São Paulo (SP) – Faltam dois dias para a largada do Campeonato Europeu da Classe Star, a primeira edição da SSL Breeze Grand Slam da Star Sailors League (SSL), status que elevará a premiação geral a U$ 100.000,00 (cerca de R$ 400.000,00), além de atribuir 2.500 pontos à dupla campeã no Ranking SSL. Estão inscritas 96 duplas de 23 países e a expectativa do clube anfitrião, Fraglia Vela Riva, é de que 100 barcos alinhem na linha de partida nesta quarta-feira (15) no Lago de Garda, ao norte da Itália.
A vela brasileira conquistou os dois últimos títulos europeus de Star. Em 2017 com Torben Grael e Arthur Lopes, o Tutu, em San Remo, na Itália, e em 2018 com Bruno Prada, ao lado do norte-americano Augie Diaz, em Flensburg, na Alemanha. Neste ano em Garda, o Brasil contará com os talentos de sete campeões: Robert Scheidt, Lars Grael, Bruno Prada, Samuel Gonçalves, Pedro Trouche, Arthur Lopes e Henry Boening.
Pedro Trouche, atual campeão da SSL Finals com Jorge Zarif, terá o privilégio de ser o proeiro de Lars Grael na despedida internacional do medalhista olímpico. “É mais uma experiência incrível e inédita para mim, que nunca havia velejado no Lago de Garda, onde costumam treinar as maiores lendas da vela europeia. O Lars é um timoneiro que está o tempo todo ajudando o proeiro. É um verdadeiro parceiro a bordo”, elogia Trouche.
Apesar de jovem, aos 27 anos o velejador carioca demonstra maturidade nas regatas, a exemplo do que fez na SSL Finals em dezembro, em Nassau. “Sinto pressão por estar velejando ao lado de outro campeão mundial, mas o Lars transmite segurança, é muito detalhista, muito técnico. Está sempre com o barco na mão, ciente do que precisa ser feito”, avalia Trouche.
Parceria inédita - Assim como aconteceu com Zarif em Nassau, nas Bahamas, Trouche nunca disputou campeonatos importantes ao lado de Lars, apenas algumas regatas no Rio de Janeiro. “Será mais um grande aprendizado, velejando ao lado de um ídolo da vela mundial. Vamos definir nossa estratégia após os treinos que antecedem o Europeu, mas o objetivo inicial é a classificação para a regata final (medal race), mantendo-nos entre os dez primeiros, o que não é fácil em uma flotilha de 96 barcos”, considera o campeão da SSL Finals de 2018.
Henry Boening, o Maguila, vice-campeão nas duas últimas edições da SSL Finals com Scheidt, aparece naturalmente entre as duplas favoritas no Europeu. “Velejar com o Robert sempre traz uma expectativa positiva. Ele está na casa dele e possui um conhecimento a mais da raia. Estamos com um barco bom, da SSL, e o vento no Lago de Garda costuma ser forte, o que nos favorece, mas um campeonato com tantos barcos é muito difícil”, relata Maguila, destacando que Scheidt reside em Riva del Garda.
Em relação aos demais proeiros do Brasil, Bruno Prada permanece ao lado de Augie Diaz. Arthur Lopes vai correr com o norte-americano Paul Cayard, campeão da Regata Volta ao Mundo e da Louis Vuitton Cup, enquanto Samuel Gonçalves, tradicional parceiro de Lars Grael, estará ao lado do holandês Haico de Boer. As largadas estão previstas às 13h local, 8h no fuso de Brasília, com transmissão ao vivo em HD e com gráficos em 3D, em starsailors.com , o site oficial da Star Sailors League.
Brasileiros no Europeu de Star
Robert Scheidt e Henry Boening
Lars Grael e Pedro Trouche
Augie Diaz (EUA) e Bruno Prada
Paul Cayard (EUA) e Arthur Lopes
Haico de Boer (HOL) e Samuel Gonçalves
Rachele Vitello - rachele.vitello@starsailors.com
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044