada.   

“O Caballo largou muito bem na primeira regata de sábado no rumo sul com 20 nós de vento. A tripulação acertou as manobras estratégicas junto ao baixio e assumiu a liderança, demonstrando que está bem entrosada desde a Semana de Vela. Os barcos que estavam mais atrás ficaram se marcando e deixaram a raia limpa para a gente. Chegamos três minutos à frente do segundo (Kaikias)”, enalteceu Mauro Dottori, comandante do Caballo Loco.    

As rajadas mais fortes ao centro do canal colocaram tripulações e equipamentos à prova. “O Caiçara estava bem na primeira regata, mas quebrou a adriça da genoa (cabo que sustenta a vela de proa) e eles perderam rendimento. Na segunda regata, o +Realizado largou na frente, mas em um dos bordos conseguimos a ultrapassagem a sotavento, com dificuldade. Foi uma bela disputa”, destacou Dottori.

O trimmer (responsável pelo ajuste das velas) do eCycle +Realizado, Ricardo Apud, também elogiou a eficiência de sua tripulação na segunda regata. “Foi um dia frio, de vento sul médio para forte e muita correnteza. Erramos muito na primeira prova, mas na segunda, mexemos na mastreação e o barco passou a andar muito. Ficou super veloz. Largamos bem, o que é fundamental em uma classe competitiva como a C30. Atingimos mais de 17 nós de velocidade com a vela balão (vento em popa). Foi bem divertido e muito importante recuperarmos o ritmo de regata”, constatou Apud.

As demais classes tiveram os seguintes vencedores: Conquest ecom (HPE 25), Zeus (RGS), Rudá (IRC) e Brazuca (Clássicos). A 3ª Etapa da Copa Suzuki teve caráter beneficente, com as tripulações doando 200 peças de roupa para o Lar do Ancião de Ilhabela. A quarta e última etapa da temporada de oceano irá de 23 de novembro a 1º de dezembro.    

    

3ª Etapa Copa Suzuki – sete regatas (um descarte)

1 - Caballo Loco (01) - Mauro Dottori:  1 1 1 2 (3) 1 1 = 7 pontos perdidos

2 - Kaikias Maserati (03) - Eduardo Mangabeira: 2 2 (3) 1 2 2 3 = 12 pp

3 – Caiçara (09) - Pablo Lynn: 3 3 2 3 1 3 (4) = 15 pp

4 – eCycle +Realizado (02) José Luis Apud: 4 4 4 4 (6 DNF) 4 2 = 22 pp

5 – Barracuda (05) - Humberto Diniz: 5 5 5 5 (6 DNC) 5 5 = 30 pp

 

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

 

  • Largada da Classe C30
    (Aline Bassi / Balaio de IdeiasDivulgação)

  • Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Maserati
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Caiçara
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • eCycle +Realizado
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Barracuda
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

23.09.2024

Caiçara KAT Technologies lidera Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Barco do Pindá Iate Clube (Ilhabela) venceu a regata de percurso com rajadas sudoeste de 18 nós (32 km/h) em meio ao Canal de São Sebastião

Entre em contato