Brasileiros aceleram no primeiro dia do Europeu de Star na Itália

Scheidt e Maguila lideram o Campeonato Europeu de Star após duas regatas no Lago de Garda; Paul Cayard (EUA) e Arthur Lopes estão em segundo lugar

15.05.2019  |  200 visualizações

Riva del Garda (ITA) – A regata de abertura do Campeonato Europeu da Classe Star – SSL Breeze Grand Slam da Star Sailors League - ofereceu condições extremas às 94 duplas em Riva del Garda, na Itália. Vento sul de 18 nós (35 km/h) e temperatura de 8°C, mas um duelo entre brasileiros esquentou a raia. Os líderes Robert Scheidt e Henry Boening, o Maguila, velejaram sempre lado a lado com Paul Cayard (EUA) e Arthur Lopes, o Tutu, nesta quarta-feira (15).

Scheidt e Maguila ficaram na terceira posição na primeira regata e venceram a segunda, somando quatro pontos perdidos, enquanto Cayard e Tutu obtiveram segundo e terceiro lugares e acumulam cinco pontos. A dupla Kusznierewicz (POL) e Melo (POR) ocupa a terceira colocação com oito pontos. Após dez regatas, as dez duplas mais bem classificadas correm quartas de final, semifinal e final, no domingo. Haverá um descarte para o pior resultado a partir da quarta prova. A dupla Negri (ITA) e Kleen (ALE) venceu a primeira regata, mas queimou a largada da segunda, perdendo 91 pontos.  

“Fomos bem porque escolhemos o lado certo da raia nos momentos decisivos, principalmente nas largadas. Tem muita gente que não foi bem hoje (quarta), mas deverá melhorar. O que importa é manter a média e perder o mínimo de pontos durante a semana para chegar bem às finais, mas será difícil porque a flotilha é grande”, avaliou o proeiro Maguila. Mais duas regatas estão previstas para esta quinta-feira. 

Após superar o frio para entrar na adrenalina das regatas, o também proeiro Tutu elogiou o parceiro Paul Cayard no retorno ao píer do Fraglia Vela Riva. “Entramos para ganhar as regatas porque sabemos que a diferença de pontos entre os primeiros será pequena após a fase de classificação. Andar ao lado do Scheidt e do Maguila é ótima referência. Foram várias ultrapassagens entre nós e eles. A experiência do Paul nos colocou no lugar certo nas duas largadas, que representam 80% do sucesso nas regatas”, considerou Tutu.

Em relação aos demais brasileiros, Bruno Prada ocupa a oitava colocação ao lado de Augie Diaz (EUA). Las Grael e Pedro Trouche estão em 11º, uma posição abaixo da “nota de corte” para as finais. Samuel Gonçalves e Haico de Boer estão em 35º lugar porque ficaram em 68º na primeira regata. Depois se reabilitaram com um oitavo. As largadas estão previstas às 13h local, 8h no fuso de Brasília, com transmissão ao vivo em HD e com gráficos em 3D, em starsailors.com , o site oficial da Star Sailors League.         

 

Classificação após duas regatas:

1 - Scheidt e Boening (BRA): 3+1 = 4 pontos perdidos  

2 - Cayard (EUA) e Lopes (BRA): 2+3 = 5 pp

3 – Kusznierewics (POL) e Melo (POR): 4+4 = 8 pp

4 – Doyle e Infelise (EUA): 9+2 = 11 pp

5 – Loof (SUE) e Fatih (EUA): 11 + 6 = 17 pp

6 – Rohart e Ponsot (FRA): 7+10 = 17 pp

7 – Melleby (NOR) e Revkin (EUA): 6+14 = 20 pp

8 -  Diaz (EUA) e Prada (BRA): 10 + 13 = 23 pp

9 – Zhivotoviskiy e Shnyr (RUS): 18+9 = 27 pp

10 – Razmilovic e Hammersley (GBR): 25+7 = 32 pp

11- Lars Grael e Pedro Trouche (BRA): 15+19 = 34 pp

35 - Boer (HOL) e Gonçalves (BRA): 68+8 = 76 pp 

 

Rachele Vitello - rachele.vitello@starsailors.com
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

 

 

 

  • Duelo brasileiro: Scheidt/Maguila x Tutu
    (Gilles Morelle / SSL)

  • Bruno Prada e Augie Diaz
    (Gilles Morelle / SSL)

  • Decolando no Lago de Garda
    (Gilles Morelle / SSL)

  • Mastro quebrado na rajada de 20 nós
    (Gilles Morelle / SSL)

  • Flotilha em Garda
    (Gilles Morelle / SSL)

Leia também...

07.12.2019

Star Sailors League Finals tem campeões inéditos nas Bahamas

Iain Percy (GBR) e Anders Ekstrom (SUE) venceram a regata decisiva; Bruno Prada ficou em quarto lugar ao lado de Mateusz Kusznierewicz (POL)

06.12.2019

Brasileiros vencem duas regatas e decidem Star Sailors League Finals

Bruno Prada manteve a liderança ao lado de Kusznierewicz, Haddad e Boening também alcançaram vaga entre as dez duplas finalistas

05.12.2019

Brasileiro na ponta da Star Sailors League Finals nas Bahamas

Bruno Prada e o polonês Kusznierewicz assumiram a liderança da fase de classificação após oito regatas em Nassau; nesta sexta (06) serão definidos os dez finalistas

04.12.2019

Bruno Prada assume vice-liderança da SSL Finals em Nassau

Brasileiro está competindo na Star Sailors League nas Bahamas, ao lado do polonês Kusznierewicz; dupla foi campeã mundial neste ano na Sardenha (ITA)

Entre em contato