São Paulo (SP) – Chegou a hora da decisão na Copa Suzuki - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A competição que se estende ao longo da temporada chega à quarta e última etapa com a tradicional Regata Volta à Ilha, neste sábado (24/11), em homenagem ao velejador neozelandês Sir Peter Blake, bicampeão da America’s Cup. A Classe C30 tem como líder o Caiçara UV.Line, em busca do tetracampeonato.
A terceira etapa da Copa Suzuki, concluída em setembro, mostrou equilíbrio na C30, apesar da hegemonia do Caiçara UV.Line nos últimos anos. O barco comandado por Marcos de Oliveira Cesar venceu o Kaikias Maserati, de Eduardo Mangabeira, por apenas um ponto, após seis regatas e um descarte. Caballo Loco (Mauro Dotori), eCycle +Realizado (José Luiz Apud) e Barracuda (Humberto Diniz) completam a flotilha da classe em Ilhabela.
Com cerca de 40 milhas (70 km), a Volta à Ilha é uma regata diferenciada em relação às tradicionais barla-sota (entre duas boias) e de médio percurso. Exige cuidados extras da tripulação em relação à manutenção dos equipamentos de bordo e aos provimentos. Pode ser desafiadora sob ventos fortes ou durar muitas horas em caso de calmaria. O recorde pertence ao Montecristo, de Ubatuba, estabelecido em 2014 com 6h05m12. No domingo (25) haverá uma regata mais curta e o campeonato será concluído em 1º e 2 de dezembro.
“A previsão para o fim de semana é de que teremos vento. Vamos esperar que fique mais intenso, o que é fundamental para a Volta à Ilha. Foram quase dois meses de intervalo desde a terceira etapa. Vamos aproveitar a sexta-feira para treinar e desenferrujar. Precisamos estar preparados. Na C30 os adversários são perigosos e de alto nível. Não tem moleza”, resumiu o responsável pela secretaria do Caiçara UV.Line, Carlos Ney Ribeiro.
A Volta à Ilha – Sir Peter Blake chega à 18ª edição. Teve início no ano em que o navegador e ambientalista visitou o Yacht Club Ilhabela com o veleiro Seamaster, barco laboratório no qual desenvolvia a campanha Blake Expeditions, para alertar sobre a contaminação das águas de mares e rios do planeta. Após passar por Ilhabela, subindo a costa brasileira, Blake foi assassinado por piratas no Amapá em dezembro de 2001.
Classificação da C30 após 22 regatas e três descartes
1 – Caiçara UV.Line - Marcos de Oliveira Cesar: 22 pontos perdidos
2 – Caballo Loco - Mauro Dottori: 41 pp
3 – eCycle +Realizado - José Luiz Apud: 51 pp
4 – Kaikias Maserati - Eduardo Mangabeira: 72 pp
5 – Barracuda – Humberto Diniz: 84 pp
Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044