Bond Girl e Dom se aproximam do líder Ginga no Brasileiro de HPE 25

Regatas deste sexta-feira embolaram a classificação do Campeonato Brasileiro da Classe HPE 25, que segue até domingo na Baía de Guanabara

16.11.2018  |  58 visualizações

Rio de Janeiro (RJ) – O líder Ginga, de Ilhabela, conquistou a segunda vitória em quatro regatas no Campeonato Brasileiro da Classe HPE 25 que segue até domingo na Baía de Guanabara na primeira prova desta sexta-feira. Bond Girl e Phoenix, ambos da Flotilha Guarapiranga, chegaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na segunda prova desta sexta-feira, vitória do 14 Bis, do Rio, campeão brasileiro em 2016, seguido por Relaxa, da Guarapiranga, e Alhena, da Marinha do Brasil.

O vento se manteve no quadrante sudoeste, mas rondou de 200° para 225° entre a primeira e a segunda regata, variando de 9 a 14 nós. A primeira prova foi marcada pela tríplice disputa entre Ginga, Bond Girl e Phoenix. Os três chegaram praticamente juntos na primeira boia de contravento e mantiveram a briga equilibrada até a linha de chegada, com vantagem de apenas três segundos do Ginga sobre o Bond Girl.

Na segunda regata prevaleceu o conhecimento da experiência pela tripulação local do 14 Bis, comandada por Victor Demaison. Logos após a largada, a flotilha de 27 barcos (29 inscritos) se dividiu em dois rumos. Alguns optaram por uma navegação mais costeira, junto à Escola Naval e ao Aterro do Flamengo. Outros preferiram seguir mais ao meio da raia, em direção ao Pão de açúcar, em busca da boia de contravento.

O 14 Bis se deu bem na escolha do posicionamento na largada e venceu a regata de ponta a ponta. “Nosso diferencial foi a largada. Conseguimos ver que o vento estava torcendo para a esquerda e optamos pelo rumo certo. Montamos a primeira boia na frente e depois administramos a velocidade do barco nas outras três pernas. Na primeira regata, mesmo sofrendo duas penalidades chegamos em 14º lugar”, relatou Demaison.

Ginga e Phoenix, vencedores das duas regatas no primeiro dia do Brasileiro, chegaram em oitavo e sexto lugares, respectivamente. "Cometemos alguns erros nas pernas de popa da segunda regata. Ficamos em dúvida em relação à tática e caímos em um buraco de vento. Nem sempre tudo sai como a gente planeja. Acontece e vamos em frente", resignou-se o timoneiro do Ginga, Vicente Monteiro.  

A partir da quinta regata, provavelmente neste sábado, será descartado o pior resultado e o Phoenix tem a 30ª colocação da primeira regata a ser eliminada. O barco do timoneiro Eduardo Souza Ramos ocupa a nona posição. O programa de oito regatas prevê mais duas neste sábado e as duas últimas no domingo, sempre a partir das 13h.             

 

Classificação após quatro regatas

1 – Ginga (Breno Chvaicer) – Ilhabela : 1+2+1+8 = 12 pontos perdidos

2 – Bond Girl (Rique Wanderley) – Guarapiranga : 7+5+2+4 = 18 pp

3 – Dom (Pedro Lodovici) – Ilhabela : 4+4+6+5 = 19 pp

4 – Relaxa (Arthur Vasconcellos) – Guarapiranga : 2+14+5+2 = 23 pp  

5 - Tchuri (Hélio Lyra Jr.) – Rio de Janeiro : 11+6+4+13 = 34 PP  

6 - Carioca Fiote (Roberto Martins) - Rio de Janeiro : 10+12+7+7 = 36 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

  • Phoenix, Ginga e 14 Bis
    (José Olímpio / ICRJ)

  • Largada na Baía de Guanabara
    (José Olímpio / ICRJ)

  • Mais uma vitória do Ginga
    (José Olímpio / ICRJ)

  • 14 Bis na linha de chegada
    (José Olímpio / ICRJ)

  • Vela do Espetáculo voa
    (José Olímpio / ICRJ)

Leia também...

21.11.2018

Copa Gil Souza Ramos de HPE 25 será por equipes, de São Paulo, Ilhabela e Rio em 2019

A divisão das três flotilhas em equipes com três barcos levará mais emoção à disputa que oferece como prêmio, um barco "zero km" à tripulação campeã

18.11.2018

Ginga conquista terceiro título brasileiro de HPE 25 no Rio de Janeiro

Tripulação de Ilhabela venceu três das seis regatas disputadas ao longo da semana na Baía de Guanabara; falta de vento impediu provas no domingo

17.11.2018

Ginga se aproxima do terceiro título brasileiro da Classe HPE 25

Barco com tripulação de Ilhabela soma três vitórias em seis regatas e possui seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado Phoenix; regatas finais neste domingo (18)

15.11.2018

Com ventos de 40 km/h, Ginga e Phoenix vencem no Brasileiro de HPE 25

Na regata de abertura as rajadas de sudoeste atingiram 25 nós com vitória do Ginga; o atual campeão, Phoenix, venceu a segunda prova

Entre em contato