C30

Caiçara UV.Line vence Classe C30 em Ilhabela por apenas um ponto

Disputa com o Kaikias Maserati foi intensa nos dois finais de semana da 3ª Etapa da Copa Suzuki de Vela Oceânica

03.09.2018  |  150 visualizações

São Paulo (SP) – Caiçara UV.Line e Kaikias Maserati travaram duelo emocionante ao longo de seis regatas disputadas em dois finais de semana pela 3ª Etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Com três vitórias contra duas do rival, Caiçara UV.Line foi o vencedor da etapa na Classe C30 por apenas um ponto de vantagem: 8 a 9, incluindo-se um descarte.  

O barco eCycle +Realizado obteve uma vitória, mas perdeu a terceira colocação para o Caballo Loco, mais regular após três segundos lugares. No sábado foram duas regatas, com rajadas de sul que chegaram a 18 nós e forte correnteza de 2,5 nós no Canal de São Sebastião. No domingo, o vento sul entrou acima de 15 nós, mas foi diminuindo de intensidade até zerar, o que possibilitou apenas uma regata.

“Vencemos as duas regatas no sábado, sob condição que exigiu muito das tripulações. Domingo, tivemos uma largada muito disputada com todos os barcos tentando ficar à barlavento da linha de partida para seguir o mais rápido possível rumo ao baixio de São Sebastião e fugir da forte correnteza”, contou o comandante do Caiçara UV.Line, Marcos de Oliveira Cesar.

Em regatas com vento e correnteza na direção sul, é comum as tripulações optarem por velejar junto à costa, onde a correnteza costuma ser menos intensa em relação ao meio do canal. “Infelizmente o Caiçara não estava conseguindo acompanhar os concorrentes. Depois da regata descobrimos que havia uma folha de coqueiro presa na nossa quilha, o que nos tirou pelo menos meio nó de velocidade”, relatou Marcos Cesar.

Caprichos do vento - A vitória no domingo ficou com o Kaikias Maserati, seguido por Caballo Loco. Caiçara Uv.Line chegou em terceiro lugar, à frente de eCycle +Realizado. A Comissão de Regatas (CR) chegou a dar a segunda largada, mas o vento acabou logo na primeira perna e a regata teve de ser cancelada pela CR.   

“Foi mais um final de semana duro, com regatas de contraventos longos e pernas de popa muito rápidas. Apesar de a folha de coqueiro nos ter prejudicado no domingo, felizmente mantivemos a liderança na etapa e no campeonato”, comentou o proeiro do Caiçara UV.Line, Gabriel De Capitani.

Nas demais classes em disputa na Copa Suzuki, Ginga venceu na HPE 25, Zeus foi o melhor da etapa na IRC e também na RGS, enquanto H2Orça ganhou na Bico de Proa. O Yacht Club Ilhabela (YCI) receberá a quarta e última etapa de 2018 em 24 e 25 de novembro e 1º e 2 de dezembro, quando serão definidos os campeões da temporada de vela oceânica.   

Classe C30 na 3ª Etapa da Copa Suzuki (6 regatas e 1 descarte)

1 – Caiçara UV.Line - Marcos de Oliveira Cesar: 1+2+(4)+1+1+3 = 8 pontos perdidos

2 – Kaikias Maserati - Eduardo Mangabeira: 2+(4)+1+2+3+1 = 9 pp

3 – Caballo Loco - Mauro Dottori: 3+3+2+(4)+2+2 = 12 pp

4 – eCycle +Realizado - José Luiz Apud: (4)+1+3+3+4+4 = 15 pp 

Calendário 2018 da Classe C30

 
   

24 e 25 de novembro
1º e 2 de dezembro

XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e

XVII Regata Volta à Ilhabela

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

 

 

  • Caballo Loco e Caiçara UV.Line
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Maserati
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Caiçara UV.Line e Kaikias Maserati
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • eCycle +Realizado
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Largada da C30 em Ilhabela
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

27.11.2024

Classe C30 encerra 2024 neste sábado (30) com Regata Volta à Ilhabela - Sir Peter Blake

Desafiadora prova de 50 milhas (90 km) conclui a 24ª Copa Mitsubishi de Vela Oceânica; novidade será o Desfile de Barcos às 10h30 no Pier da Vila, antes da largada

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

Entre em contato